i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Diogo Schelp

Foto de perfil de Diogo Schelp
Ver perfil
Coronavírus

Na pandemia, China quer calar o mundo como cala seus cidadãos

  • Diogo SchelpPor Diogo Schelp
  • 22/03/2020 17:33
China
Cartaz alerta sobre medidas para proteção contra infecção por coronavírus em Pequim, 6 de fevereiro de 2020| Foto: GREG BAKER / AFP

Não, não há amparo nos fatos a teoria de que o governo chinês desenvolveu o novo coronavírus em laboratório para abalar a economia mundial e dar um salto hegemônico. Dito isso, é preciso reconhecer que o Estado chinês está engajado em uma guerra de propaganda global para eximir-se de responsabilidade na propagação da doença. E, nessa guerra de propaganda, tenta calar o mundo como costuma calar seus próprios cidadãos.

O exemplo mais próximo dos brasileiros foi a reação destemperada do embaixador da China no Brasil, Yang Yanning, a uma crítica feita ao governo de seu país pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), comparando a pandemia do coronavírus ao desastre nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, no período soviético. Além de exigir retratação, Yang compartilhou — e depois apagou — um tuíte que ataca a família Bolsonaro como um todo.

Se fosse um deputado qualquer, as críticas de Eduardo Bolsonaro à China teriam outro peso. Ele sabe, e todos sabem, porém, que o que ele diz é entendido como o pensamento uníssono dos Bolsonaro. E, deve-se reconhecer, poderia ter evitado todo esse imbróglio, se quisesse. O deputado foi inconsequente, não há dúvida.

Mas, se estivesse interessado em manter a boa relação diplomática com as autoridades brasileiras, o embaixador Yang se agarraria ao fato de que oficialmente Eduardo Bolsonaro não fala em nome do Poder Executivo, como bem lembrou o vice-presidente Hamilton Mourão. Era a desculpa perfeita para ignorar a provocação.

A escolha do embaixador Yang de se prender ao outro fato, o de que Eduardo Bolsonaro é filho do presidente e pensa como ele, explica-se pela campanha global que o governo chinês está fazendo para calar as críticas à maneira como lidou com a explosão da epidemia.

As ações de um embaixador, ainda mais de um diplomata submetido à rígida disciplina do governo chinês, não têm nada de aleatórias e devem ser entendidas como parte de uma estratégia mais ampla do país que ele representa. Em outras palavras, o destempero do embaixador Yang tem a aprovação de seus superiores em Pequim.

Se tivesse compromisso com o bem-estar de sua própria população e não com a finalidade única de garantir a sobrevivência do Partido Comunista Chinês como detentor único do poder, Pequim teria sido mais transparente e teria adotado medidas mais imediatas na origem da epidemia. Mas governos de Estados totalitários são assim: escondem acontecimentos negativos até que não seja mais possível, pela simples razão de que não podem ser punidos nas urnas ou por outras formas de livre participação política.

Alguns fatos rápidos sobre a tentativa de acobertamento chinês da epidemia:

  • As primeiras infecções de seres humanos aconteceram provavelmente em novembro de 2019 na província de Hubei. Os primeiros casos foram descobertos no início de dezembro. Já no final daquele mês, o governo de Taiwan suspendeu voos vindos da região afetada. O governo chinês, porém, nada fez para isolar a área. Se o tivesse feito, teria evitado que o vírus se espalhasse para o resto do país e para o mundo. Quando finalmente adotou a medida, 5 milhões de pessoas já haviam deixado a região de origem do vírus, levando-o para outros lugares;
  • A razão pela demora foi uma só: o governo chinês não queria admitir a gravidade do surto. As autoridades só reconheceram que havia contaminação entre seres humanos mais para o final de janeiro, quando isso já era anunciado como fato comprovado pela comunidade científica mundial;
  • Ao longo de janeiro, apesar dos repetidos apelos internos que incluiu uma greve de cinco dias de agentes de saúde, Hong Kong, um enclave semiautônomo cujo governo é um fantoche de Pequim, recusou-se a fechar as fronteiras com a China continental, o que poderia ter evitado a contaminação local;
  • Durante todo o período inicial da epidemia, o aparato de censura do governo chinês tratou de limpar as referências à doença feitas pelos usuários da rede social local WeChat (Google, Facebook e Twitter são banidos na China);
  • Quem tentou alertar o mundo foi punido pelas autoridades. É o caso do oftalmologista Li Wenliang, que foi preso ao divulgar o surto no início de janeiro e obrigado a assinar uma carta de retratação. (Pois é, a ditadura chinesa tem essa obsessão em forçar os outros a "retirar o que disse".) Só na semana passada, para conter a revolta da população, que vê Li como herói (com covid-19, ele morreu em fevereiro), o governo chinês pediu desculpas à família e mandou "investigar" os policiais que puniram Li. Puro jogo de cena;
  • As autoridades chinesas vêm espalhando notícias falsas com o duplo objetivo de apresentar sua reação à epidemia como um modelo de eficiência e rapidez e de se eximir de responsabilidade. Foram espalhadas fotos de um suposto hospital que o governo teria construído em questão de dias. Descobriu-se, depois, que eram fotos antigas de um conjunto residencial pré-fabricado. Outro exemplo de fake news foi a de que quem levou o vírus para China foram militares americanos. Essa teoria fabricada, que começou a circular primeiro em sites financiados pela Rússia, foi replicada nas redes sociais por altas autoridades chinesas, como Zhao Lijian, vice-diretor do Departamento de Informação do Ministério das Relações Exteriores chinês.

