i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Diogo Schelp

Foto de perfil de Diogo Schelp
Ver perfil
Política

Por que o governo Bolsonaro não pode ser chamado de fascista

  • Por Diogo Schelp
  • 09/02/2020 18:00
O governo do presidente Jair Bolsonaro não é fascista
O governo do presidente Jair Bolsonaro não é fascista| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Já era moda antes mesmo de o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, posar de Goebbels em vídeo oficial: a esquerda brasileira pegou a mania de chamar o governo Bolsonaro e seus apoiadores de fascistas. A mais recente vítima do insulto é a atriz Regina Duarte, destacada pelo presidente para substituir o secretário demitido.

O fato de Alvim ter plagiado o ministro da Informação e da Propaganda de Adolf Hitler para explicar seus planos para uma arte "nacional" apenas deu impulso e legitimidade ao xingamento político: fascistas, todos fascistas.

Mas são, mesmo?

Há duas formas de interpretar o termo "fascismo". O primeiro é pelo seu significado histórico. O segundo é pelo seu uso político.

Do ponto de vista histórico, o fascismo foi um fenômeno político que nasceu em 1919, entregue ao mundo pelo ex-socialista italiano Benito Mussolini, e morreu em 1945, com a queda da Alemanha nazista. O fascismo só existiu ao longo de um período de 26 anos, portanto. Já em 1946 o escritor britânico George Orwell, um antifascista de respeito, concluiu que o termo havia perdido qualquer significado, a não ser como "algo não desejado".

O fascismo estava morto e a história não seria capaz de ressuscitá-lo. Qualquer fenômeno político contendo alguns de seus traços que viesse a surgir teria que receber um novo nome.

O termo "fascismo" sobrevive apenas como instrumento político, ou melhor, como um insulto usado para desqualificar adversários.

A instrumentalização política da palavra começou cedo, quando o movimento ao qual ela dava nome ainda estava no auge. No VII Congresso Mundial da Internacional Comunista, celebrado em Moscou, em 1935, o fascismo foi denunciado como a expressão ditatorial e "terrorista" do capital financeiro. A partir de então, a ideia de que fascismo e capitalismo estão interligados (ou que o capitalismo sempre procura esconder sua faceta fascista) enfronhou-se inexoravelmente no discurso de esquerda.

Na atualidade, "fascismo" é uma expressão de domínio da esquerda, ainda que muitos setores da direita também tentem instrumentalizá-lo ao dizer que o comunismo, sim, é que era fascista. Tratam-se, em ambos os casos, de apropriações indevidas do termo.

O fascismo tinha características muito específicas. Listo aqui as principais, tiradas do livro Fascistas, do sociólogo inglês Michael Mann (Editora Record), e da Enzyklopädie des Nationalsozialismus (editora DTV, sem tradução no Brasil):

  • Anticomunismo
  • Antiliberalismo
  • Antidemocracia
  • Nacionalismo extremo
  • Imperialismo racial
  • Culto ao líder
  • Monopólio de um partido forte
  • Paramilitarismo
  • Criação de um Novo Homem
  • Ambição de transcender à luta de classes

Se fizermos o exercício de tentar identificar quais elementos acima são encontrados no governo do presidente Jair Bolsonaro, chegaremos à conclusão que faltam, a ele, características essenciais do fascismo.

O governo Bolsonaro se apresenta como anticomunista? Sim. Mas antiliberal? Nos costumes, sim, mas não no sentido econômico. O fascismo, tanto em sua variante italiana como na alemã, era fortemente estatista. Buscava-se o fortalecimento e a centralização do poder econômico do Estado. O posto Ipiranga Paulo Guedes não seria aceito no ministério de Hitler.

Antidemocrático? Bolsonaro não é afeito ao debate de ideias e à tolerância política. E, apesar de se dizer um defensor da liberdade de expressão, tem dificuldade de entender o papel crítico da imprensa. Ele flerta, em alguns momentos, com medidas autoritárias. Mais do que isso, ele expressa claramente sua nostalgia em relação à ditadura militar.

Mas a verdade é que, no primeiro ano de mandato de Bolsonaro, do ponto de vista institucional, o Brasil não se moveu um milímetro sequer em direção a uma ditadura. Talvez o presidente, como indivíduo, seja em essência antidemocrático. Mas seu governo não é.

