Design filosófico

O poder transformador do design; um manifesto à comunidade criativa

21/07/2023 15:38
Thumbnail
Nós, designers, podemos mudar o mundo. Como designers, somos membros de uma comunidade criativa e visionária que possui uma ferramenta poderosa nas mãos: o design.
O mundo ao nosso redor é permeado pelo design, desde os objetos que usamos diariamente até os espaços em que vivemos e trabalhamos. Temos o poder de moldar e transformar esse mundo através de nossas criações. Acredito profundamente que o design é a ferramenta da qual o mundo precisa e quero compartilhar com vocês o motivo pelo qual acredito nisso.
Tenho como livro de cabeceira o “Design for the real world”, escrito por Victor Papanek, um pensador influente na área do design nos anos 1970. O designer/pensador afirmava que o design pode ser a melhor ou a pior ferramenta que existe. A pior se for apenas uma ferramenta para gerar consumo, a melhor se impactar positivamente a vida das pessoas.
Essa frase poderosa nos faz refletir sobre a responsabilidade que temos como designers. Cada escolha que fazemos, cada detalhe que acrescentamos ou omitimos em nossos projetos tem o potencial de impactar a vida das pessoas. E é nesse contexto que surge a importância de trazer um significado mais profundo ao que criamos.
Design não se trata apenas de estética ou funcionalidade. É sobre dar às coisas um propósito e gerar uma conexão emocional com as pessoas. Quando projetamos com esse objetivo em mente, podemos criar produtos, serviços e espaços que tocam o coração e a mente das pessoas e que, como consequência, trazem melhoria em suas vidas e geram um impacto social positivo. O bom design vai além de atender às demandas de uma marca ou empresa, ele questiona, provoca e estimula pensamentos críticos.
Nós, designers, temos o poder de desafiar o status quo, de questionar as normas estabelecidas e de oferecer novas perspectivas. Podemos utilizar o design como uma forma de expressão e protesto, como uma voz para as questões que acreditamos serem importantes. Não estamos limitados a sermos meros solucionadores de problemas comerciais (e gerarmos lucro). Podemos ser agentes de mudança e promotores de uma sociedade mais justa e sustentável.
O design é uma ferramenta que pode ser aplicada em todas as áreas da vida. Não está restrito apenas ao campo dos produtos ou da comunicação visual. O design abrange a arquitetura, o urbanismo, a moda, a educação, a saúde e tantos outros campos. Pode ser utilizado para melhorar a experiência de um paciente em um hospital, para repensar e redesenhar o espaço urbano de uma cidade, para criar soluções inovadoras para a educação.
O design está em toda parte e é uma ferramenta poderosa para abordar os desafios e oportunidades que enfrentamos como sociedade. No entanto, com grande poder vem grande responsabilidade. À medida que exploramos o potencial transformador do design, é fundamental lembrar que nossas escolhas e ações têm consequências. Devemos buscar a ética em nossos processos, considerar o impacto ambiental de nossos projetos, promover a inclusão e a diversidade.
O design é uma disciplina que exige uma abordagem holística, que considera o contexto social, cultural e ambiental em que atuamos. Portanto, convido todos os designers a refletirem sobre o poder que possuímos e a usarem essa ferramenta, como aquilo que dá sentido não apenas aos objetos ou espaços por elas criados, mas que molda o mundo que desejamos.