i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

De olho no Leão

Foto de perfil de De olho no Leão
Ver perfil

Um minuto de sua atenção

  • PorJosé Alexandre Saraiva
  • 16/12/2017 04:03

O contribuinte que pretende fazer doações a instituições integrantes dos conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, existentes nas esferas municipal, estadual distrital e nacional, têm prazo até o próximo dia 29 para formalizar a nobre e elevada iniciativa, que é incentivada pela legislação do Imposto de Renda (IR)
Como o cálculo do incentivo leva em consideração o IR devido, apurado na declaração anual, no caso de doadores com IR a restituir, o valor da restituição virá com acréscimo, que é proporcional ao montante da doação. Em se tratando de contribuinte com IR a pagar, o abatimento será calculado igualmente levando-se em consideração o valor doado.
As pessoas jurídicas também podem beneficiar-se do incentivo, deduzindo do lucro real um percentual específico, como o caso.
Em se tratando de pessoas físicas, as doações aos mencionados fundos dão direito a uma de dedução de até 6% do IR devido apurado na declaração de ajuste anual.
A legislação permite também deduções relacionadas às doações feitas até o último dia da entrega da declaração de rendimentos, mas, nesse caso, reduzindo para 3% o percentual do favor fiscal.
Pequeno Príncipe
O tradicional hospital infantil Pequeno Príncipe, sediado em Curitiba, tem divulgado na mídia o passo a passo a ser seguido pelos doadores. Além de apontar o papel histórico do Pequeno Príncipe na comunidade, o documento destaca que o ingresso de recursos oriundos de renúncia fiscal, compreendendo a doação incentivada pelo Imposto de Renda, permite que a entidade “amplie sua capacidade de investimento para oferecer atendimento humanizado e com excelência técnico-científica a crianças e adolescentes de todo o Brasil”.
Graças a tais recursos, a instituição pôde realizar importantes transformações nos últimos anos, entre elas: equipamentos para novos andares, revitalização de diferentes áreas de atendimento e emergência, modernização e aquisição de novos equipamentos, medicamentos e insumos de alto custo, fortalecimento e ampliação da presença familiar, com o apoio de diversos setores e formação de residentes em pediatria.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.