• Carregando...

Gordofobia é mais um dos neologismos saídos da cabeça de gente que vê opressores por todo lado e se diz vítima de tudo e de todos, o tempo inteiro. A turma do "politicamente correto" agora resolveu acusar de intolerância e discriminação quem tecer comentários sobre pessoas com sobrepeso.

Os médicos que se cuidem, com seus eternos alertas sobre os perigos da obesidade. Vai que alguém se sente ofendido e resolve acusar os profissionais de saúde de crime de gordofobia, aproveitando a onda progressista woke que parece estar varrendo a sanidade do planeta?

Do jeito que o Judiciário anda propenso a punir por não-crimes, pode dar cadeia. Pessoas que apenas repassaram informações ou emitiram opiniões têm sido acusadas de uma Xfobia qualquer, tendo suas palavras ou ações equipadas a racismo ou injúria racial, crimes previstos no Código Penal.

Gordofobia X Humor

Humoristas são os alvos da vez. Os patrulheiros da opinião alheia avançam sobre profissionais do standup comedy, alegando que piadas são discriminatórias ou "discurso de ódio".

Cristofobia pode. Fazer chacota de Jesus Cristo é liberdade de expressão, mas ai do humorista que ousar brincar com um gordinho ou associar uma mulher rechonchuca a uma "baleia" ou algo assim.

É grande a chance de algum deputado do PT ou Psol, ou de qualquer outro partido de extrema esquerda, correr para o STF denunciando a violência de crimes imaginários. Jô Soares, Chico Anísio, Trapalhões e tantos outros profissionais que fizeram história no humor brasileiro estariam atrás das grades hoje.

Segunda Opinião

No episódio desta segunda (13) o programa Segunda Opinião encara este debate, com toda a cautela possível para não ser cancelado pelos adeptos do vitimismo e da tirania do pensamento.

Os comentaristas Paula Marisa, Flávio Gordon e Paulo Polzonoff lembram de muitos casos de acusações de intolerância apenas porque alguém emitiu opinião sobre determinado tema polêmico.

Como de costume, o trio puxa também a lembrança de trechos de clássicos da literatura, mostrando que há décadas os autores já anteviam os perigos da imposição de verdades absolutas ou da censura ao debate.

Esta é minha última participação no programa, que estreou em maio de 2022 e teve 46 episódios até aqui. A partir da próxima segunda, o jornalista Renan Ramalho, da editoria República, assume a apresentação do Segunda Opinião, que segue no ar a partir de 20h.

Eu, Cristina Graeml, estarei junto com os comentaristas Jorge Serrão e Marco Antonio Costa, no novo programa diário de análise política da Gazeta do Povo. O programa Sem Rodeios vai ao ar aqui na homepage e no canal do jornal no YouTube, de segunda a sexta, a partir de 14h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]