i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Diogo Schelp

Foto de perfil de Diogo Schelp
Ver perfil
Política

‘Comunas’ e ‘gado’: como curar as feridas da polarização

  • Por Diogo Schelp
  • 27/09/2020 18:00
Polarização: Manifestantes protestam contra o STF no Rio de Janeiro, em 2019
Polarização: manifestantes protestam contra o STF no Rio de Janeiro, em 2019| Foto: Mauro Pimentel/AFP

Ninguém se escuta, ninguém se entende. E todos só cabem em uma ou em outra caixa. Uma crítica específica a uma ação do governo de Jair Bolsonaro é o que basta para ser enquadrado na categoria dos "comunas". E "gado" é como você será chamado se manifestar a menor concordância que seja com essa ação. A polarização não permite nuances. Mas a verdade é que a maioria dos que são enfiados no primeiro grupo nada têm de comunistas, assim como os que são colocados na segunda categoria raramente são seguidores bovinos, ininteligentes, do bolsonarismo.

Se fosse apenas pelos rótulos, mas isso é o de menos. O problema é que, uma vez enquadrados, encaixotados, os cidadãos de um lado ou de outro simplesmente param de se ouvir e, o que é pior, deixam de enxergar o que podem ter em comum.

Ambos os lados saem derrotados. Por mais difícil que às vezes seja aceitar, não existe ideia ou visão de mundo que não possa ser aprimorada. Sem o contraditório, sem críticas, não se dá um passo adiante sequer. Em última instância, quem perde com essa polarização, com esse diálogo no vácuo, é a sociedade brasileira como um todo.

Anos atrás, entrevistei William Ury, especialista em negociação da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. A mensagem que ele passou naquele momento vale muito para realidade atual. A começar pelo diagnóstico que ele fez da contemporaneidade. Para ele, as sociedades verticais estão dando lugar a sociedades cada vez mais horizontais, ou seja, é crescente o número de pessoas com voz ou capacidade de influenciar o debate público e as decisões importantes.

É a democracia em expansão. Esse fenômeno, nessa fase de transição, de adaptação, aumenta os conflitos. Precisamos aprender, como indivíduos e como sociedade, a lidar com esse novo poder pulverizado.

Os conflitos e a incapacidade de compreensão mútua residem não na dificuldade em lidar com os outros, mas em lidar consigo mesmo, disse-me Ury. É uma luta interna. Estamos tão focados em nós mesmos que não enxergamos ou escutamos os outros.

O primeiro passo em uma negociação ou reconciliação, segundo Ury, é colocar-se no lugar do outro, entender o que ele quer. O segundo passo é descobrir quais são os seus "interesses não declarados".

Não deveria ser tão difícil aplicar esses princípios no Brasil de hoje.

Vejamos o exemplo da política externa brasileira. O chanceler Ernesto Aráujo e seus críticos podem discordar em muita coisa, mas têm mais em comum do que imaginam. A começar pelo desejo de ampliar os mercados para exportação de produtos brasileiros ou pelo diagnóstico que se faz do regime ditatorial da Venezuela.

As explicações dadas por Araújo na Comissão de Relações Exteriores do Senado são um exemplo de como bolsonaristas e seus críticos podem começar a sanar as diferenças observando as semelhanças. O diagnóstico que o chanceler fez da natureza do regime de Nicolás Maduro, de seus abusos e da perseguição da oposição, é correto. Isso não quer dizer que a maneira escolhida para lidar com o problema seja a mais eficaz.

Araújo erra ao considerar que quem questiona sua abordagem ao desafio venezuelano seja marxista ou amigo de ditadores. Trata-se de uma ilação hipócrita, pois sua diplomacia, assim como a de governos anteriores, não deixa de se relacionar com tiranos de outros países. O problema é que não há sinal de que a situação política na Venezuela esteja melhorando. Por que não escutar o que os críticos da política externa bolsonarista têm a dizer sobre o assunto?

A questão ambiental é outro ponto em que a polarização não nos leva a lugar algum, só trazendo prejuízos ao Brasil. Ambientalistas poderiam começar admitindo que parte do que o governo diz a respeito das leis tem fundamento, ou seja, que algumas regras são exageradas, punindo produtores por atitudes com baixo impacto na natureza. Também poderiam ajudar fazendo esclarecimentos, no exterior, sobre as práticas que levam ao desmatamento da Amazônia sem maniqueísmos e sem incentivar boicotes internacionais. O Código Florestal brasileiro é realmente um dos mais restritivos do mundo e muitos produtores rurais fazem das tripas coração para segui-lo à risca.

