Mortes por Covid-19: como funciona portal da transparência dos cartórios? Confira na entrevista com Luís Carlos Vendramin Júnior, vice-presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que reúne os donos de cartórios de registro civil, que emitem, entre outros documentos, as certidões de óbito.
A Arpen-Brasil administra um portal da transparência de óbitos por Covid-19, que registrou o pico da pandemia em maio. De lá para cá o gráfico entrou numa queda lenta, mas gradual, o chamado platô.
Luís Vendamin Jr. explica o funcionamento do portal: como é atualizado, por que os casos suspeitos entram no gráfico de mortes por Covid-19 e como isso impacta na redução de registros de óbitos por outras causas, como pneumonia.

Cristina Graeml é jornalista formada pela UFPR (1992). Trabalhou como repórter de TV por 26 anos, fazendo coberturas nacionais e internacionais. Em 2010 fez parte da equipe que ganhou o Prêmio Esso e o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, entre outros, pela série Diários Secretos da Assembleia Legislativa do Paraná. Está na Gazeta do Povo desde 2018. **Os textos da colunista não expressam, necessariamente, a opinião da Gazeta do Povo.




