Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação e Mídia

Educação e Mídia

Fomentar a leitura é uma responsabilidade de todos nós 

(Foto: Freepik)

Ouça este conteúdo

A leitura sempre foi um tema desafiador, seja na escola ou em casa, o compromisso diário em ler com interesse e vontade nem sempre foi objetivo atingido no percurso formativo das crianças e jovens brasileiros – dos adultos também. 

A cada ano que se inicia, as discussões sobre a formação de leitores ganham mais intensidade, seja no campo de indicarmos os “culpados” e suas respectivas justificativas: excesso de telas, dificuldades econômicas e sociais para acesso aos livros, rotinas exaustivas; ou ainda na busca do papel das instituições formadoras de leitores, que remetem às famílias e escolas; e é nesta seara que queremos mobilizar a reflexão. Vamos lá! 

Inicialmente, vamos nos pautar na pesquisa mais recente sobre os índices de leitura no Brasil, segundo a 6ª edição da "Retratos da Leitura no Brasil” (divulgada em novembro de 2024), indica que 53% dos entrevistados não leramnem mesmo parte de uma obra nos três meses que antecederam a pesquisa, ao longo da série histórica (iniciada em 2001)  é a primeira vez que o número de não leitores, supera os leitores; veja os dados abaixo:

Na mesma pesquisa, se considerarmos o critério de livros inteiros lidos, os dados são ainda mais preocupantes, pois apenas 27% se enquadram nesta perspectiva de leitores; diante deste cenário os desafios com a leitura e encaminhamentos que possam melhorar estes índices são cada vez mais importantes, pois uma sociedade leitora, significa uma sociedade preparada, engajada e formada por diferentes repertórios, linguagens e culturas.  

E o papel das famílias? Como a leitura pode e deve ser vivenciada no ambiente familiar? 

Pensando nas crianças, a família tem um papel fundamental, pois é a instituição que permite e contribui no desenvolvimento das primeiras experiências com o mundo, a família pode e deve contribuir com a disponibilização de livros adequados à faixa etária, explorando em conjunto com ela e principalmente, ler para a criança. Há também um ganho muito significativo quando a criança visita com continuidade espaços como livrarias e bibliotecas com os pais, pois ali percebem a valorização da leitura e a experiência real de aproximação com a diversidade literária. Claro que o exemplo também é o maior formador, pais que leem e demostram verdadeiramente que a leitura cabe na sua rotina, que é prazeroso e inspirador; influenciam diretamente seus filhos, ou seja, o exemplo precisa ser real para contribuir na formação leitora!

E a escola? Como o ambiente leitor e o trabalho de sala de aula pode contribuir na formação leitora? 

Num trabalho conjunto com a família, a escola tem um espaço incrível para contribuir no desenvolvimento da formação leitora; por meio de práticas interdisciplinares, bem como atuação ativa na literatura significativa, é possível mobilizar os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Mais do que disponibilizar livros e “cobrar” a leitura, é preciso viver a leitura, o deleite de se permitir se entregar à imaginação, aproximando-se de diferentes gêneros textuais, culturas diferenciadas e linguagens que instigam uma mobilização do local para o global. 

Se você é professor, coordenador pedagógico, gestor da Educação Pública, da Educação Infantil ao Ensino Médio; ou ainda é educador social e realiza apoio pedagógico para estudantes assistidos pelas OSC´s (Organizações da Sociedade Civil), bem como, se você é estudante universitário de licenciaturas (Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas), nós temos um convite para trabalharmos juntos a formação leitura, olha só: 

O Instituto GRPCOM, te convida a se inscrever no Projeto Ler e Pensar 2025, com uma experiência de mais de 20 anos atuando no apoio e formação dos professores de todo o Brasil. Neste ano, vamos juntos trabalhar o tema: O mundo em palavras: Leitura, Interculturalidade e Formação de Cidadãos Globais, nosso percurso vai mobilizar a essência: LER + PENSAR. Com o objetivo de potencializar a competência leitora crítica e reflexiva, promovendo a compreensão e valorização da diversidade cultural presente em diferentes gêneros textuais. 

Acesse o link para realizar sua inscrição, divulgue na sua escola, na sua faculdade/universidade, repasse para a equipe pedagógica! A formação leitora pode melhor muito a qualidade da educação brasileira, vamos juntos!

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.