
Ouça este conteúdo
Convidado do programa Entrelinhas desta quinta-feira (17), o advogado Marcelo Sant'Anna, que defende o ex-assessor de Jair Bolsonaro Filipe Martins, conta as arbitrariedades impostas por Alexandre de Moraes a seu cliente. Sant'Anna afirma que a prisão preventiva de Martins foi decretada por uma suposta viagem aos Estados Unidos, porém a documentação que a comprovaria já é dada como fraude, tanto pela imprensa americana quanto pelos advogados lá contratados.
Em relação às praticas de Moraes, o advogado critica o "protagonismo excessivo" do juiz, mencionando, por exemplo, a decisão de intimar a defesa em um sábado, estipulando o prazo de 24 horas, sob pena de multa de R$ 20 mil. Ele ainda classifica as medidas cautelares impostas como desproporcionais, considerando que Filipe sequer é apontado como um dos principais organizadores dos supostos crimes.
Dona Adalgiza: a outra vítima de Moraes
O programa também contou com a participação do advogado Luiz Felipe Cunha, que defende Adalgiza Maria Dourado, uma senhora de 65 anos encarcerada no presídio feminino da Colmeia por atos no 8 de Janeiro. Cunha diz ter feito três pedidos de liberdade para sua cliente, porém a Procuradoria-Geral da República se manifestou contrariamente, sob a alegação de risco à sociedade.
Além disso, o advogado conta que fez uma denúncia na Organização dos Estados Americanos (OEA), diante dos maus tratos e tratamento humano degradante. Ela ainda sofre de arritmia cardíaca e, apesar de uma liminar judicial que autorizou um exame de eletrocardiograma, a cliente ainda não teve o direito de realizá-lo. Cunha expressa preocupação com a saúde dela, lembrando do caso de Cleriston Pereira da Cunha, o "Clezão", também preso no 8 de Janeiro, que morreu em novembro de 2023, durante a prisão.
O Entrelinhas vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30, no canal da Gazeta do Povo no YouTube, trazendo os principais temas do cenário político e econômico do país. A apresentação é de Mariana Braga, com comentários de Frederico Junkert, advogado e especialista em direito constitucional. O programa também contou com as análises dos jornalistas Desirée Peñalba e Omar Godoy.
VEJA TAMBÉM:




