Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação e Mídia

Educação e Mídia

O seu sucesso está em como você lida com suas frustrações

Como você anda demonstrando suas emoções? Que tal darmos uma pausa para conversarmos um pouco sobre esse tema?

Mulher meditando
(Foto: Imagem de wayhomestudio no Freepik)

Ouça este conteúdo

Você é do time que teve uma educação severa sem demonstração das emoções ou era da criação da qual podia exteriorizar suas emoções de acordo com a sua própria vontade?

Independe de como foi, o provável é que muitas vezes surgiram situações de desconforto emocional que geraram indisciplinas, desrespeitos, hostilidades e ofensas, e na qual muitas vezes culpamos e problematizamos a emocionalidade. Mas a dificuldade está em saber adequar a emoção e sua manifestação conforme a circunstância em que se está inserido.

Por isso desenvolver o processo de Autoconsciência - ter consciência do seu estado de espírito quando um evento inesperado ocorre - é tão importante para que você consiga compreender a situação e saber lidar tanto consigo mesmo quanto com as circunstâncias em questão e com os outros que estão inseridos nesse contexto.

Afinal, é a emoção (sentida e compreendida) que te impulsionará a agir de uma determinada maneira, com mais ou menos prudência, desempenhando uma função decisiva e específica na sua automotivação. Quando você consegue motivar-se, seus sentimentos estão à serviço de seus objetivos e com isso aumentam a atenção, o controle e a criatividade, tudo isso pela simples capacidade de adiar a satisfação e controlar a impulsividade. É o processo de resistência as decepções, de se conhecer e validar as atitudes e escolhas a serem tomadas e suas consequências. É o amadurecer, crescer.

O seu sucesso está em como você lida com esse adiamento, com essas frustrações, por isso a habilidade emocional determina até onde irá em qualquer outra competência. Em função disso, ela é tão exigida e valorizada, simplesmente por ser a skill da capacidade de articulação das aptidões e da condução da alta performance.

Perceber e dar nome a uma emoção, sentir e perceber como ela se manifesta nas atitudes, relacionamentos e o que ela mobiliza... Enfim! Se conhecer é um grande privilégio que temos nessa linda e instigante caminhada chamada VIDA.

O que todos querem saber é como ter essa autoconsciência. E a resposta é bem simples: Repertório Comportamental. Ou seja: vivenciando. E por isso temos um convite para você! Conheça o projeto a História de Maria – no Instagram @ahistoriademaria – que tem o objetivo de trazer esse olhar e dar voz a tantas MARIAS, onde juntos poderemos generosamente partilhar e vivenciar experiências, superações e fragilidades da vida, através de uma metodologia da psicologia positiva, que cria repertório em um ambiente seguro para situações cotidianas.

Lilian Renata de Souza Campos Ferreira é formada em Secretariado Executivo, pós-graduada em Gestão de Pessoas e, dentre outras atribuições, atua na área de desenvolvimento pessoal. Vanusa Hernandes Vianna é analista na Gerência de Educação, facilitadora em treinamentos de desenvolvimento pessoal e instrutora pelo SENAI.

Lilian e Vanusa são idealizadoras do projeto A História de Maria e colaboraram voluntariamente com o blog Educação e Mídia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.