• Carregando...
Funcionários da Petrobras, contrários ao projeto de lei, acompanharam a votação nas galerias. Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados
Funcionários da Petrobras, contrários ao projeto de lei, acompanharam a votação nas galerias. Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados| Foto:
Funcionários da Petrobras, contrários ao projeto de lei, acompanharam a votação nas galerias. Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados

Funcionários da Petrobras, contrários ao projeto de lei, acompanharam a votação nas galerias da Câmara dos Deputados. Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados

O texto principal do polêmico projeto de lei 4567/2016, que retira a obrigatoriedade de participação da Petrobras na operação de todos os blocos de exploração do pré-sal, foi aprovado por volta das 21 horas de hoje (05) com o apoio de 292 deputados federais, durante uma sessão tumultuada. Outros 101 parlamentares votaram contra a proposta. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que conduziu a votação, registrou abstenção.

Contra a proposta, a bancada do PT argumenta, principalmente, que a mudança nas regras do regime de partilha representa a venda de uma importante e estratégica riqueza nacional para o capital estrangeiro. Já o Planalto e partidos políticos aliados sustentam que a Petrobras está endividada, sem condições de investir nos blocos de pré-sal, e que as atuais regras engessam a empresa.

Embora o texto principal tenha sido aprovado, outros sete destaques ao projeto de lei ainda serão votados na próxima semana.

VOTAÇÃO E AUSENTES

Dos 30 integrantes da bancada do Paraná, os deputados federais João Arruda (PMDB) e Marcelo Belinati (PP), desobedecendo a orientação dos seus próprios líderes, votaram contra o projeto de lei, junto com Assis do Couto (PDT) e Enio Verri (PT). Não é a primeira vez que João Arruda e Marcelo Belinati adotam posições “independentes” em matérias importantes para o governo federal.

A favor da matéria, na bancada do Paraná, votaram Alex Canziani (PTB), Alfredo Kaefer (PSL), Diego Garcia (PHS), Evandro Roman (PSD), Fernando Francischini (SD), Hermes Parcianello (PMDB), Leopoldo Meyer (PSB), Luciano Ducci (PSB), Luiz Carlos Hauly (PSDB), Luiz Nishimori (PR), Nelson Meurer (PP), Osmar Serraglio (PMDB), Paulo Martins (PSDB), Rubens Bueno (PPS), Sandro Alex (PSD) e Sergio Souza (PMDB).

Outros dez integrantes da bancada do Paraná estavam ausentes e não participaram da votação: Aliel Machado (REDE), Christiane Yared (PR), Dilceu Sperafico (PP), Edmar Arruda (PSD), Giacobo (PR), Leandre (PV), Nelson Padovani (PSDB), Takayama (PSC), Toninho Wandscheer (PROS) e Zeca Dirceu (PT).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]