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O blog na educação

Divulgação

Na educação, as possibilidades dos blogs ainda não foram inteiramente exploradas e já passamos para novas explorações de redes sociais digitais (orkut, facebook, miniblog – twiter) etc. Em uma entrevista, certa vez, me fizeram a seguinte pergunta sobre o uso do blog:

– Professora, onde leciono tivemos experiências de produção de blogs na disciplina de Filosofia. A maioria dos alunos não gostou de produzir uma página com características voltadas à aprendizagem e teve dificuldade para entender e sistematizar a linguagem utilizada nessa ferramenta. Por que isso aconteceu?

Respondi a esta pergunta dividindo-a em diversas partes:

“Professora, onde leciono, tivemos experiências de produção de blogs na disciplina de Filosofia.” Este professor teve uma ótima iniciativa, pois utilizando os blogs na sua disciplina, fez uma tentativa de abrir novos canais de comunicação entre alunos e professor, incentivando, com isso, o convívio dos alunos fora da sala e a continuidade de se pensar o conteúdo da aula em outro ambiente.

“A maioria dos alunos não gostou de produzir uma página com características voltadas à aprendizagem.” O blog pode ainda ser uma novidade para os professores, mas a linguagem é bem conhecida dos adolescentes; muitos já até abandonaram seus blogs, pois eles os utilizam para publicar páginas pessoais. Talvez, o que tenha faltado neste projeto por parte dos professores, foram apropriação dessa linguagem e exploração das várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem, de uma forma mais aprofundada. Aqui eu necessitaria, também, que o professor deste projeto respondesse a algumas perguntas: como foi sua interação com blogs antes de criar esse projeto? Você já produziu um blog pessoal e explorou os dos seus alunos? Quais temas foram considerados para a produção dos blogs na disciplina de Filosofia? Os alunos podiam contribuir com assuntos vinculados às suas realidades de vida e à Filosofia? Alunos de outras localidades e realidades foram envolvidos no projeto? Seus alunos não preferiram utilizar outro ambiente na internet?

“(…) e teve dificuldade para entender e sistematizar a linguagem utilizada nessa ferramenta.” Não sei a qual linguagem o professor estava se referindo aqui. Se foi em relação à língua escrita, deveria ter deixado claro que uma das principais características de um blog são os textos que podem ser lidos e comentados pelas pessoas que tenham acesso ao mesmo. Professor e alunos deveriam ter pensado nas possibilidades novas de comunicação que se abriu com a criação do blog para a disciplina.

“Por que isso aconteceu?” Talvez não tenha dado certo porque o professor impôs a utilização do blog sem conversar com seus alunos sobre outras ferramentas de comunicação disponíveis na internet. Outra questão que me deixou muito curiosa é se o professor envolvido no projeto convidou os seus alunos a se divertirem criando um blog para a disciplina junto com eles ou se os fechou em exigências e tarefas iguais a da sala de aula? Será que ele inovou?

Continuaremos esta conversa aqui no blog, mas antes gostaria de saber se você já utilizou, utiliza ou utilizaria o blog na sua disciplina? Por quê?

>> Glaucia Brito é professora do Departamento de Comunicação Social e dos Programas de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e Educação (PPGE) da UFPR, pesquisadora em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

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