Já as autoridades ambientais federais poderiam escutar os argumentos de que a retórica de negação do problema das queimadas ou a recusa em admitir que poderiam fazer mais para controlá-las causam danos à imagem do Brasil e prejudicam interesses nacionais (dando desculpa, por exemplo, para decisões protecionistas de outros países ou para o veto de acordos de livre comércio). Também não custa considerar que muitas ONGs ambientais podem ser parceiras na busca por um equilíbrio entre proteção ambiental e atividades econômicas e que tratá-las a priori como inimigas não é nada produtivo.

Talvez seja pedir demais que, em um contexto político com tanta polarização, os brasileiros comecem a se escutar, a procurar entender o que querem aqueles com diferentes posicionamentos. Mas é possível começar a fazer isso debaixo, em nível familiar, entre amigos, e aos poucos estender a prática para as redes sociais e para o debate público.

Ao se indignar com a opinião colocada por alguém, antes de partir para os xingamentos, comece com uma pergunta. Tente entender como a pessoa pensa e quais são os argumentos dela. Por que ela acha que aquilo é o certo? Haverá algo com que vocês podem concordar?

Vamos começar. Não esperemos pelos políticos: esses são os únicos que ganham com os conflitos, com a polarização estúpida.

53 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 53 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • N

    Nm

    ± 6 dias

    Votei e apoio Bolsonaro porque está mexendo nas "feridas" da administração e da política> Pode errar em alguns assuntos, mas não tira o mérito de sua administração. O combate a devastação, incendios, grimpos e outras coisas ilegais já renderam 134.000 ações das forças armadas, PF MP etc.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clovis

    ± 6 dias

    Diogo, a ideia é boa. Mas é difícil dialogar com os extremos, pois há pouca racionalidade nos argumentos. Pois, não discutem o tema e sim atacam o mensageiro. Essa é a tática amplamente utilizada pela esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    ± 6 dias

    Meu receio é que as feridas são tão profundas que deixarão cicatrizes doloridas e visíveis por muito tempo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PARREIRAS RODRIGUES

    ± 6 dias

    Meu pai, solteiro ainda, anos 40, foi preso por ter rasgado uma faixa de propaganda de candidato comunista em Guaraçai - SP. Eu fui preso em 74 por ter escrito texto considerado subversivo pela repressão. Votei em JMB praticando o voto útil, isto é, para não correr o risco de perder para o pior. Agora, a cada crítica a JMB, xingam-me de petralha - é um xingamento mesmo. De esquerdalha, mas não respondem convincentemente à crítica, à denúncia. Apelam para o que entendem como desqualificação. Como é carente de argumentos o tal "gado"...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      alceu nunes

      ± 6 dias

      Me solidarizo, e vejo que em muitos casos apela-se para a grosseria pura e simples.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo M

    ± 6 dias

    Viva a polarização, pois, ao menos por aqui, nunca houve de fato os polos : direita/esquerda, socialistas/liberais. Não quero curar nada, comuna é comuna, eles impuseram sua visão de mundo, manipularam e envenenaram o debate, cercearam e perseguiram os reaças e chegaram a resultados pífios. Como sempre, socializaram a miséria e a ignorância. Agora façam oposição e voltem ao poder, se puderem, até lá comam o merecido pão-que-o-diabo amassou ... Sou absolutamente contra dialogo com essa turma covarde e criminosa, manipuladora da verdade, sao corvos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denis Sebascon

    ± 6 dias

    Quem é o responsável por isso "Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso."??? A Gazeta está exagerando na CENSURA. Não escrevi nada demais!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 6 dias

    Sou eleitor de centro. É a eleitores como eu que a direita e a esquerda tem de conquistar para ganhar no segundo turno. Então vou dar uma dica: não vão me conquistar me agredindo, à minha família ou meus valores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • S

      SERGIO RODRIGUES MARTINS

      ± 6 dias

      Carmo Augusto Vicentini: O chamado centro é o isentão! Aperte um isentão e saí um esquerdista do outro lado. Não dá para contemporizar com quem quer destruir os seus valores e a sua vida!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 6 dias

