

Hitler: o pior de todos, sem sombra de dúvida.
Continuando a inglória tarefa de fazer uma lista com as pessoas que mais mudaram a história do século 20, chegamos a um ponto curioso. Quem foram os ditadores mais importantes do século que passou?
Por ditadores, antes de mais nada, quero dizer: pessoas que ocuparam postos de comando de um Estado e que, ou chegaram pelo poder à força, ou foram eleitas e comandaram pela força, deixando a legalidade e o Estado de Direito de lado.
Explico isso porque, na minha lista, alguns que ainda passam por heróis da esquerda são, sim, ditadores. Por exemplo, Lênin. Afinal, o próprio Marx havia previsto que só se chegaria ao comunismo por meio de uma ditadura.
E Lênin, sim, é um dos nomes mais importantes do século. Muito especialmente por ter tornado realidade, pela primeira vez, um regime socialista inspirado em Marx. E por ter criado uma teoria que correspondesse (há dúvidas sobre isso) a uma prática marxista.
Mas acho que mais importante do que ele, na antiga URSS, ainda é Stálin. Porque Lênin, no final das contas, ficou pouco tempo no poder. Cinco anos. Já Stálin permaneceu por mais de três décadas. E comandou a ascensão da União Soviética, de um país rural secundário a uma potência militar e econômica que governou meio mundo, literalmente.
Até em termos de maldades Stálin era superior. Seus pogroms e gulags viraram sinônimo de violência política de nossa era.
Mao Tsé Tung vai pelo mesmo caminho. Tem a importância “teórica” de um Lênin e o fato de ter comandado um país gigante por mais de duas décadas. Além de implantar o comunismo (ou algo que o valha) num país que logo chegaria a um bilhão de pessoas, fez a “revolução cultural”, uma barbaridade que causou morticínio e retrocesso cultural – e ainda inspirou exemplos parecidos, como no Cambodja.
Do outro lado, temos, imbatível, Adolf Hitler. O pior dos tiranos foi o carrasco não só dos seis milhões de judeus que morreram no Holocausto. Vitimou outros milhões ao iniciar uma guerra absurda movida pelo expansionismo e pelo ressentimento alemães.
Marcou o mundo com a ideia do genocídio. Fez do totalitarismo um medo global. Violentou a humanidade. Tudo o que se disser dele, será pouco. Provavelmente, o pior homem que passou pela Terra em todo o século. Sua importância se dá até mesmo pelo fato de ter redesenhado a geografia do planeta com a guerra que criou.
Perto dele, seu rival, Benito Mussolini, é um pateta. Embora fosse tão autoritário e cruel quanto Hitler, sua incompetência manteve os danos que causou ao mundo num limite bem menor.
A direita também produziu outros ditadores terríveis, como Franco, Salazar, Pinochet e tantos outros. Mas todos ficam num segundo plano no mundo da maldade.



