i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Diogo Schelp

Foto de perfil de Diogo Schelp
Ver perfil
Política

Afinal, Sergio Moro é de centro ou de direita?

  • Diogo SchelpPor Diogo Schelp
  • 15/11/2020 18:00
Moro é de centro
O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, e o apresentador Luciano Huck| Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

A notícia de que Sergio Moro, ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, recebeu em sua casa, em Curitiba, o apresentador de TV Luciano Huck para discutir uma possível frente "de centro" para as eleições presidenciais de 2022 — que incluiria também o governador tucano de São Paulo, João Doria — provocou uma espécie de surto entre políticos e formadores de opinião de esquerda. "Como assim, Moro é de centro?", indignaram-se.

O argumento geral é de que, longe de ser de centro, Moro é de extrema direita. Ciro Gomes, do PDT, que almeja disputar a presidência novamente, resumiu da seguinte forma: "No dia em que Doria, Huck e Moro forem de centro, eu sou de ultraesquerda, o que eu nunca fui." Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, disse que não apoiaria "uma chapa integrada por alguém de extrema direita", referindo-se a Moro. O governador do Maranhão, Flávio Dino, do PCdoB, utilizou-se do fato de Moro ter gravado um vídeo para um candidato bolsonarista à prefeitura de Fortaleza (CE), o Capitão Wagner, do Pros, para afirmar que ele "começou muito mal a sua tentativa de se reinventar como referência do centro, após servir a Bolsonaro e dele se servir".

Já o youtuber Felipe Neto, que parte da imprensa fez o favor de elevar ao status de analista político, tratou de avisar no Twitter que "todo jornalista que chamar Moro de 'centro' está agindo como um cretino sem caráter".

Muitos jornalistas não desapontaram o youtuber e reforçaram a classificação de Moro como "extrema direita", valendo-se na maioria das vezes dos mesmos argumentos de Ciro, Maia e Dino. Ciro Gomes e Flávio Dino preparam-se para se lançar como presidenciáveis do campo da esquerda em 2022. Moro é, obviamente, uma ameaça para esses planos.

Rodrigo Maia, por sua vez, tem tanto motivos pessoais quanto partidários para classificar o ex-juiz como extremista. Maia está sendo investigado pela Procuradoria-Geral da República por suspeitas de repasses ilegais da empreiteira OAS, em desdobramento da Operação Lava Jato, da qual Moro foi juiz. E, como integrante do DEM (a propósito, um partido de direita), Maia pretende se manter no jogo para discutir alianças para 2022.

Para os líderes do partido, Doria e Huck são nomes possíveis para compor uma chapa. Coincidência ou não, após um almoço entre Maia e Huck na segunda-feira (9), o presidente da Câmara amainou as críticas a Moro. Ao votar, neste domigo (15), respondendo a perguntas de jornalistas, disse que o DEM e Luciano Huck têm uma "linha de pensamento convergente" e podem construir juntos um projeto, mas sem Moro.

Que essas e outras lideranças políticas queiram colocar Moro na extrema direita é compreensível — faz parte do jogo político-partidário para 2022. Mas será que a classificação resiste a uma análise fria?

Entre os argumentos mais repisados nesse sentido estão o de que Sergio Moro "serviu" ao presidente Jair Bolsonaro — antes da eleição, pelo papel desempenhado na emergência do antipetismo, e, depois, por ter sido ministro de seu governo — e o de que, no comando da pasta da Justiça, ele defendeu a flexibilização do excludente de ilicitude no Código Penal, permitindo aos juízes reduzir pela metade ou deixar de aplicar uma pena no caso de policiais que cometessem excesso de violência "por escusável medo, surpresa ou violenta emoção". A proposta não foi aprovada.

Se condenar políticos corruptos é uma agenda extremista, então a maioria dos brasileiros está à direita de Gengis Khan. Não é o caso. E ter sido ministro de Bolsonaro não coloca ninguém automaticamente na companhia da Ku Klux Klan ou de neonazistas. Luiz Henrique Mandetta, do DEM, foi ministro da Saúde de Bolsonaro e ninguém o considera um político de extrema direita.

Nem mesmo a defesa do excludente de ilicitude, por si só, é o bastante para enquadrar politicamente quem quer que seja. Ideologias jamais se restringem à opinião sobre um único tema. O ex-presidente e ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, tem em seu currículo comentários homofóbicos e machistas, mas não há quem o classifique como extrema direita. Está mais para reacionário de esquerda.

A ombudsman da Folha de S.Paulo usou como evidência de que Moro não merece almejar o centro político uma ferramenta de big data do próprio jornal. Trata-se de uma análise do posicionamento ideológico de 1.800 personalidades no Twitter segundo o comportamento de 1,7 milhão de seguidores. Por essa análise, em que a localização no espectro político de um pessoa é definida pela maneira de pensar de quem a segue, Moro está próximo de Bolsonaro no campo da direita.

Ocorre que a própria ferramenta permite observar nuances nessa classificação. Por exemplo, os seguidores de Bolsonaro têm um perfil mais diverso, o que significa que ele é seguido por uma proporção maior de pessoas de centro e de esquerda do que Moro. Isso é esperado, considerando-se que mesmo quem não compactua com as ideias de Bolsonaro quer saber o que anda dizendo o presidente do país. Essa variedade, porém, pode fazer com que Bolsonaro fique menos à direita na análise do que ficaria se fosse seguido apenas bolsonaristas raiz. Além disso, a ferramenta do jornal paulista também indica que, desde a última análise, feita em 2019, Moro moveu-se levemente para o centro, a julgar pela mudança no perfil ideológico de quem o segue — enquanto Bolsonaro permaneceu estacionado.

De qualquer forma, a maneira de pensar dos fãs talvez não seja a melhor evidência da classificação política de uma personalidade. O próprio Sergio Moro, em entrevista concedida em julho deste ano, se classifica como sendo de "centro-direita".

Há muitas maneiras de classificar uma pessoa ou um partido dentro de um espectro político. Todas são subjetivas e dependem de uma combinação de opiniões sobre diferentes temas. Há um modelo que enquadra as ideias políticas em esquerda radical, velha esquerda, esquerda moderna, direita moderna, velha direita e direita radical. Outro estipula gradações da combinação entre posicionamentos econômicos (mais estatista ou mais liberal) e de valores comportamentais (mais progressista ou mais conservador). Outro, ainda, faz um cruzamento de opiniões sobre economia com a aderência a valores democráticos ou totalitários. E por aí vai.

Em qualquer dos modelos de classificação política, para se chegar a uma conclusão é preciso compreender a opinião do indivíduo sobre uma grande variedade de questões. O papel do estado na economia, privatizações, tributação, imigração, desigualdade social, pena de morte, criminalidade, função dos sindicatos, política de drogas, controle de armas, aborto, conduta moral, casamento gay e papel da religião na política, entre muitas outras questões, devem entrar no caldeirão que faz o caldo do posicionamento político.

As opiniões de Sergio Moro sobre questões de justiça e segurança pública são bem conhecidas — e nem sempre apontam para a direita, como no caso da flexibilização das armas, agenda que ele teve de engolir a contragosto quando integrava o governo Bolsonaro. Em outras áreas, o posicionamento do ex-juiz não é tão claro. Nas poucas vezes em que falou de aborto e de temas comportamentais, por exemplo, adotou uma postura legalista, ou seja, de respeito às leis já existentes. Na economia, sua preferência por políticas liberais é bastante evidente, mas ele evita entrar em detalhes.

Este ano, diante da polarização política no combate à pandemia do novo coronavírus, Moro se colocou entre aqueles que são a favor das medidas de distanciamento social que Bolsonaro desprezou — o que, aos olhos dos apoiadores do presidente, colocava o ex-ministro à esquerda do espectro político.

Se adotarmos um modelo simples, com sete graus de classificação (extrema esquerda, esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita, direita e extrema direita), percebemos que faltam a Moro a xenofobia, a aversão aos direitos das minorias, o nacionalismo exacerbado, o antiambientalismo e o negacionismo científico que têm sido elementos definidores da extrema direita contemporânea. O ex-ministro tampouco adere ao desprezo às instituições democráticas, ou seja, à tentação totalitária que é um traço comum tanto da extrema direita quanto da extrema esquerda.