O governo Bolsonaro é nacionalista, mas sem o aspecto racial que caracterizava o fascismo. Este, especialmente em sua variante nazista, almejava a unidade étnica do povo. Já o governo Bolsonaro, apesar da ojeriza de parte de sua base de apoiadores, recebe de braços abertos refugiados venezuelanos e nada fez para conter o fluxo de imigrantes pobres de outros países.

Os comentários preconceituosos que o presidente faz a respeito de nordestinos, por exemplo, podem e devem ser rechaçados, mas estão longe de representar o tipo de racismo que se manifestava entre os fascistas, cuja finalidade era a aniquilação física das minorias.

Seguindo esse raciocínio, verifica-se que tampouco há um caráter de imperialismo racial no governo Bolsonaro. O fascismo buscava expandir seu nacionalismo racial para além das próprias fronteiras. Chega a ser patético imaginar algo parecido no Brasil.

O culto ao líder, no caso do presidente brasileiro, certamente há. A obediência cega de sua base é uma exigência interna de seu grupo político e Bolsonaro faz questão de se dirigir diretamente às massas (digitais, no caso), sem intermediários.

Mas sua força política passa longe de se sustentar em um partido forte e monopolista. Os partidos fascistas ramificavam-se em diversas organizações (Juventude Hitlerista, por exemplo) para uniformizar sua ideologia em todas as esferas da sociedade. Bolsonaro não tem nada disso. Ele mal consegue criar o próprio partido, depois de brigar com aquele que o elegeu.

O governo Bolsonaro é integrado por militares e flerta com a violência política, mas não chegou ao poder amparado por um grupo paramilitar nem conta com uma organização armada para perseguir opositores. Todos os movimentos fascistas dignos desse nome tinham organizações paramilitares. As suspeitas conexões entre o clã Bolsonaro e as milícias do Rio de Janeiro não se equiparam ao papel ostensivo que os grupos paramilitares exerceram na ascensão do fascismo na Itália e do nazismo na Alemanha.

Por fim, cumpre lembrar que, apesar de Mussolini e Hitler terem se aferrado ao poder em alianças com as elites conservadoras de seus países, seus movimentos políticos eram essencialmente revolucionários. Suas ideologias tinham a ambição de transcender ao conceito de luta de classes, segundo o sociólogo Michael Mann no livro Fascistas, e almejavam a criação de um Novo Homem, um ser humano ideal, livre dos vícios tanto do liberalismo burguês quanto do comunismo. O fascismo queria destruir o status quo para construir uma nova sociedade em seu lugar. O estado totalitário era um meio para isso. Por isso, era uma ideologia revolucionária.

O bolsonarismo não é nada disso. Talvez não seja sequer verdadeiramente conservador. O filósofo britânico Roger Scruton (1944-2020), teórico do conservadorismo, em visita ao Brasil no ano passado, evitou classificar Bolsonaro nesses termos.

Dadas as constantes referências nostálgicas de Bolsonaro ao Brasil dos anos 70, o mais correto seria enquadrá-lo como reacionário (no sentido literal, de alguém que reage às mudanças vertiginosas do mundo contemporâneo). Revolucionário, certamente não.

Dos dez elementos do fascismo citados acima, portanto, apenas quatro (dois deles com ressalvas) podem ser identificados no governo Bolsonaro. Está longe de ser o suficiente para chamá-lo de fascista.

O mundo produziu outros fenômenos políticos recentes que cumprem mais itens na lista, a exemplo do chavismo na Venezuela e da ideologia que justificou o terrorismo islâmico nas últimas décadas, sem que pudessem ser considerados verdadeiramente fascistas.

Tirando a discussão do plano histórico e trazendo-a para o contexto recente da realidade brasileira, há mais um motivo para não chamar o governo Bolsonaro de fascista: a palavra já foi de tal forma banalizada pela classe política tupiniquim (principalmente pela esquerda) que perdeu totalmente sua força e sentido.

Dois pequenos, mas ilustrativos, exemplos:

Em 2010, o petista Tarso Genro, que foi ministro da Justiça no governo Lula, disse que o então presidenciável tucano José Serra estava se aproximando da ideologia fascista em suas propostas contra o narcotráfico. E, em 2001, o PT divulgou uma nota chamando o então presidente Fernando Henrique Cardoso de fascista, depois que o próprio FHC afirmou que a oposição estava criando um clima de fascismo no país.