Pois bem. O esforço de Pequim para ocultar os fatos não se restringe a uma atuação doméstica. Não é de hoje que o governo chinês vem expandindo a tentativa de calar vozes dissonantes ou críticas para além de suas fronteiras. Há duas razões simples para isso: a primeira é que informações negativas que circulam no exterior em algum momento chegarão aos ouvidos e olhos dos cidadãos chineses; a segunda é que, conforme cresce a ambição da China de se tornar uma força hegemônica global, aumenta também a preocupação com a imagem que o país projeta além de suas fronteiras.

Nesse contexto se inserem, por exemplo, os esforços para dificultar ao máximo o trabalho de correspondentes estrangeiros na China. Como não existe imprensa independente dentro do país, a presença desses profissionais é essencial para que o mundo — e, em certa medida, os próprios chineses — tenham informações mais confiáveis do que acontece por lá.

Sempre que as publicações estrangeiras divulgam reportagens que não agradam ao governo chinês, este trata de expulsar correspondentes ou de negar a concessão de vistos de trabalho.

Em fevereiro, o governo chinês baniu três repórteres do Wall Street Journal, porque o jornal americano havia publicado um artigo sobre o coronavírus com o título "A China é o verdadeiro homem doente da Ásia". Os jornalistas expulsos sequer eram autores do texto.

Na semana passada, foi a vez de o governo chinês expulsar jornalistas do New York Times, do Washington Post e, mais uma vez, do Wall Street Journal. Pequim usou como desculpa a necessidade de retaliar medidas adotadas pelo presidente americano Donald Trump para limitar a atuação de estatais chinesas de comunicação nos Estados Unidos. Mas a verdade é que as expulsões estão mais ligadas à necessidade do governo chinês de conter reportagens negativas relacionadas à epidemia. O New York Times, por exemplo, teve papel essencial em divulgar a história do médico Li Wenliang, chegando a entrevistá-lo em janeiro, quando estava hospitalizado com coronavírus.

No momento crítico que o mundo vive hoje, é evidente que o ideal seria evitar confrontos diplomáticos e focar na cooperação internacional contra a pandemia. Mas a realidade é que, como já ficou mais do que demonstrado, essa não é a maior preocupação do governo da China — mais interessado em resguardar sua imagem, calando o mundo como cala seus cidadãos.

Siga-me no Twitter (@DiogoSchelp) e no Facebook (@ds.diogoschelp)

60 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 60 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • V

    VIVIANE MAC

    ± 42 dias

    Parabéns pela matéria!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio César Leles dos Anjos

    ± 46 dias

    Parabéns pelo artigo. O autoritarismo precisa ser combatido e não podemos nos corromper e aceitar tudo que vem da China, só porque ela é o maior parceiro comercial. Não gosto das atitudes do Eduardo Bolsonaro. Mas, justiça seja feita, desta vez eu apoio as suas declarações.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANTONIO CARLOS DA FONSECA PRESTES

    ± 46 dias

    A China publicou que o coronavírus pode deixar estéril os homens. Estariam eles fazendo pesquisas nesse sentido quando escapou o vírus ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sandra do rego barros

