• Carregando...

Síndrome pós-Covid tem tratamento. O título está correto. Quem afirma é o médico cirurgião geral, Dorival Ricci Jr., entrevistado desta coluna. A questão é: será que médicos e pacientes dispostos a se tratar vão precisar, de novo, enfrentar o exército de patrulheiros da saúde alheia?

>> >> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Será que a poderosa indústria farmacêutica não fará logo uma campanha contra, para tentar vender a "cura" em pílulas infinitamente mais caras? E será que algumas sociedades médicas, cujos congressos em resorts de luxo são patrociandos por fabricantes de medicamentos, não sairão difamando quem ousa tratar seus pacientes com remédios reposicionados?

Enquanto ainda é permitido falar, sem que os negacionistas de tratamento comecem seus habituais ataques e julgamentos precipitados, vale ouvir quem está há dois anos debruçado sobre tudo o que se publica em revistas científicas acerca de Covid, segue estudando e não foge das evidências clínicas.

Dorival Ricci Jr., cirurgião geral em Paraíso do Norte (PR), é um dos milhares de médicos brasileiros que trataram pacientes com sucesso, usando remédios reposicionados. Enfrentou as violentas campanhas contra o tratamento imediato e de difamação, mas seguiu estudando e atendendo quem queria se tratar.

Desde o ano passado recebe levas de novos pacientes no consultório, curados de Covid, mas com queixas de saúde que não existiam antes da doença. Por ter estudado a ação do coronavírus no organismo, sabe identificar a relação com a doença prévia e aplica o que aprendeu, junto com outros médicos, para tratar a síndrome pós-Covid.

Sintomas de síndrome pós-Covid

Graças à autonomia médica, garantida no Brasil durante toda a pandemia, apesar das insistentes campanhas contra o tratamento imediato e da difamação que sofreram, milhares de médicos brasieliros viraram especialistas em Covid e em tratamento de Covid.

São esses que, agora, conseguem identificar sintomas aparentemente dispersos, diagnosticando a síndrome pós-Covid, enquanto muitos outros médicos dizem que formigamentos constantes, dores de cabeça recorrentes, zumbidos no ouvido são coisas "da cabeça" do paciente e encaminham para psicólogo ou psiquiatra.

Os sintomas da síndrome pós-Covid vão desde cansaço, insônia, dores articulatórias e queda de cabelo até disfunção sexual e depressão. Muitos pacientes reclamam também de infecções recorrentes.

Quem teve varicela na infância pode, de repente, desenvolver herpes zoster, doença viral causada pelo mesmo vírus da varciela e caracterizada por erupções cutâneas dolorosas com bolhas e que afeta uma área de pele reduzida. Outros, que em algum momento da vida tiveram herpes, passam a ter feridas de repetição, mesmo quando medicados com remédios que antes curavam a doença.

Já há pesquisas associando 50 sintomas à chamada Covid longa. Segundo estudo publicado recentemente pela Fiocruz, metade das pessoas que tiveram Covid (50,2%) apresentam, semanas após superar a doença, um ou mais sintomas antes inexistentes.

O quadro de saúde alterado pode durar até 15 meses, conforme já demonstrado também em estudos, que você pode conferir no vídeo da entrevista, clicando no play da imagem que ilustra esta página. Imagine ficar mais de um ano sem dormir direito ou com cansaço extremo e sem o diagnóstico correto, sendo chamado de louco!

Tratamento

O tratamento, que vem sendo aplicado com sucesso por médicos de todo o Brasil, varia conforme a situação de saúde e os sintomas. Nesse aspecto é diferente do tratamento imediato para Covid, que tinha poucas variações, porque o objetivo dos remédios era, além de curar dor de garganta, tosse ou congetionamento nasal, impedir a replicação viral e o ataque do coronavírus às células.

Agora há, como antes, vitaminas para melhorar a imunidade, mas também dieta e remédios específicos prescritos para o paciente, dependendo do estado de saúde e da quantidade de sintomas. O médico, entrevistado da coluna esta semana, conta que chegou a atender um homem com 23 sintomas de síndrome pós-Covid.

Durante a pandemia ele atendeu e tratou mais de dois mil pacientes. Agora já acumula centenas de outros casos de tratamento de síndrome pós-Covid, com excelente melhora no quadro de saúde. Para saber mais sobre os médicos que se especializaram em Covid longa clique aqui.

E não deixe de assistir à entrevista para entender, de forma didática, como o coronavírus ataca nosso sistema imunológico, provocando processos infecciosos; qual a possível relação da proteína spike e da tecnologia do RNAm das vacinas com a síndrome pós-Covid e sobre como tratar os sintomas e recuperar a saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]