Depois de uma década de acusações mútuas de fascismo entre PT e PSDB, que valor tem a palavra para nomear o atual governo? Nenhum, é claro.

91 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 91 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    PT NUNCA MAIS

    ± 131 dias

    Bolsonaro flerta com a violência política!! Onde? A imprensa casou com o esquerdismo doentio, com a parcialidade e com a doutrinação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Wilson

    ± 132 dias

    Mais atenção à norma culta da Língua. Afinal, o que lemos aqui não se trata de meros roteiros de telenovelas. "Tratam-se, em ambos os casos, de apropriações indevidas do termo.”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Gurgel

    ± 132 dias

    Absurdo! O autor criou os seus elementos para passar todo o texto criticando o Presidente Bolsonaro, parágrafo após parágrafo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucas Monteiro

    ± 132 dias

    Aquela parte da aula de História que muitos professores não souberam lecionar (ou que de fato não queriam ensinar). Ótimo artigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge da Rosa

    ± 132 dias

    Inspirado e agora, um pouco mais bem informado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JoãoBRF

    ± 132 dias

    O que me espanta é esse jornalzinho mencionar o envolvimento do Clã Bolsonaro com a mília. Como pode um jornalista que se prese fazer esse tipo de analogia sendo que não houve nenhuma prova. Então fique em seu lugar e diz em alto e bom TOM: O GOVERNO NÃO TEM NADA A VER COM O "FACISMO". Simples assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO FARIAS

    ± 132 dias

    Obrigado por desperdiçar 5 min. do meu dia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 132 dias

    Muito bem. Bom é assistir o governo investindo contra os moinhos de vento da guerra fria enquanto solapa direitos e poder de compra do andar de baixo. E se vc precisa trabalhar, não pertence ao andar de cima.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 132 dias

    Muito bem. Bom é assistir o governo investindo contra os moinhos de vento da guerra fria enquanto solapa direitos e poder de compra do andar de baixo. E se vc precisa trabalhar, não pertence ao andar de cima.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Senor Rodriguez

      ± 132 dias

      Explica essa teoria dos "moinhos de vento da guerra fria"... Deve ser interessante.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis Olavo de Moura Dantas

    ± 132 dias

    Hmmm, isto só _parece_ um conteúdo satírico? Realmente fica difícil dizer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata

    ± 132 dias

    Que legal ! Mais um nome para nós enriquecer de conhecimentos!!!!!!!Parabéns Gazeta!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Jardim

    ± 132 dias

    Artigo brilhante!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    ± 132 dias

    Pois nem saberiam explicar o que é isso... Tais mitológicos governos são o reflexo de um eleitorado cansado do papo do "fim da pobreza" ou do estoque sucessivo de vento e também da plantação de mandioca como resposta as nossas mazelas sociais e ambientais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALCIONE PRA

    ± 132 dias

    Desvirtuaram o gesto da banana que o Presidente fez, ele fez um gesto com o braço, mas disse que não era aquele sentido e sim a fruta banana. Essa imprensa é maldita, falar de um porco igual o Ratinho não falam, por que ganham milhões para no mínimo não falar nada contra!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUIMACB

    ± 132 dias

    "Antiliberalismo = fim do capitalismo - estatização Antidemocracia = baderna e movimentos sindicalistas Nacionalismo extremo = culto ao PT e ao comunismo Imperialismo racial = só pobres e do partido tem valor Culto ao líder = lula livre Monopólio de um partido forte = PT Paramilitarismo = MST / CUT / stedile/ Celso Daniel... Criação de um Novo Homem = ideologia exarcebada de gênero Ambição de transcender à luta de classes — sem mais comentários ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 132 dias

    Definição de FACISMO: Uma ideologia filosófica e política criada na Itália aos tempos de Mussolini, centralizado em um Governo Ditador, repressão por via de força, com amplo controle do Estado pelo Autoritarismo e não se aplica à uma pessoa, mas uma generalização de Governo Totalitário (Jedyan Brönner).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J Pietrochinski

    ± 132 dias

    É tudo retórica, pouco importa já que o governo mesmo tenta ressuscitar uma Guerra Fria que acabou há mais de três décadas. Qual adjetivo o autor sugere a um governo machista, misógino, homofóbico, retrógrado, racista contra seu próprio povo, conservador (hipócrita), preconceituoso, discriminatório a religiões e eugenista?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Senor Rodriguez

      ± 132 dias

      "Machista" - cheio de mulheres no alto escalão misógino - idem homofóbico - sem nenhuma política ou ato discriminatório aos LGBT retrógado - retroagir ao petismo é impossível . essa foi engraçada racista - onde? quando? explica aí... discriminatório a religiões - Epa!! Perdi o noticiário? Quando aconteceu? Eugenista? - acho que vc não tem ideia do que seja eugenia. Explique os atos concretos do governo que justificam esses seu discursinho de DCE..

