i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Crônicas de um Estado laico

Foto de perfil de Crônicas de um Estado laico
Ver perfil

O escárnio em vez da solidariedade – o que não aprendemos com Felipe Neto

  • Thiago Rafael VieiraPor Thiago Rafael Vieirae
  • Jean Marques ReginaPor Jean Marques Regina
  • 12/04/2020 13:36
angela gandra
Angela Gandra, Secretaria da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.| Foto: Willian Meira

Há pouco mais de três meses celebrávamos a entrada de um novo ano, fazíamos votos de paz, solidariedade e, claro, dinheiro no bolso. Mas o inesperado aconteceu e o ano de 2020 já apontou, em janeiro, com desconfiança de um novo vírus que parecia se limitar à China, mas que rapidamente se alastrou por todo o globo. Hoje, vivemos uma crise mundial com milhares de vítimas e um clima total de incertezas.

Os votos de ano novo nunca foram tão importantes. Verdadeiramente vamos precisar de muita serenidade e solidariedade para enfrentarmos o coronavírus e sairmos vitoriosos. A união de todos os membros da comunidade política é fundamental: associações, empresas, famílias, organizações religiosas, Estado, enfim, todos. Todavia, alguns “protagonistas” da comunidade, destacados como “influencers”, em vez de agenciar a serenidade e a solidariedade, promovem o caos e o ódio. Nesta toada, segue a nota de repúdio abaixo do Instituto Brasileiro de Direito e Religião, o qual temos a honra de integrar.

Nota de Repúdio à postagem no Twitter realizada pelo sr. Felipe Neto em 10/4/2020, a respeito de sua conselheira, dra. Ângela Gandra Martins

O Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR), por meio de seu Conselho Deliberativo, vem a público manifestar o seu total repúdio à postagem no Twitter realizada pelo dr. Felipe Neto no dia 10 de abril de 2020, a respeito de sua conselheira e primeira vice-presidente licenciada, dra. Ângela Vidal Gandra da Silva Martins.

Na postagem aludida, o sr. Neto justapôs duas postagens da dra. Ângela, publicadas independentemente, em datas diversas e sem conexão entre si: a primeira, constante de um texto de um “thread” ou “fio” sobre a abertura do governo federal e suas agências ao diálogo, acompanhado de uma imagem da dra. Ângela com uma bandeira brasileira diante da sede da Fiesp, em São Paulo, cujo prédio representava, por meio de suas luzes decorativas, a bandeira do Brasil; a segunda, uma notícia sobre a sua internação com Covid-19 e uma solicitação de orações aos amigos.

Embora o sr. Neto não o tenha dito explicitamente, limitando-a afirmar que os posts eram verdadeiros (“É real, eu mesmo tirei os prints.”), a justaposição sugeriu a muitos que a dra. Ângela, na condição de titular da Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, havia se comportado de forma irresponsável ao participar de manifestações de rua após a chegada da pandemia do novo coronavírus ao Brasil, tendo por essa hipotética participação contraído a doença. No entanto, nada na imagem publicada indica que a dra. Ângela participou de manifestações recentes – pelo contrário, a bandeira do Brasil estampada na sede da Fiesp remonta às manifestações realizadas no ano de 2018 em todo o Brasil.

Como resultado dessa postagem, os perfis da conselheira e primeira vice-presidente do IBDR em algumas redes sociais foram invadidos por pessoas fazendo piadas com a sua condição, demonstrando completa insensibilidade, desumanidade e falta de educação.

O sr. Felipe Neto procurou aproveitar-se do clima de tensão e polarização política reinante no Brasil para gerar apoio entre seus seguidores, por meio de uma sugestão velada que, interpretada à luz do contexto atual, constituiu-se como uma ofensa e menosprezo à pessoa alvejada por seu post.

Desta feita, tripudiou, de forma injusta e desnecessária, da condição de enfermidade pela qual passam e padecem milhares de outros brasileiros e suas famílias, em especial de uma pessoa cuja trajetória, serviços à sociedade e generosidade a tornam um valioso patrimônio do povo brasileiro. A dra. Ângela Vidal Gandra da Silva Martins tem uma caminhada vitoriosa de estudos e pesquisas na área da Filosofia do Direito, na qual tem atuado como pesquisadora, professora e gestora acadêmica, a trazer benefícios a milhares de estudantes e pesquisadores, por meio de sua competência, habilidade de gestão e acuidade intelectual.

"Felipe Neto tripudiou, de forma injusta e desnecessária, da condição de enfermidade pela qual passam e padecem milhares de outros brasileiros e suas famílias"

Além disso, tendo sido convidada para participar do governo na condição de titular da Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ela tem desenvolvido diversos projetos focados na projeção social e econômica da família, no equilíbrio família-trabalho e no cultivo da solidariedade intergeracional, tais como o “selo da empresa amiga da família”; a instauração do desafio “detox digital Brasil”; diversos seminários voltados à promoção da família; e campanhas de adoção, dentre muitas outras ações.