    ± 49 dias

    Muito bom! Parabéns!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marçal

    ± 49 dias

    Caro Sr Diogo Schelp, posso até concordar com alguns pontos mas gostaria de ler, em um link sério, sobre o referido hospital chinês, descrito como fake, não ter sido verdadeiramente construído.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gabriel Leite

    ± 49 dias

    Está na hora do mundo ocidental cair na real. A União Europeia, por exemplo, não pode ficar calada diante das milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas em seu território não fosse a irresponsabilidade do governo chinês. Se ficar, será o fim desse bloco já desacreditado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 49 dias

    Ótimo texto! Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Gurgel

    ± 49 dias

    A China veio comendo o capitalismo ocidental pelas beirinhas. Hoje se não todos quase todos os paises dependem dos insumos produzidos na China para que a economia não pare. Infelizmente será dificil reverter.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • G

      Guilherme Basso Dos Reis

      ± 47 dias

      não é tão díficl. É só renacionalizar nossa indústria e proteger ela. Ahhh não isso é coisa de comunista.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Fernando Cavalcante

      ± 48 dias

      Muito fácil reverter.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Cavalcante

    ± 49 dias

    Eduardo Bolsonaro é um deputado federal eleito democraticamente. Goste-se ou não dele e de suas ideias, apenas exerceu a liberdade de expressão garantida em nossa Constituição. As representações diplomáticas sediadas no Brasil, entre outras, podem acompanhar o debate político, mas jamais intrometer-se. Alguma nota, se necessária, deveria ter sido emitida pelo Ministro das Relações Exteriores da ditadura chinesa. A nota da embaixada chinesa no Brasil deveria ter sido repudiada pelo Congresso, por Bandido Maia e Batoré. Pior: os termos da nota reproduzem palavras e expressões comumente usadas por militantes e colunistas da imprensa brasileira, e por eles foi saudada com regozijo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Carlos Carvalho

    ± 49 dias

    Os dirigentes comunistas chineses não valorizam a vida humana ! O porco ditador Mao Tse Tung dizia que fosse necessário matar 300 milhões de conterrâneos para implantar o comunismo ele o faria ! Quase chegou lá !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    E.NETO

    ± 49 dias

    Atenção! Aviso importante! Isto é Jornalismo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Siqueira

      ± 49 dias

      Positivo E.NETO, que bom seria se a imprensa buscasse esclarecer os fatos, ao invés de impor a sua narrativa geralmente canhestra. Falou e disse.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 49 dias

    ótimo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Indio do Brasil de Paula Neves.

    ± 49 dias

    Excelente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 49 dias

    Finalmente um jornalista com bom senso nesse mar de mediocridade que virou a imprensa Brasileira. Quem confia no governo Chinês após todo o descalabro que ele pariu e está destruindo a economia mundial é um inocente útil ou um sem vergonha mesmo querendo faturar em cima.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Eduardo Francisco Nunes

    ± 49 dias

    Matéria sensata, ao contrario de muitos "jornalistas" que correram para defender a China.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO LUIZ POZZOBON

    ± 49 dias

    Ainda bem que tem jornalistas sensatos neste país, como foi o autor. Queria ver agora o que a Band e Rodrigo Maia tem a dizer.. Afora isto, é a grande oportunidade para a ONU através da iniciativa do Brasil cobrar da China ações de combate sanitárias assim como nos cobram ações do meio ambiente. Se nada for feito daqui há uns 5 a 10 anos teremos outros doenças.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Márcia dos Reis Schmidt

    ± 49 dias

    E tem gente que ainda compra o discurso mentiroso e as quinquilharias de qualidade duvidosa da China. Passou da hora do povo brasileiro evitar ao máximo comprar qualquer coisa "made in china".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Guilherme Basso Dos Reis

      ± 47 dias

      críticas a China nesse caso são válidas, mas... dizer que Xioami e Huawei (muito superiores a seus congêneres ocidentais), JAC Motors, Cherry, Lenovo, etc, são "quinquilharia" é burrice completa. Completo desconhecimento em questão de ciência e tecnologia. O que devíamos fazer é não ficar chorando, mas superá-los... ter nossas empresas e indústrias superiores as deles.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis Coladel

    ± 49 dias

    Excelente, como artigo, como voz dissonante da maioria e mais uma vez, destacando o meio do qual faz parte como um oásis em meio aos fantoches midiáticos que - graças à democracia ironicamente - permitimos criassem asas neste ambiente de pandemia caminhando para um pandemônio como muito sabiamente escreveu seu colega, Alexandre Garcia. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabrício

    ± 49 dias

    Artigo excelente, quase perfeito, só não entendo o motivo de vocês terem que pagar um “pedágio” antes de criticar a China, tem que criticar o Deputado Eduardo Bolsonaro, um dos poucos que tem coragem e estava correto neste caso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Udo Zeviani

    ± 49 dias

    Gente do céu... E tem gente que defende os chineses. Tínhamos que virar as costas pra esses caras e arrumar negócios com outros países. Pelo amor... Esses caras querem comprar tudo que puderem pra mandar no mundo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Guilherme Basso Dos Reis

      ± 47 dias

      quase certo. O fundamental não é arrumar negócios com outros países. É arrumar nossos próprios negócios. Ter uma indústria forte, como os chineses. Ohhhh mas isso é coisa de comunista, protecionismo é errado blá blá blá.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tadeu Rodrigo Becker Gois

    ± 49 dias

    Parabéns pelo artigo Diogo! É para leitura elucidativas como esta que assino este jornal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 49 dias

    O maia foi correndo lamber a china.os embaixadores da china de plantão para impedir a verdade. Mas a verdade se dita que o virus é Chinês, o virus é chines, , o virus é chinês, chinês, chinês...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 49 dias

    Minha dúvida eh: qual a próxima desgraça que a China nos presenteará?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      João Carlos Carvalho

      ± 49 dias

      Podem esperar por outras pandemias ! Os chineses são uma fábrica de doenças desde a Idade Média !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • O

      O Mito

      ± 49 dias

      PIB negativo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 49 dias

    Artigo elucidado. Pra quem gosta de ditaduras é um prato cheio, mas some isso ao fato de ser comunista. Aí fica perfeito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 49 dias

    É Diogo, alguém com aquilo roxo tem de botar a mão na ferida, né? Pra variar, alguém dos Bolsonaro, né? Não que eles não digam bobagens. Mas nesse episódio o deputado está certíssimo. Embora vc o repreenda, contradizendo todo o seu texto. Crise diplomática? Uma ova. É muito mimimi desse embaixador. Os chineses, como bem vc diz, de bobos não tem nada. Esconder fatos é com eles. Dizer o quê se até a esquerda hipócrita e corrupta veio em defesa dos chineses. Eles se merecem, claro. Em tempo: quando o Trump fala da ameaça dos chineses para o mundo ocidental a esquerdalha faz troça. O tempo dirá quem estava certo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Ericson Silva

    ± 49 dias

    Muito informativo o artigo, em contraste com tantos textos e falas de outros jornalistas mais preocupados em toldar a realidade e adular o regime comunista chinês.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis Paulo teles de Oliveira

    ± 49 dias

    Artigo lúcido

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago

    ± 49 dias

    E o nosso Presidente da Câmara,Rodrigo Maia,pedindo desculpas aos chineses... Será que o Maia não deveria também agradecê-los pelo presentão(covid 19) que eles enviaram ao mundo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 49 dias

    Ótima matéria. será que o povo enxerga???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wanderson Oliveira Dutra

    ± 49 dias

    O que mais me deixa perplexo, são algumas mídias brasileiras passando pano para o governo chinês,dando a entender que eles são maravilhosos,e estão ajudando o mundo a enfrentar a crise que por causa da irresponsabilidade deles,se espalhou assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Teodoro Jacob Winkler

    ± 49 dias

    Para o partido comunista chinês a morte de chineses não faz a menor diferença. Ppis, são todos escravos mesmo. Poderão morrer aos milhares.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Afonso Pasquotto de Lima

    ± 49 dias

    A China tem de pagar essa conta. São milhares de mortos e bilhões perdidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 49 dias

    Depois do socorro que a China deu a Band, temos que ficar alertas. Vão querer também dominar as mentes e razões neste momento triste , que diga-se foi causado por eles mesmos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Alberto Kunz

    ± 49 dias

    Diego Schelp, parabéns pela lucidez e imparcialidade do artigo. De fato o governo chinês deve respostas ao mundo, não só ao (pouco diplomático) Eduardo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Viggiani

    ± 49 dias

    Os que se rebaixaram diante do destempero autoritário e ditatorial desse "diplomata" chinês deveriam ler esse artigo. E, aí sim, pedir desculpas desta vez aos brasileiros. Vergonha terem se rendido com tanta covardia e medo! Vale para Maia e Alcolumbre, principalmente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • pradojoseeduardo@gmail.com