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 132 dias

    A esquerda é um lixo acéfalo, Bolsonaro ainda não aprendeu que não se dialoga com gente podre....Esses vermes são um empecilho aos bons costumes e cidadãos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 132 dias

    Ficou demonstrado que nem fascista consegue ser. Não passa de um autoritário esculachado meia-boca. Rebotalho da chinelagem, um perigo para o próprio país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • B

      Baldoino Moutinho de Carvalho

      ± 132 dias

      Parabéns leu e entendeu o texto e descobriu que Bolsonaro não cabe na regra da esquerda mas achou agora um termo mais apropriado pra adjetiva ló; " nem fascista consegue ser".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Senor Rodriguez

      ± 132 dias

      Perigo é a esquerda, seus margin_ais de estimação, suas ideias juvenis e sua sede de violência real.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    David de Carvalho

    ± 132 dias

    Um editor da Veja querendo suavizar o extremismo direitista do governo atual. Pra azar dele e da gazeta, os fatos falam por si.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      MateusMS

      ± 132 dias

      quais FATOS, VERMElho?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Senor Rodriguez

      ± 132 dias

      Refutar que é bom, nada né?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 132 dias

    Diogo Schelp?, é aquele de Veja? Uiui, é progressista esquerda camuflada. Então Bolsonaro ofendeu os nordestinos???, flerta com a ditadura militar, com a violência política, conexão com grupos paramilitares???, perseguir opositores???, onde, quando, como???, culto ao líder???. só se forem alguns. A imensa maioria - 60 milhões Diogo - eu me incluo não cultuam líder nenhum, só o apoiam. Mais um deliquentezinho intelectual na Gazeta. Mamma mia! Fascistas? É essa esquerda por ca que infesta o jornalismo, os partidos e intelligentsia por aí. Certo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 132 dias

    Bozo não é nada disso, é bem PIOR

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dexametasona!

    ± 132 dias

    Até agora a melhor explicação do que está ocorrendo no Brasil foi dada pelo Prof. Ghiraldelli. Mas não adianta falar, porque os súditos do Bolsonaro não querem acreditar na realidade; preferem continuar na utopia e fantasia. Povo do Brasil que se ligue, porque as milicias já dominam extra-oficialmente as cidades e em algumas esferas da República já dominam o Estado. É o caso do Estado do Rio de Janeiro e em Brasília.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Bruno F. M. da Silva

      ± 132 dias

      Comuna detected!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dexametasona!

    ± 132 dias

    https://www.youtube.com/watch?v=ieVZzbHw5G4

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Bruno F. M. da Silva

      ± 132 dias

      " mimiimi, fascista, mimimi, miliciano, mimimi e o queiroz, mimimi cade minha boquinha nas tetas do governo?"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAFerreira

    ± 132 dias

    É apenas um petista-psolista inconformado e sem consistência argumentativa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO LUIZ POZZOBON

    ± 132 dias

    Ontem em um programa de tv espanhola lula foi entrevistado. Deu vontade de vomitar tamanha mentira perpetrada pelo ex presidiário. Acusou o governo atual de facista e moro e Bolsonaro. Está gente não satisfeita de ter destruído o Brasil em todos os sentidos, faz campanha das mais sórdidas possível para difamar o atual governo. Gente da pior espécie possível. Lamentável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério

    ± 132 dias

    Foto escolhida à dedo para ilustrar uma matéria que nega o tal "fascismo" do Governo Bolsonaro. Nem me dei ao trabalho de ler tal matéria. Aliás, nem deveriam falar sobre esse "fascismo", pois o mesmo só existe na cabeça de sequelados, gente que não merece atenção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Debora B.

