Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Nada de catapora


José Fernando tomou a primeira vacina dele na rede particular ontem. O pediatra pediu para dar a vacina contra varicela – ou catapora –, que não está disponível na rede pública. O preço foi um pouco salgado (R$ 135,00 na clínica em que levamos o José), mas só em lembrar de quando eu tive varicela, passo a achar até barato. Aliás, estamos no período em que costuma aumentar o número de casos de catapora. Então, acho que vale perguntar ao pediatra do seu filho se está na hora de imunizar o pequeno contra a doeça.

Sobre a vacina, de acordo com a enfermeira que fez a aplicação, é preciso fazer um reforço lá pelos quatro anos para que a criança fique 100% imunizada. A informação do médico e da enfermeira foi de que a vacina não costuma dar reação, mas hoje o José teve uma febre levinha, que cedeu com o antitérmico. Como ele está um pouco resfriado, pode realmente não ter relação. Mas isso, só o tempo para responder.

A próxima vacina que o José tomará que não faz parte do calendário oficial é contra a Hepatite A. Provavelmente, no mês que vem, quando o José faz 18 meses. A segunda dose deverá ser dada aos 2 anos. Na minha rápida consulta ao Dr. Google, fiquei sabendo que essa vacina provoca dor local e, em casos raros, febre e diarreia. Na clínica onde o José foi imunizado contra varicela, o preço da vacina para Hepatite A é R$ 100.

Confira aqui
o calendário oficial de vacinação para crianças. E aqui uma reportagem do caderno Saúde da Gazeta do Povo sobre as vacinas que não estão disponíveis na rede pública, mas que são importantes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.