    ± 49 dias

    A face negra do comunismo em exposição para o mundo inteiro ver e saber do que são capazes, quem quiser defendê-los o faça, mas certamente só farão os que comungam da mesma ideologia criminosa do jugo do seu semelhante em benefício próprio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 49 dias

    A tão propagada "invasão amarela" está acontecendo... Independente de como surgiu a China comunista demonstrou sua parte da irresponsabilidade de não fechar as suas fronteiras e principalmente de Wuham logo no início da epidemia. Continuaram agindo como se fosse uma gripezinha quando já tinham a descoberta nas mãos. Depois que espalhou pelo mundo e matou inclusive muitos chineses agora vem dando de bonzinho para querer dar de dedo no mundo. Não duvido se apresentarem algum tratamento rapidamente. Já tinham planejado tudo !? Fica a dúvida...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TITO LIVIO SOUSA DANTAS

    ± 49 dias

    Muitos falam do “imperialismo” americano (e até hoje falam), mas está vindo (ou já chegou) o imperialismo chinês, e esse é de matar, literalmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    ± 49 dias

    Nossa mídia pode estar sendo comprada pelo PCC (Partido Comunista Chines). A Band, com certeza. Trump sabe disso, como Bolsonaro evidentemente. Essas concessões deverão ser revistas e ficando comprovada a atuação da China em pleno Brasil poderemos tomar atitudes desde que Maia, Alcolumbre e Toffoli caiam fora.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

    ± 49 dias

    O Brasil tem a oportunidade de se unir aos USA, com investimento em massa poderemos substituir a China como fornecedor de base para demais indústrias, e colocar eles de joelhos, já que a garantia alimentar deles está em nossas mãos. Sem Brasil eles vão ter que plantar em Marte ou lua. Está é a verdade, por isto a gruta da mídia comunista e entreguista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcello Machado e Dias

    ± 49 dias

    Gripe chinesa, causada pelo vírus chinês! Cerca de um século após a gripe espanhola!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jack

    ± 49 dias

    Olha .. melhor esperar e ver como e o que outros governos pro lado de cá vão agir com o surto da pandemia... Lembro q muitos países ocidentais criticaram no início do isolamento de wuhan com um governo autoritário q impedia o direito de ir e vir da população... Lembrando que aqui a onda deste tsunami ainda está na areia da praia...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo Santos

      ± 49 dias

      A critica nunca foi relativa a proibição de ir e vir da população. A critica foi o Partidão retardar quase em quatro meses todas as decisões para parar o vírus, e não dar o alerta ao mundo, em tempo hábil. Soube em novembro e assumiu em fevereiro, mesmo assim com o PCC negando qualquer responsabilidade do governo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APJr

    ± 49 dias

    Exemplos de como funciona o comunismo/socialismo acontecem todos os dias, há já um século. Incrível, é como tantos de nos ocidentais, ainda nos permitimos enganar por essa ideologia inimiga da liberdade e dos direitos humanos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celso Sidor

    ± 49 dias

    Parabéns pela reportagem!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Everton da Silva Korte

    ± 49 dias

    Parabéns! Ótima reflexão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Teodoro Jacob Winkler

    ± 49 dias

    Não podemos esquecer que a China é uma ditadura comunista. A mentira, a desinformação e a criação de narrativas falaciosas está no DNA do comunismo. O que preocupa é que aos poucos também o partido comunista Chinês vai conseguindo controlar a imprensa em todo mundo. Vice o caso do grupo BAND agora recentemente. Até quando Gazeta do Povo resistirá?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério R

    ± 49 dias

    Parabéns Diogo Schelp! Parabéns Gazeta! Excelente conteúdo!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Souto

    ± 49 dias

    E ainda tem gente achando que esse país não é comunista... Espero que o mundo não continue refém da China, que possamos olhar pra outros países e fornecedores, infelizmente o barato saiu bem caro!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eliseu Schmidt

    ± 50 dias

    China comunista fazendo o que sabe fazer de melhor... restringir liberdades.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BENTO

    ± 50 dias

    Parabéns, China. Tamanha irresponsabilidade que o país teve com o Coronavirus agora coloca o mundo de joelhos. Deveriam ser punidos de alguma forma, mas daqui a algum tempo a cura irá aparecer, as coisas vão se ajeitar e vai ficar tudo por isso mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.