    ± 132 dias

    Nao edtou com tanto tempo. Mas posso afitmar...vc se equivocou em muitas coisas no q tange a sua perceocao do Presidente. O E qto a imprensa, ela nao tem ecercido seu papel critico, e sim ideológico e de constantes ataques, e o governo tem reagido a esse comportamento midiatico. Mas nunca impediu a imprensa de exercer sua liberdade de expressao apesar da histeria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jacksonn Frank

    ± 132 dias

    Qual o termo que o Diogo Schelp acha mais apropriado para chamar esse governo? Características: Nepotismo Miliciano Se apoia em Deus para segregar minorias Totalitário, apoia a censura Conservador, mas só para os outros Bandido, só se for familiar dele Apoia tortura Apoia crianças com armas Xenófobo, mas americano pode tudo Índios para ele não são seres humanos ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • B

      Bruno F. M. da Silva

      ± 132 dias

      Senor Rodriguez: perfeitas as indagaçoes! Obviamente, voce nao obtera respostas satisfatorias do comuna militonto, somente algo do tipo: "mimiimi, fascista, mimimi, miliciano, mimimi e o queiroz, mimimi cade o imposto sindical etc etc"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Somente Verdades

      ± 132 dias

      Senor Rodriguez: espere sentado as respostas, esses acéfalos só sabem repetir bravatas superficiais, não são capazes de argumentar sobre nada. Lembrando que quem queria "regularizar" (eufemismo para censurar) a imprensa e a internet era o Lula

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Senor Rodriguez

      ± 132 dias

      Refresque nossa memória: Há vínculos comprovados e sólidos com milícias? Qual nepotismo, se há proibição em lei? Qual segregação concreta de minorias que vc viu? Quando o governo (poder executivo), censurou (proibiu ilegalmente a veiculação) alguma coisa? Qual o apoio a "crianças com armas"? Fontes? Onde há xenofobia? Em receber refugiados? Se não tiver resposta CONCRETA, fique quietinho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FABIO MAC

    ± 132 dias

    o que dizer de regimes como da Venezuela ? Koreia do Norte ? amplamente apoiados pelo PCDB PT etc...ai querem falar de facismo ? nazismo ? e outros ismos ??? por favor a esquerda não sabe do que fala ou se finge de tonta !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Leivas Bastos

    ± 132 dias

    Inimigo interno pode ser a burguesia de Marx, nunca se esqueça. O nazismo é um socialismo nacionalista alemão, nada mais que isso. E para quem quiser colocar a pecha de étnico, é bom não se escurece do Holodomor ucraniano. Nazismo é um socialismo nacionalista alemão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Eduardo Leivas Bastos

      ± 132 dias

      *esquecer

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Leivas Bastos

      ± 132 dias

      *esquecer

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Victor Luiz

    ± 132 dias

    Paulo c p = burro

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Aurelio Rosa Filho

    ± 132 dias

    Não é, mas gostaria de ser...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 132 dias

    E aí petezada? Entenderam ou querem que desenhe?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dimas

    ± 132 dias

    Todos *********, ladrão, ******** quando vão assaltar um trabalhador eles gritam, passe a carteira **********, assim é essa esquerda de **********, que na verdade deveria mesmo era voltar o regime militar e aquela lei que deu um limpa nessa praga, aí sim vocês vão ver esse país virar um primeiro mundo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mmf

    ± 132 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • B

      Bruno F. M. da Silva

      ± 132 dias

      Pegou o comunavirus, doença pro resto da vida.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 132 dias

      Mmf. Ou você não sabe interpretar textos ou não quis entender mesmo. Ou já está tão bitolado que nada mais te acalma.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Fabio

      ± 132 dias

      mau caráter sem escrúpulos medíocre desonesto bandido quem apóia a esquerdalha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Corisco

    ± 132 dias

    Verdades mais que absolutas precisam ser ditas sempre. Deve doer bastante pra essa gentalha da esquerda os resultados do governo Bolsonaro. Pra estes, existe um só caminho; o choro e o aeroporto !!!!! Chuuuuupa !!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    peace!

    ± 132 dias

    Não pode? isso não é fascismo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Caio

    ± 132 dias

    Não dá pra entender pelo texto se o colunista só é burro, o que não me parece ser o caso, ou se está manipulando os fatos para defender o presidente. Pra ser anticorrupção e até anti petista não é necessário ser um ****** e compactuar com esse governo que tem sim, toda a pretensão de ser fascista, mas que nem para isso tem capacidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • D

      Decio mango

      ± 132 dias

      Caio: mas ser inteligente também não e seu caso...e por analogia vê-se não ser ptista mas mais um idi0ta útil...com certeza

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Caio

      ± 132 dias

      Deixando claro que ao citar o termo ****** não me refiro ao colunista, mas a toda e qualquer pessoa que não tem senso crítico suficiente para analisar o governo sem uma polarização. Ser anti Bolsonaro não quer dizer ser petista. A eleição já passou.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos

    ± 132 dias

    A lista de Mann não é completa e deixa de abordar o que estruturalmente o fascismo fez com a vida econômica na sociedade, através do estado totalitário e o quanto isso estruturalmente tem relação com o socialismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO C.P.