Desta forma, a conduta do sr. Felipe Neto, nos posts referidos, é totalmente reprovável e imprudente. Vivemos em meio a uma pandemia internacional, que tem ceifado milhares de vidas em todo o mundo; não sabemos qual futuro nos espera, quer seja pelas mortes diretas ocasionadas pela Covid-19, quer seja pela crise econômica que virá e, neste cenário, o referido “influencer” digital, em vez de promover valores de solidariedade e amor ao próximo, promove o ódio e o escárnio.

Diante disto, o Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR) se solidariza com a dra. Ângela Vidal, com a certeza de sua franca recuperação, para em breve retornar ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 por meio de ações e projetos desenvolvidos na Secretaria Nacional da Família, reverberando os valores da cidadania, dignidade humana, solidariedade e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, em busca do bem comum de todos os brasileiros, sem distinções de gênero, idade, credo, etnia, posição social e ideologia política.

São Paulo, 12 de abril de 2020.

Rev. Dr. Davi Charles Gomes
Presidente do Conselho Deliberativo
Dr. Thiago Rafael Vieira
Presidente

22 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 22 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Emiliano augusto bastos coutinho

    ± 0 minutos

    Incompreensível de fato .. dar importãncia a este rapaz .. mídia da globo no meio claro !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • W

      Willy Rossi Dierkes

      ± 124 dias

      Esse Cidadão é mais um desses lixos de redes sociais que em qualquer debate razoável seriam ridicularizados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        JORGEHF

        ± 124 dias

        Felipe deve ser petista, pois a canalha é própria dos petistas

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • G

          Gabriel Leite

          ± 124 dias

          É por isso que eu sempre digo: podemos às vezes discordar do jeito tosco de ser do Bolsonaro, mas o modus operandis do outro lado não é só tosco, é também vil, cheio de mágoas e de ódio. Uma tristeza.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Leonardo

            ± 125 dias

            O triste é falarmos de um nada (pois é o que Felipe Neto é) que usa sua pseudo-fama para atacar uma profissional cujo trabalho é melhorar a vida das famílias. Fico curioso sobre as razões que fazem alguém seguir um sujeito desses, que já provou reiteradas vezes que sua caixa craniana carece de massa encefálica.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Pedra

              ± 125 dias

              Que Deus abençoe a Dra Ângela e lhe conceda uma rápida recuperação é o que desejo só fundo de meu coração. Assim como nunca concordei quando tripudiaram com a família do Lula.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Fábio

                ± 125 dias

                Felipe Neto não merece ser citado no Gazeta .... ele é verdadeiro ****** ....

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Myrian Elizabeth Dauer

                  ± 125 dias

                  Esse sujeito vive de likes e menções. O que mais dói nele é a indiferença. A hora q ngm mais falar dele estará acabado. Portanto, não falemos nele.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Cecy Pinto de Oliveira

                    ± 125 dias

                    A vida vai trazer de volta a ele, todo o mal que tem disseminado!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Claudia Galiberne Ferreira

                      ± 125 dias

                      A pandemia tem revelado a verdadeira face de muitos. Minha solidariedade e respeito à Dra. Ângela.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • W

                        Williams

                        ± 125 dias

                        O que esperar desse indivíduo que se alimenta de likes.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Anna

                          ± 125 dias

                          Processa o canalha!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • Z

                            Zyss

                            ± 125 dias

                            Desculpe, mas a pessoa precisa responder altura e não ficar nesse chororô.... Deixar um moleque te derrubar assim é deprimente.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • Z

                              Zyss

                              ± 125 dias

                              Desculpe, mas a pessoa precisa responder altura e não ficar nesse chororô.... Deixar um moleque te derrubar assim é deprimente.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Cético

                                ± 125 dias

                                Minha total solidariedade e sinceros votos de pleno restabelecimento a Dra Angela.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Edigevaldo Santos Silva

                                  ± 125 dias

                                  Repúdio ao canalha FN.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Lucas Menezes

                                    ± 125 dias

                                    Esse filipi não merece nem uma matéria.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • W

                                      waldir rodrigues de morais

                                      ± 125 dias

                                      Minha solidariedade a Dr.Angela, que não conheço, mas pelas pessoas que a atacam tenho certeza que é honesta e batalhadora

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        Eduard Fontcuberta

                                        ± 125 dias

                                        Quem é esse Felipe Neto?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          Eduardo Pekush

                                          ± 125 dias

                                          E quais medidas serão ou já foram tomadas no âmbito judicial? Essa geração Instagram/Twitter acha que a internet é terra sem lei. Porém, o pior não é nem isso, mas sim a crítica sobre a "indústria do dano moral". Ora, se o sujeito ofende ou causa qualquer dano, obviamente que tem que indenizar. Essas indenizações pífias do Poder Judiciário têm que acabar, pois, quando começar a doer no bolso, sobrarão apenas os súditos da lei.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            Daniel B.

                                            ± 125 dias

                                            Esse é o padrão do sujeito. O estranho seria algo sensato

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Marco Polo

                                              ± 125 dias

                                              Não se pode esperar de alguém algo que ele não possua, nem tampouco daqueles que dividem essa condição com esse alguém! É perda de tempo e de energia!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              Fim dos comentários.