i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Educação e Mídia

Foto de perfil de Educação e Mídia
Ver perfil
MUDANÇAS

Ensino híbrido e a nova realidade da educação brasileira

  • Por Educação e Mídia
  • 09/09/2020 10:23
Ensino híbrido e a nova realidade da educação brasileira
| Foto: Freepik

Em um tempo que se observa a mais profunda transformação da sociedade mundial, a educação precisa ser muito mais flexível, digital, ativa, diversificada e hibrida. Os processos de aprendizagem são múltiplos, contínuos, híbridos, formais e informais, organizados e abertos, intencionais e não intencionais.

A pandemia que estamos enfrentando, vem transformando também a educação. Quebrado paradigmas, preconceitos, tabus e estigmas, trazendo uma nova e transformadora educação que já é anunciada.

Também conhecido por blended learning, o ensino híbrido é uma das principais tendências da educação durante e pós-pandemia, em sua raiz está a combinação do ensino presencial com o aprendizado remoto.

Assim, a volta às aulas pressupõe a combinação de atividades presenciais e não presenciais. Essa modalidade não é temporária e nem pode ser considerada como modismo, pois as aulas, mesmo após a pandemia, deverão ser realizadas parte nas escolas e parte em casa ou em outros ambientes. Estamos partindo de um modelo de ensino extremamente analógico e presencial para um modelo digital e semipresencial, mesmo na educação básica.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da educação híbrida em todas as etapas e modalidades da educação básica, recentemente foi criada a Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI), que promoverá a formação e o desenvolvimento dos profissionais da educação brasileira.

A ANEBHI quer proporcionar a estes profissionais, a apropriação dos estudos, das metodologias e tecnologias que contribuem para a melhoria da qualidade da educação básica do Brasil por meio do ensino híbrido. A associação também promoverá a disseminação do conhecimento científico advindo das boas experiências nacionais e internacionais da educação híbrida.

*Texto escrito por Renato Casagrande. Renato é presidente do Instituto Casagrande e vice-presidente da Associação Nacional de Educação Híbrida do Brasil. É conferencista, palestrante, escritor, pesquisador e consultor em Educação, Gestão e Liderança no Ambiente Educacional. O profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no Blog Educação e Mídia.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • S

    Saber é poder

    ± 0 minutos

    Cara, há 15 anos estou tentando explicar isso aí para minhas colegas professoras. Mas, elas insistem que aula é aquele sistema-presídio ultrapassado, com 40 reféns socados dentro de salas e grades de horários, exercitando a intolerância recíproca, com suas folhinhas da Mulan para colorir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]