Diante de tudo isso, é mais adequado situar Moro na centro-direita, como ele se define, ou na direita. Jamais na extrema direita. A insistência em classificá-lo assim deve-se em parte a um cálculo eleitoral e em parte ao ódio que o centrão e setores ligados ao petismo têm da Lava Jato.

E se Moro pretende mover-se em direção ao centro do espectro político, que mal pode haver nisso? Seria uma forma de evitar a polarização que em 2018 engessou a política brasileira. Ele precisará, porém, convencer o eleitorado do seu reposicionamento político. E, para isso, terá de deixar mais transparentes suas opiniões sobre temas que vão além da área de atuação pela qual entrou na vida pública.

39 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 39 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    salcutrim

    ± 1 horas

    Coitado do Moro, um excelente juiz, que fez algo fantastico a nação no combate a corrupção. Mas quando aceitou o convite do presidente para trabalhar no governo, falhou em entender que quem foi eleito foi o PR, que tem a prerrogativa de apontar e demitir ministros e diretores. Moro nao concordava com o PR, tudo bem, mas deveria sair com estilo. Dizendo que ja nao mais concordava com o PR e que os dois se respeitavam, etc. Mas ele agiu como politico e decidiu sair atirando pra todo lado sem provas. Resultado: se queimou. Foi otimo juiz, mas um mau politico. Queria defender sua biografia, acabou por queima-la. Uma pena mesmo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      LSB

      ± 14 horas

      Essa classificação linear de (extrema) direita a (extrema) esquerda só serve para a esquerda dizer q há “extremismo” em todos lugares, etc e tal. Liberdade individual, livre expressão, governo mínimo e sem pouca intervenção vai ser classificado como? O ultra liberal capitalista q quase não quer estado é extrema esquerda ou extrema direita hitleriana? Enfim, usar essa classificação é ignorância ou má fé (não há outra hipótese).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • V

        VBSB

        ± 15 horas

        Cala boca esquerdista disfarçado fos infernos

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Paulo Santos

          ± 18 horas

          Recordo do Rato de Curitiba, em vídeo, afirmando para um político, enquanto acertava sua gravata: "Pelotas (RS) é exportadora de viados !" A esquerda concordou, pois não o criticou. Poderia ? Evidente que deveria tê-lo criticado, porque após esse fato, nada que seja criticado pela esquerda, a fato semelhante, pode ser levado a sério.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            CLEUSA

            ± 18 horas

            Acho quase impossível definir se é de direita ou esquerda sem bases concretas. Quem disse que a extrema direita tem aversão aos direitos das minorias? Quem diz que só os esquerdistas querem uma vida melhor para os mais pobres? Quem disse que só os de direita querem armas?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • P

              Paulo Santos

              ± 17 horas

              Sou de Direita e sou contra o racismo, defendo os gays e qualquer ser humano quando correto e defendo as mulheres. A diferença, já observei, é que defendo INDEPENDENTE se a vítima é dessa ou daquela ideologia, penso que deveríamos ESQUECER se, o ou a, ofendida é Lula ou Bolsonaro. Nesse momento é que assisto incrédulo ao tratamento diferenciado, no pior sentido, a muitos que se dizem democratas. Ou a ESQUERDA coloca como fato consumado: SE FORES DA DIREITA NÃO TERÁS MINHA PROTEÇÃO, sendo assim vc não tem o direito de optar por outra ideologia. Somente a da Canhota !!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • A

            Afonso Celso Frega Beraldi

            ± 18 horas

            Este senhor, que nos decepciona a cada instante, primeiro expondo a república vergonhosamente quando de sua demissão do Planalto, depois se aliando a Rede Globo através do Huck, e detonando Rodrigo Constantino sem ao menos ter lido seu texto, mostra o carater oportunista de Moro, não me interessa se esquerda ou direita.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Austríaco-PR

              ± 19 horas

              É de esquerda. Desarmamentista, traíra e amigo do calça apertada.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                Regina Célia Baldin

                ± 20 horas

                A mim, não interessa tanta teoria sobre o que cada um é porque no fim serão o que for mais adequado às suas prerrogativas. O Brasil perde tanto tempo tentando ver pelo em ovo que dá pena como exemplifica o tanto de gente que não tem o que fazer. Vão se educar ao menos...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  antonio sergio ferreira baptista

                  ± 22 horas

                  Moro disse em seu twitter que o Sleeping Giants não devia atacar o jornal Gazeta do Povo porque este é o "alvo errado", o que nos faz pensar que Moro acredita que haja alvos certos para a organização esquerdista-fascista Sleeping Giants atacar. Precisa desenhar???