      Centro não tem valores. Centro não existe. Centro é a favor de meio aborto? Centro é a favor da posse de meia arma ? Entre igualdade e liberdade centro escolhe os dois ou nenhum (são mutuamente exclusivas)? Centro é a favor de meio livre mercado? E por aí vai... Não vale a pena lutar pelo seu voto, porque centro é vergonha de se dizer de esquerda. Seu voto e da sua família já estão marcados. O resto é blá, blá, blá...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Neto

      ± 6 dias

      São eleitores como eu...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joviana Cavaliere Lorentz

    ± 6 dias

    Bacana! Só falta combinar com a esquerda. Até onde vejo ela não tem a menor intenção de largar o “nós contra eles”, sua razão de viver e único projeto de futuro. Acorda! Não há acordo possível com essa gente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kátia Fraga

    ± 6 dias

    Tente argumentar com alguns esquerdistas e depois venha aqui contar o resultado. Não te escutam, não seguem uma lógica minimamente racional. São relativistas e e te atropelam antes mesmo de você formular suas ideias. E olha que estou falando de amigos, pessoas próximas. Você os escuta, espera concluírem seus raciocínios, mas não tem contrapartida. Enfim, como são os "detentores" de todas as virtudes, não aceitam o debate.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    ± 6 dias

    Pouquissimos esquerdistas têm inteligência suficiente para enxergar além da bolha! Demais disso, a esquerda não é confiável por enxergar o mundo sob outra ótica! Diante desse contexto estabelecer pontes é extremamente dificultoso, e é sempre bom lembrar que quem sempre procurou dividir a Sociedade foram eles mesmos que não aceitam derrota!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 6 dias

    A causa da polarização reinante está em uma crise de valores na sociedade. Não se trata apenas de escutar o outro lado e tentar entender pura e simplesmente. A diferença maior não está contida nas opiniões, mas sim, nos valores e princípios que norteiam a vida das pessoas. E isso é mais difícil de discutir, de abrir mão em prol dos valores e princípios do outro. E parabéns Schelp por este artigo, em que claramente você mudou seu tom. A maioria de seus artigos anteriores é parte daqueles que só ajudam a fomentar a polarização, com claros desequilíbrios em ouvir todos os lados. Vamos em frente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciana Amaral

    ± 6 dias

    Muito bom Diogo. Precisamos de mais moderação, menos fanatismo e radicalismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 6 dias

    Muito bom!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denis Sebascon

    ± 6 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Denis Sebascon

      ± 6 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 6 dias

    Isto é conversinha de isentão. Relativizando, e "compreendendo como o outro lado pensa", eles sempre conseguem o meio termo, enfiam o pé na porta e AVANÇAM A PAUTA GLOBALISTA, da qual a esquerda é a ponta de lança. Exemplos? Posse de drogas para "uso pessoal" ou utilização de drogas "recreativas", aborto até o terceiro mês para determinados casos, redução de penas a um sexto, diminuição da idade para o "consentimento" sexual, "direito das crianças ao prazer", "humanização da pedofilia", e por aí vai. Palavras bonitinhas, empatia, tudo de bom, e abre-se cada vez mais a Janela de Overton.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      Marcelo M

      ± 6 dias

      Perfeito, fora o fato que eles não são pro-democracia, não aceitam o reves eleitoral, desrespeitam as urnas e a maioria, nunca pretenderam fortalecer a democracia, querem a ditadura do estado e dos burocratas. Lutar com eles é como ir para um ringue com luvas contra um adversario que usa soco ingles e doping.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CSG

      ± 6 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      SERGIO RODRIGUES MARTINS

      ± 6 dias

      É isso mesmo do que se trata! Aperte um isentão e sai um esquerdista do lado de lá! Essa conversinha já encheu! Sempre temos de ser compreensivos com eles quando a recíproca não é e nunca será verdadeira!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 6 dias