    ± 132 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • E

      Eduardo Leivas Bastos

      ± 132 dias

      Lembro de Lula elogiando Getúlio Vargas e Hitler. Onde vocês estavam, progressistas??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 132 dias

      Paulinha gritona!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Decio mango

      ± 132 dias

      Lulla +asnos=asnistas

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 132 dias

    Não é fascista. As viuvas (imprensa, artistas, corruptos, baderneiros, bandidos, **********...) de plantão perderam as "benesses" criaram mais essa discussao inutil. Bolsonaro foi eleito democraticamente pela maioria e ponto final. Se não esta satisfeito aguarde as proximas eleições! Simples assim! Estou satisfeito com o meu voto! Um ano sem invasão de fazendas, bloqueio de rodovias, greves sem sentido, foi excelente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAMC

    ± 132 dias

    ToperaSONARO

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Aaron Maltz

    ± 132 dias

    O ex-Presidente Getúlio Vargas, aquele que se suicidou em 24/08/1954, dono do Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB, o maior inspirador da Esquerdalha brasileira, era um Fascista de fato, aliado do Hitler, na segunda grande guerra. Era ele, o grande inimigo do Prestes ao ponto de entregar de presente ao Hitler, a amante do Prestes, a Olga Benário, uma Judia Comunista alemã. Isso é fascismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 132 dias

      Getúlio se aproximou do fascismo, mas não pode ser considerado um governo fascista. No seu governo, a Ação Integralista, que se inspirava no ideário fascista, foi combatida. E o Brasil entrou na guerra aliado aos EUA, e contra a Itália fascista e a Alemanha de Hitler. A realidade é sempre complexa, não se enquadra em rótulos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 132 dias

    O importante é que o Brasil ficou livre das garras malditas e corruptas do pt ( do comunismo ) que destruiu a nossa economia. Bolsonaro é apenas um militar que ama o seu país e , por causa deste amor, é objeto de provocações e críticas da mídia comunista que perdeu todas as suas regalias. Agora, que o país vai crescendo e melhorando é a pura verdade. Obrigado presidente por tudo o que você sofreu, sofre e sofrerá por amar o nosso Brasil verde e amarelo. Estamos juntos, sempre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sandro Rones

    ± 132 dias

    Um governo que tem como lema a ideia 'positivista' onde seres humanos com fragilidades não tem valor, por pertencerem a uma minoria caracteriza o protótipo do fascismo. ele não passa uma semana sem dar uma declaração fascista. A última Sr Diogo: Aidéticos dão muita despesa para o país... e a esta somam-se centenas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 132 dias

      Sim seu mané. Aidéticos, fumantes, alcóolatras e muitos outros doentes que oneram a saúde pública. É tão fácil pensar com o cérebro sem este viés malicioso. Mas o esquerdista prefere pensar com a bunda né!? Fazer o quê.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RODRIGO

      ± 132 dias

      Vai estudar.... CHORÃO!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Oliveira

    ± 132 dias

    Se o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães pode ser chamado de esquerda por ser "socialista", então Bolsonaro e seu lema para o "Aliança pelo Brasil", "Deus, Pátria e Família", podem ser chamados sim de fascista, afinal "Deus, Pátria e Família" foi o lema do maior movimento fascista fora da Itália, a chamada Frente Integralista Brasileira, fundado em 1932 durante a plena força do Fascismo Italiano.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diogo

    ± 132 dias

    Quanta bobagem

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Eugênio Anunciação

    ± 132 dias

    Bolsonaro é claramente a favor de Israel e do povo judeu, tanto é que prometeu transferir a Embaixada Brasileira para Jerusalém. Ele é amigo de Israel. Ora, nunca na história, um fascista foi amigo de Israel.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Oliveira

      ± 132 dias

      Não confunda fascismo com nazismo. Um prega o antissemitismo, o outro prega qualquer outro inimigo interno.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 132 dias

