Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Após conversas com partidos, Podemos deve ser o destino de Cristina Graeml

A candidata Cristina Graeml (PMB), em debate na Band TV, na noite desta segunda-feira (15).
Graeml se tornou a mulher mais votada da história de Curitiba e deve disputar eleições 2026 (Foto: Franklin de Freitas/Band Paraná)

Ouça este conteúdo

A jornalista Cristina Graeml deve se filiar ao Podemos depois de conversar com partidos de direita para dar continuidade aos planos políticos para as eleições de 2026. Ela deixou o PMB após disputar as eleições municipais de 2024 pela sigla como candidata à prefeitura de Curitiba.

Uma fonte próxima de Graeml confirmou à coluna “conversas avançadas” com o Podemos e a possibilidade de filiação ainda neste mês de janeiro. Além do Podemos, a jornalista também chegou a conversar com o União Brasil e houve uma sondagem ao Republicanos.    

Apesar da derrota no segundo turno para o prefeito Eduardo Pimentel (PSD), Graeml deixou as eleições municipais com um grande legado político, que pode alavancar a candidatura da jornalista ao Senado. O nome dela também é cotado para uma disputa ao governo do estado. No segundo turno, ela recebeu 390.254 votos e se tornou a mulher mais votada na história da capital paranaense.

Um dos partidos de direita que foi descartado por Graeml foi o Novo pelo apoio da sigla ao prefeito Pimentel durante a campanha em Curitiba. A ida da jornalista para o PL também se tornou inviável, apesar do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. O principal empecilho foi o fato do partido compor a chapa do novo prefeito com a indicação de Paulo Martins, atual vice-prefeito na capital.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.