    Não gosto desta bipolarização, esquerda direita, mas vem cá prezado, vc acha mesmo que dá pra dialogar com esquerdistas? O negócio deles é destruir tudo o que não lhes convém, né? Com se diz por aí, quando não estão no governo fazem o diabo para conseguir o poder. Quando conseguem destroem tudo. Corrupção, roubalheiras, aparelhamento do estado, conluio com empresários, compra de consciências, né Schelp? Amazônia, pantanal, politica externa, são usadas p/ denegrir o agronegócio e a imagem do Brasil por essa esquerda hipócrita e corrupta. Shelp isentão? tenha honestidade intelectual para separa o joio do trigo. E a imprensa calhorda que persegue criminosamente o "Bozo" , hein?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • A

      Admar Luiz

      ± 6 dias

      Marcello: Eu me posiciono. Não fico em cima do murro, tal qual os Schelps da vida. Querer comparar a esquerda corrupta com quem é conservador/liberal, no meu caso, burkeano de boa estirpe, é delinquência intelectual, prezado E vc dialoga com os Boulos, as Gleisis, os Willys, os Lularápios da vida? diga aí?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CSG

      ± 6 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcello

      ± 6 dias

      Parabéns, vc acaba de exemplificar o que o Schelp escreveu...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 6 dias

    Se o careca acha que não devemos polarizar e sim permitir uma amplo debate com a esquerda eu te pergunto, como falar com bandidos? Como falar com quem torce pra bandido, torce pra peste chinesa e contra o País? Se a esquerda assumir o poder novamente entraremos na alça de mira da Venezuela, veja a arrrrentina como está.... Rapaz como tem colunista que viaja, como estão faltando mestres ao estilo do Augusto Nunes no jornalismo brasileiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      Polaco

      ± 6 dias

      Marcello: Parabéns vc acaba de exemplificar o que escrevi, Sr. Isentão sabe tudo. Quem se isenta normalmente lava as mãos e deixa o circo pegar fogo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcello

      ± 6 dias

      Parabéns vc acaba de exemplificar o que o Schelp escreveu, provando que ele está correto...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Luiza

    ± 6 dias

    Para a DIREITA, a verdade existe e ela é perseguível, embora não alcançável integralmente. Para a ESQUERDA, não existe verdade, e todas as 'verdades' são apenas um meio para alcançar a revolução. Como conversar e perseguir a verdade com alguém que nela não acredita?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      SERGIO RODRIGUES MARTINS

      ± 6 dias

      Concordo integralmente! Acuse-os do que você é! Faça o que você diz que eles fazem! Diálogo com a esquerda é coisa de isentão mesmo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Afonso Pasquotto de Lima

    ± 6 dias

    O objetivo do comunismo é a implantação de uma ditadura e o extermínio da classe média. Não tem como negociar com eles. São inimigos da humanidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro tenvia

    ± 6 dias

    Não sei quanto aos bovinos, mas em relação aos comunas, temos o século XX inteiro para nos lembrar que esta gente não quer o diálogo mas a reeducação ou eliminação de quem pensa diferente pois acreditam numa utopia que necessariamente passa pela destruição do que já existe, portanto o melhor mesmo é não ter muita conversa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FABIO ELIAS SAMPAIO

    ± 6 dias

    Diogo, seria o melhor dos mundos poder conversar civilizadamente sobre diferentes opiniões de mundo, o grande problema é que os bons querem melhores soluções para todos e os maus querem melhores soluções para si, nem que para isso tenha que matar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FABIO ELIAS SAMPAIO

    ± 6 dias

    Diogo, seria o melhor dos mundos poder conversar civilizadamente sobre diferentes opiniões de mundo, o grande problema é que os bons querem melhores soluções para todos e os maus querem melhores soluções para si, nem que para isso tenha que matar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FABIO ELIAS SAMPAIO

    ± 6 dias

    Diogo, seria o melhor dos mundos poder conversar civilizadamente sobre diferentes opiniões de mundo, o grande problema é que os bons querem melhores soluções para todos e os maus querem melhores soluções para si, nem que para isso tenha que matar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 6 dias

    A ameaça da volta da Quadrilha do PT ainda está muito viva pra começarmos a relativizar e 'passar pano' em toda aquela vigarice, cinismo e CANALLICE!!! A esquerdalha vai sempre demonizar os opositores, sempre foi assim e sempre será. O Sarney, por exemplo, era equiparado a Lúcifer. A diferença agora é que a esquerdalha tá recebendo o troco em igual valor, e já não tem mais a aura de honestidade, FALSA!, que tinha antes do Mensalão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Clovis

