Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Danilo de Almeida Martins

Danilo de Almeida Martins

Fé que transforma

Quarenta dias, um frade, uma obra e inúmeras vidas salvas

Na Quaresma de 2024, inspirados por Frei Gilson, fiéis transformaram oração e doação em acolhimento concreto, ampliando a Associação Virgem de Guadalupe e salvando vidas. (Foto: Reprodução/YouTube/Frei Gilson)

Ouça este conteúdo

No quadragésimo texto de nossa coluna, vamos falar da Quaresma, um período litúrgico que precede a Páscoa Cristã e é celebrado não apenas na Igreja Católica, mas também na Igreja Ortodoxa. Aliás, em sua maioria, anglicanos, luteranos, presbiterianos e metodistas também valorizam esse momento de reflexão e preparação, guardando esse tempo especial de quarenta dias com certa variação na observância das práticas, conforme a ênfase teológica de cada congregação ou denominação.

De qualquer modo, trata-se da preparação da comunidade de fiéis para a celebração da Festa Pascal, ápice da vida cristã, na qual se comemora a ressurreição e a vitória de Cristo sobre a morte.

Nesse itinerário que conduz ao Tríduo Pascal, os cristãos são interpelados a viver de forma mais intensa a conversão por meio dos pilares da oração, do jejum e da esmola. A oração serve ao reordenamento de nossa relação com Deus; o jejum existe para recompor nossa relação conosco mesmos; e a esmola refere-se à nossa relação com o próximo. Ao aprimorá-los de forma genuína, recolocamos Deus no centro de nossas vidas, afastando as distrações e inquietações do cotidiano.

Desses três pilares quaresmais, interessa-nos hoje falar da esmola, forma de caridade que deve nortear nossa relação com os semelhantes.

Por guardar a característica de ser espontânea e desinteressada, na maioria das vezes não enxergamos a conversão de nossa esmola em algo material, visível aos nossos olhos. De fato, quando auxiliamos uma pessoa ou instituição, dificilmente conseguimos ver o resultado de nossa oferta, porque o intento de quem a oferece não é motivado por obrigações sociais ou exibicionismo, mas pelo desejo sincero de ajudar quem necessita, sem esperar recompensa ou receber algo em troca.

Entretanto, na coluna desta semana, julgamos importante revelar o resultado concreto de um ato de generosidade praticado por inúmeras pessoas durante a Quaresma de 2024. Trata-se da campanha realizada por Frei Gilson durante as madrugadas de oração do Rosário, quando ele pediu donativos destinados à ampliação das instalações físicas da sede da Associação Virgem de Guadalupe.

A ampliação da sede da Associação Virgem de Guadalupe é o fruto concreto da generosidade de milhares, inspirados por Frei Gilson. (Foto: Drica Adamo/Associação Virgem de Guadalupe)

Recentemente, tivemos a graça de ir a São José dos Campos e visitar essa instituição, que transforma histórias de mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo-lhes um espaço de amor, cuidado e esperança. Ali, presta-se assistência não apenas a seus bebês, mas também são oferecidos cursos profissionalizantes e outras oportunidades de formação às mães que chegam desamparadas.

A estrutura foi ampliada de 8 para 18 quartos, com novas acomodações que trazem a devida dignidade àquelas que vivem o momento mais importante e sensível de suas existências, quando carregam dentro de si a esperança e os sonhos na vida de seus filhos, os quais, sem o trabalho da Associação Guadalupe, estariam em grande risco.

Da Quaresma de 2024 nasceram novos quartos, nova dignidade e nova esperança para mães e bebês. (Foto: Drica Adamo/Associação Virgem de Guadalupe)

Tal como nas diversas casas pró-vida espalhadas pelo Brasil, na Associação Guadalupe o amor e a esperança reinam por meio do comprometimento gratuito de voluntários que se doam à causa primeira: salvar vidas.

Se, nos primórdios de sua história, a Associação Virgem de Guadalupe contou com um aporte milionário de um único doador, que insiste em manter seu nome no anonimato, a atual ampliação recém-realizada (e em vias de ser inaugurada) é fruto da doação de milhares de pessoas — também anônimas.

Inspirados por Frei Gilson, esses benfeitores incógnitos agora podem verificar o resultado palpável da fidelidade de suas ofertas. De forma concreta, seus atos de caridade da Quaresma de 2024 transformaram-se em uma bela obra, cujos frutos se expressam no brilho do olhar de cada vida salva pela Associação Virgem de Guadalupe.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.