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • V

                    Vicente Mendes Pereira

                    ± 23 horas

                    Apesar de o lugar do Moro ser no supremo, torço pra que ele vire nosso presidente. Com certeza será um dos, senão o melhor que já tivemos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • I

                      IvoHM

                      ± 24 horas

                      Somente nas bandas da esquerda propostas como legalização do aborto e das drogas, tablet para presidiários, desarmamento da população, ativismo judicial, globalismo, politização do tratamento precoce contra o vírus chinês e desrespeito aos 57 milhões de eleitores ao trair quem sempre o defendeu são aceitas como úteis à causa. Marreco, você é no máximo do centro do Cajuru, onde te mando tomar um ônibus!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • T

                        TIAGO

                        ± 24 horas

                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          MAURO FONSECA DE MACEDO

                          ± 24 horas

                          Moro só é um ex-juiz traíra, cujas mencionadas estreitas ligações com o PSDB estão se confirmando. PSDB não é e nem nunca foi de direita, só um bando de esquerdinhas caviar corruptos!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            ANTONIO

                            ± 24 horas

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • G

                              Guilherme Tavares Malizia Alves

                              16/11/2020 14:16:52

                              Moro é progressista.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                CaHenr

                                16/11/2020 14:13:48

                                Nem centro e nem direita. Moro é 100% centro esquerda. PSDB. Socialismo Fabiano.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  João Mauricio

                                  16/11/2020 13:28:15

                                  Os asseclas do Bolsonaro, os asseclas do Lula, os seguidores do Dória, e os bandidos e corruptos de plantão, farão de tudo para tentar "cancelar" o Moro, para não ter sucesso em 2022.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • V

                                    VBSB

                                    ± 15 horas

                                    Boca de chupeta se auto-cancela

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • T

                                    TIAGO

                                    ± 24 horas

                                    Pro Moro não ter sucesso em 22 é só deixar ele falar.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  João Mauricio

                                  16/11/2020 13:27:49

                                  Os asseclas do Bolsonaro, os asseclas do Lula, os seguidores do Dória, e os bandidos e corruptos de plantão, farão de tudo para tentar "cancelar" o Moro, para não ter sucesso em 2020.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    All Jr

                                    16/11/2020 13:20:38

                                    Nem uma coisa (direita), nem outra (Centro), mas new left (esquerda maquiada e perfumada)... na essência, mesma coisa!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • L

                                      Luciano Müller

                                      ± 15 horas

                                      Concordo, tudo a ver com o Luciano Huck.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Alexandre Paranaense

                                    16/11/2020 12:56:21

                                    Moro 2022

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • I

                                      Ivan S Ruppell Jr

                                      16/11/2020 12:31:54

                                      A análise é coerente com os argumentos apresentados, algo digno de nota entre o jornalismo brasileiro, em que aquele que escreve parece negar os pensamentos escritos a cada final de frase. Além disso, os conceitos e ponderações refletem a realidade do que vemos acerca de todos os Políticos citados.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marcos Ctba

                                        16/11/2020 12:29:23

                                        Quem tem medo vai agredir tudo e a todos para não ficar sem carguinho nas proximas eleições.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Plinio Jacob Figueiredo

                                          16/11/2020 12:09:33

                                          Moro é de esquerda, talvez centro esquerda. Um cidadão que defende o monopólio da força nas mãos do estado e não nas mãos do povo, não é de direita, não é um liberal. Você quer saber com certeza se um cidadão é de esquerda ou de direita? Pergunte o que ele pensa sobre posse/porte de armas nas mãos da população: se ele for contra, é de esquerda; se for a favor, é de direita.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Admar Luiz