      ± 6 dias

      De acordo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 6 dias

      A esquerdalha sempre trata o opositor como inimigo, coisifica. Um dos ingredientes principais dessa canalhice é criar apelidos pra ridicularizar: gafi, fascista, reaça, bolsominions etc. Não venha o blogueiro fingir que isso é fenômeno novo. Nova é só a reação.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Bastos

    ± 6 dias

    O problema, meu amigo, é que os comunas não são afeitos a diálogo, ou até mesmo reconhecer os seus erros. São radicais ideologicos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 6 dias

    Polarização como, já que comunas e gado são sinonimos? O que é mais REBANHO que a esquerdalha que segue bovinamente (e asininamente!) o Lularapio?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 6 dias

    Devemos concordar com as premissas que o articulista colocou. Mas o primeiro exemplo dado com Ernesto Araujo sofre de um viés. Primeiro, quando elegemos um novo presidente, o Itaramati deve se condicionar as novas direrizes, e uma delas não aceitamos o multilateralismo. Citou que governo atual também se relaciona com ditadores. Bom, quais?Se de esquerda merece meu desprezo. Você condena politica ambiental, mas porque não comentou o relatorio do IBGE sofre o desmatamento entre 2000 e 2018? Por isso a polarização. Não aceitamos estes sofismos que a imprensa adora. O embasamento filosofico e sociológico de grandes pensadores, Fayek, Von Mises, Scruton, Aron, Bastiat estão conosco, ok?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo J Ribeiro Jr

    ± 6 dias

    O diagnóstico é necessário. Há que escancarar o problema para enfrenta-lo. O texto traz uma valiosa contribuição que em algum tempo será amplamente percebida como a melhor opção. Árduo caminho com obstáculos não triviais .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 7 dias

    O "gado" existe nos dois lados. Fanatismo é doença. Ser fiel a qualquer pessoa, mesmo com erros absurdos dessa pessoa, só pode significar doença incurável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 6 dias

      Freitas vive de odiar e de desejar a morte de mais gente por covid.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 6 dias

      CSG: sua mãe, aquela vaca rampeira, vota no Bolsonaro?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 6 dias

      IvoHM: Ivo, mire-se no seu espelho. Você é um exemplo perfeito de um fanatizado que segue religiosamente um "Jim Jones". Não tenho "ídolos". Sou pela tolerância zero, prisão mais do que imediatas, sem privilégios de foro, cela especial e outros absurdo. Algum problema nas pautas que defendo?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CSG

      ± 6 dias

      Não Freitas, fanatismo é doença...ok, mas gado igual a este que temos no Brasil, só do lado direito mesmo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 6 dias

      Fazendo "mea culpa", Freitas?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 7 dias

    Eu acho o texto muito bom. Entendo ser correto que conversemos e resolvamos juntos. Mas também é precy que ia políticos façam isso. Eles também polariaram. A oposição precisa ser responsável. O que é bom aprova e o que é ruim ajusta ou não aprova. Os nossos políticos, no entanto, pensam assim. Se aprovarmos estes projetos o presidente se reelege, então não aprovamos e o Brasil que se ferre. Eles querem o poder é o povo que se lasque. Isso vem acontecendo desde 1.500.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dilbert

    ± 7 dias

    A intenção do texto até é boa, mas o inferno ainda está cheio. Quem viu o recente documentário sobre as redes sociais aprendeu que a polarização é um subproduto gerado pela ganância e pelo avanço tecnológico, e não há como esperar uma mudança dessa distopia tão cedo. Infelizmente uma massa de gente sem preparo e sem capacidade crítica ganhou voz para falar besteira e ser manipulada, elegendo ladrões messiânicos ou populistas vigaristas na vã esperança de “acabar com tudo que tá aí”. E é assim que o status quo se mantém e a desigualdade só aumenta. Falta uma consciência coletiva que possa superar o discurso do ódio. E assim vamos juntos rumo ao fundo do poço de um país desgovernado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Ciro Santos

    ± 7 dias

    Quem primeiro riscou o chão e dividiu os brasileiros entre "nós e eles" foi Lula da Silva. Com isso liberou forças adormecidas na sociedade que sua soberba não imaginava existir e que não puderam mais ser controladas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.