• Carregando...
O futuro do trabalho acontece agora! Você está pronto?
| Foto:

Que tivemos um ano de reviravoltas na forma de consumir, produzir, viver e conviver em 2020 é inegável. De acordo com o relatório The Future of Jobs 2020, do Fórum Econômico Mundial, os bloqueios induzidos pela pandemia de COVID-19 e recessão global relacionada ao ano de 2020 criaram perspectivas altamente incertas para o mercado de trabalho, acelerando a chegada do futuro do trabalho.

Desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico e análise, resolução de problemas, autogestão, aprendizagem ativa e flexibilidade, por exemplo, são destaques quando se apontam as necessidades para o mercado de trabalho até 2025, ou seja, é uma necessidade imediata.  Em média, as empresas estimam que para cerca de 40% de trabalhadores será necessário requalificação de seis meses ou menos, conforme aponta o relatório do Fórum e sinaliza, ainda, que 94% dos líderes de negócios esperam que os funcionários adquiram novas habilidades.

E quando olhamos para esse futuro do trabalho, olhamos também para a educação, que desde o início do período pandêmico teve impacto significativo de mudanças na forma de aprender e ensinar. Mais do que nunca estamos ouvindo falar em educação à distância, educação online, conectividade e e-learning e neste rol de terminologias que trazem cada vez mais soluções para as diferentes necessidades dos aprendentes, ganha espaço o lifelong learning, que tem trazido o conceito de “aprendizagem ao longo da vida” e desafiado as universidades, escolas de negócios e as pessoas a se movimentarem e a se reconstruírem.

O que lifelong learning e o futuro do trabalho têm em comum? A resposta é TUDO! Tanto nos aspectos relacionados à vida pessoal, quanto profissional, o desenvolvimento contínuo é uma necessidade. Entender os desafios da vida como oportunidades para aprender e evoluir é fator determinante para alcançar objetivos. Investir em um desenvolvimento contínuo ao longo da vida é investir numa mentalidade diferente daquela que enxerga um certificado de determinado curso como garantia de conhecimento e emprego, é investir em uma mentalidade e cultura que visa entender e dominar seu próprio desenvolvimento, superar-se constantemente, desafiar-se a aprender, desenvolver e aprimorar habilidades.

É preciso uma mentalidade de desenvolvimento contínuo!

O futuro do trabalho está batendo à porta de cada um, trazendo consigo muita tecnologia, necessidade de novas competências, habilidades e atitudes. As mudanças que estão ocorrendo agora, principalmente no mundo do trabalho e ambientes educacionais oferecem grandes oportunidades para que essa porta seja aberta imediatamente.  A educação à distância, educação online, conectividade e e-learning, já mencionadas aqui, são grandes aliadas nesse processo de desenvolvimento contínuo. Cursos rápidos, por exemplo, são uma excelente oportunidade para auxiliar no processo de qualificação e requalificação. Conhecer cada vez mais a área em que se atua, atualizar-se, saber de outras áreas e conectar-se com tendências e necessidades do mercado de trabalho se tornam diferenciais significativos.

As empresas e as instituições de ensino estão prontas para acelerar a digitalização, tanto dos processos de trabalho, da aprendizagem, nas novas formas de trabalho que se mostraram possíveis de acontecer de forma remota por meio do home office e, com destaque, na implantação de tecnologias e na automação de tarefas nas empresas – o mundo está cada vez mais digital. Contudo, as lacunas de competências e habilidades necessárias para o futuro do trabalho continuam altas, por isso é hora de se conectar, aprender a aprender e compartilhar. A aprendizagem ao longo da vida não pode esperar o futuro, ela acontece agora! Você está pronto?

Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro. Jacielle é consultora em Gestão Escolar de Qualidade pela Fundação L’Hermitage, pedagoga, especialista em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem. Gerente de Educação e Negócio do Sistema Fiep.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]