    Serei eternamente grato ao Bolsonaro por me livrar da tragédia de mais um governo petista. O governo está indo bem, e o enfrentamento com a extrema-esquerda é inevitável e necessário. O fascismo, na América Latina, veste vermelho e foi capaz de criar um regime como o da Venezuela, que usa milícias paramilitares para eliminar opositores (mais de 8000 vítimas, segundo alguns observadores). Feliz com meu voto mo Bolsonaro e não ligo a mínima para o que esses picaretas esquerdistas pensam e falam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • B

      Bruno F. M. da Silva

      ± 132 dias

      Eduardo Prestes: Que bela chinelada na cara que vc deu rapaz! hahahaha

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 132 dias

      Eduardo Oliveira: Olha, o Bolsonaro nunca matou ninguém, foi alvo de tentativa de assassinato por um militante do PSOL. Assassinado foi o prefeito Celso Daniel, porque ia revelar a corrupção petista, numa época em que o partido se importava com reputação.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Oliveira

      ± 132 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    ± 132 dias

    O ponto principal do fascismo, que caminha junto com o comunismo e o nazismo, é o agigantamento do Estado e a absorção do indivíduo pelo coletivo... o Estado brasileiro hj está muito longe disso... a não ser na cabeça dos esquerdalhas, no chamado fascismo imaginário da resistência de auditório. Acorda Brasil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • A

      All Jr

      ± 132 dias

      Eduardo Oliveira: uma característica tão facilmente identificada de regimes totalitários e vc dizendo que inventei isso? hahahahahaha por isso não perco tempo discutindo com esquerdista... esse teu fascismo imaginário não convence mais ninguém rapaz! Acorda Brasil!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Bruno F. M. da Silva

      ± 132 dias

      Eduardo Oliveira: E esses teus 3 pontos são o que além de viagem? Critica um ponto de vista para depois fazer suposições muito mais absurdas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Oliveira

      ± 132 dias

      O fascismo é totalmente a favor do corporativismo que existe somente no capitalismo, você está viajando em conceitos inventados por você. Bolsonaro disse que se pudesse: 1. confinaria ambientalistas na Amazônia (segregação, outro ponto do fascismo); 2. Demitiria quase toda a Câmara (totalitarismo); 3. Fuzilaria os petistas (extermínio da oposição).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOÃO MOREIRA

    ± 132 dias

    Como diz o professor Olavo de Carvalho, eis um colunista analfabeto funcional. Demonstra não entender nada a respeito do que é fascismo. Será bom o senhor estuda nais sobre o assunto para não ficar escrevendo este monte de asneiras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Bruno F. M. da Silva

      ± 132 dias

      Olha o comuna querendo se fazer passar por admirador do Olavo de Carvalho. Vai pra foia militonto!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Moreira Filho

    ± 132 dias

    Raso, cheio de opiniões pessoais e excesso de narrativa. Elenão modo nutella.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Silva

    ± 132 dias

    Não é fascista nem quando demitiu o funcionario do Ibama que multou o Bolsonaro, quando este era deputado, por pescar em local não oermitido ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elisangela alves laranjeira

    ± 132 dias

    A narrativa do autor desse texto conseguiu me convencer que de fato o tal presidente é fascista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Moreira Filho

      ± 132 dias

      Essa era a intenção!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    ± 132 dias

    Bolsonaro não é um facista. É sim um facistoide. Sua ideologia é facistoide. O pior do presidente é sua ignorância, seu despreparo, sua falta de educação, sua truculência, sua prepotência, e seu viés autoritário. No popular: um total sem noção, de coisa alguma. O bolsonarismo, assim como o petismo, são essencialmente facistoides.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SAW

    ± 133 dias

    E o que é o "neofascismo"? Acho que o artigo colaborou em encontrar semelhanças. Mas há outras: neste governo ocorreu manifestações simpáticas ao AI-5, o que fere a atuação democrática do Parlamento que é colocado, às vezes, como inimigo; há um projeto de militarização da educação, item pedagógico fundamental dos governos fascistas; a perseguição às universidades e aos cientistas foi crucial ao plano nazista, temos visto isso com certa frequência; a insistência em um revisionismo histórico, que acho até interessante, mas está travestido de uma intenção maquiavélica de escrever uma história oficial; a alimentação de uma paranoia onde há um inimigo constante sempre à espreita...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.