• Carregando...
Missão desfralde — o sucesso sem lágrimas
| Foto:

Agora é oficial: José Fernando saiu das fraldas! Sem choro, sem lágrimas, sem xixi no sofá. Foi tudo lindo. Ok, demorou. José está com 3 anos e 7 meses e só agora ele passa o dia — e as noites — sem as ditas. Mas se esse foi o tempo que ele e eu — porque deixar a criança de fraldas também é muito cômodo para os pais — precisamos para passar essa etapa da vida sem estresse, qual o problema?

Para quem está desesperado pelo desfralde, 4 dicas que foram preciosas lá em casa:

1. Respeite o tempo da sua criança e aceita as ajudas externas. No meu caso, foi muito importante a escola onde o José passa boa parte do dia. Foi lá que ele começou a passar o dia sem as ditas e foi a professora quem me alertou: está na hora de deixar o José sem fralda em casa também.

Nos primeiros dias, era uma tensão. Um medo danado de que o José fizesse xixi no sofá novo ou no meio do passeio pelo parque. Tivemos alguns acidentes, como o dia em que ele não se aguentou e molhou a cadeirinha do carro e no outro que ele esqueceu que estava sem fralda e o colchão teve de ir para o sol.

2. Mantenha a calma e nada de brigar. A criança não faz xixi ou cocô na calça por mal. Ela está aprendendo a se controlar. Lembre-se como é difícil acertar quando estamos aprendendo algo novo. Para ela é igual. Então, a ajude nesse momento e enfrente os escapes como acidentes — sem gritos, sem bronca, sem castigo.

 

3. Não perca a chance de reforçar para ele: se quiser fazer xixi ou cocô, tem que pedir. Lá em casa esse foi um mantra entoado por muitos dias. E, vez ou outra, temos de repetir para relembrar o José.

4. Se tudo ficar muito difícil para vocês, volte uma casa.  Tem gente que diz o seguinte: uma vez retirada a fralda, não se deve retornar. Eu penso diferente. Afinal, algumas vezes podemos nos equivocar e só perceber o erro no meio do caminho. E continuar a insistir no erro não é a melhor saída. Então, se perceber que o seu filho não está pronto, volte a recorrer à fralda até sentir que o momento certo chegou.

E quando é o momento certo? Esta reportagem aqui tem algumas dicas para identificar os sinais que a criança dá quando está pronta para o desfralde.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]