Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Uma nova forma de educar

A Educomunicação é uma nova área de trabalho, e que utiliza a comunicação e seus instrumentos para desenvolver práticas educativas e cidadãs. Este conceito, junto de muitos outros – Mídia-Educação, Educomídia – aborda o diálogo entre essas duas áreas.

Mas afinal, na prática, o que significa Educomunicação? Ou então, o que a educação pode fazer em termos comunicativos ? E como os meios de comunicação podem contribuir para finalidades educativas? Essas são questões às quais o conceito visa responder. Por isso, educomunicação significa também a possibilidade de produzir novas formas de conhecimento e de educação.

Essa é também “uma provocação”, afirma Adílson Odair Citelli, professor da Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo (USP), pois temos a tendência a achar que a realidade de facebook, twitter, blogs, outras mídias sociais e tecnologias não incorpora o universo educativo. “O conceito de educação não é apenas um conceito formal. A educação precisa acompanhar o aparecimento das novas mídias e se aproveitar desses instrumentos.”, afirma ele.

Ismar de Oliveira Soares, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), jornalista, educomunicador e um dos primeiros a utilizar o termo no Brasil, concedeu uma entrevista à Gazeta do Povo na ocasião do 1.º Fórum Paranaense de Educomunicação. Confira alguns trechos dessa entrevista abaixo.

A educomunicação é um tema recente na agenda de pesquisas científicas brasileiras. O que desencadeou esse interesse?

Divulgação
“Para esse conjunto de atividades voltado para o conhecimento do uso dos meios de comunicação numa perspectiva de prática da cidadania damos o nome de educomunicação”, afirma o prof. Ismar Soares.

Nossa conclusão é a de que há um novo fenômeno educativo. Crianças começam a aprender à medida que produzem usando recursos de comunicação disponíveis. Observamos casos isolados. E descobrimos que não são tão isolados assim. Existem muitas experiências ocorrendo em todo o país, o que nos leva a entender que a “novidade” é uma prática que vem se consolidando há anos.

Com bons resultados?
Há bons resultados em termos de autoestima, aprendizado, desenvolvimento, além da criação de perspectivas de mudanças sociais e existenciais. Este neologismo que reúne as palavras educação, comunicação e ação está presente na sociedade há muito tempo. Estava incorporado aos movimentos sociais, ajudando na discussão do meio ambiente, democracia, emancipação da mulher. E estava relacionado ao cotidiano. O que move crianças e educadores é o cotidiano, a transformação da realidade que está mais próxima.

Que mudanças a educomunicação promove?
É uma prática questionadora, que colabora com os sistemas de educação e comunicação. Em 2004, houve um encontro de educomunicação no Rio de Janeiro, com participantes de 40 países, no qual se discutiu a qualidade da mídia para a infância e a juventude. Os adolescentes que estavam lá elaboraram um documento dizendo que a mídia de qualidade era a produzida por eles e com eles. Estamos falando de uma geração que domina a tecnologia, que passa a ser ativa na sociedade, que vem para colaborar na definição de políticas e interferir na maneira como a sociedade pensa.

E você, conhece alguma prática educomunicadora? Conte para nós!

>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.