                                            16/11/2020 12:05:37

                                            Vem cá, prezado, existe "extrema direita" no Brasil? Quais? Quem? o "Bozo" é de extrema direita? Só se tiver por essas bandas bananeiras será uma meia dúzia de gatos pingados, né? Existe "extrema esquerda" no Brasil? Oras, elementar, meu caro Watson. Junte todos os vermelhinhos do PT, Psol, e os PS não sei o quê e terás uma imensidão. Moro? É aquele que manchou seu currículo. Traíragem ninguém perdoa, né não? Não se elege nem pra chefe de galinheiro.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              claro arantes heim

                                              16/11/2020 11:32:23

                                              Moro briga pela injustiça maior que temos no Brasil que é a impunidade dos poderosos e isto não agrada nem direita nem esquerda e nem cento. Devido às práticas políticas e empresariais abusivas quem sofre é o povo mais simples. O resto é bobagem.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • D

                                                Daniel M

                                                16/11/2020 11:19:21

                                                Caro colunista primeiro tente definir o que seria esquerda, centro e direita, num país onde acham PSDB de direita nunca irá pra frente, basta os livros do FHC, se aquilo não for esquerda sei lá o que seria.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • C

                                                  C R Berger

                                                  16/11/2020 11:10:50

                                                  Afinal Seu Diogo, qual sua conceituação de centro, esquerda e direita? Ficou bem obscuro!!!!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • G

                                                    GUSTAVO

                                                    16/11/2020 10:35:03

                                                    Quem defende excludente de ilicitude está na extrema direita. Quem defende a flexibilização do porte de armas está na extrema direita. Veja, sobre as armas, o PCO tem a mesma ideia. Pco é de esquerda ou extrema esquerda?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • G

                                                      GRU

                                                      16/11/2020 8:42:39

                                                      Sergio Moro é juiz e nunca deixou de ser isso em sua cabeça. Não foi bom ministro e nunca será bom político.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        JORGE VICTOR BACILA AGOTTANI

                                                        16/11/2020 6:07:57

                                                        O Sergio Moro. Combate a corrupção, da extrema esquerda a extrema direita. É o que basta. Terá o meu voto.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • .

                                                          .

                                                          16/11/2020 4:02:18

                                                          hahahaha o ex-juiz de papo particular com o apresentador (que por sua vez, é bem amigão de Flávio Dino, do Partido COMUNISTA do Brasil) e twittando de forma quase que orgulhosa dizendo que o PSOL é o partido de esquerda mais relevante. Esse cara não tem nada pra direita hahahaha

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • C

                                                            Cético

                                                            16/11/2020 2:43:24

                                                            Nem de centro, nem de lado algum senão o próprio. Ele já aprendeu o suficiente para não precisar de um inexpressivo político como esse animador de auditório.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • F

                                                              Felipe Martinelli

                                                              16/11/2020 2:31:17

                                                              Moro é de esquerda. Não tem nada de centro.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                Joaquim

                                                                16/11/2020 1:40:27

                                                                O Sérgio Fernando Moro pode se de centro. Quando o Ceará estava sendo aterrorizado pelas facções criminosas. O Sérgio Moro quando era o ministro da justiça e segurança pública além de enviar a Força Nacional para dar apoio ao aparato de segurança local, cedeu mais de 80 vagas nos presídios federais para receber os líderes das facções criminosas que foram presos. Portanto nós cearenses devemos muito ao ministro Sérgio Moro. Se ele disputar pra presidente poderá ter meu voto. Caso o presidente Bolsonaro não queira disputar.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • J

                                                                  Joaquim

                                                                  16/11/2020 1:40:27

                                                                  O Sérgio Fernando Moro pode se de centro. Quando o Ceará estava sendo aterrorizado pelas facções criminosas. O Sérgio Moro quando era o ministro da justiça e segurança pública além de enviar a Força Nacional para dar apoio ao aparato de segurança local, cedeu mais de 80 vagas nos presídios federais para receber os líderes das facções criminosas que foram presos. Portanto nós cearenses devemos muito ao ministro Sérgio Moro. Se ele disputar pra presidente poderá ter meu voto. Caso o presidente Bolsonaro não queira disputar.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  Fim dos comentários.