Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Entrevistas exclusivas com protagonistas da política brasileira. Debates profundos sobre os principais assuntos da atualidade.

Programa Entrelinhas

Janja fica 130 dias no exterior desde 2023; como foi o Entrelinhas

Janja viagens
No programa Entrelinhas, jornalista Desirée Peñalba critica gastos desproporcionais da primeira-dama Janja com viagens internacionais. (Foto: )

Ouça este conteúdo

No programa Entrelinhas desta segunda-feira (02), os convidados falaram a respeito das extravagantes viagens da primeira-dama Janja. Segundo levantamento, no terceiro mandato de Lula, ela passou 130 dias fora do país, número maior do que o do próprio presidente. Mesmo sem exercer qualquer cargo político, a esposa do petista se encontra com chefes de estado pelo mundo, com o dinheiro do pagador de impostos.

O comentarista Frederico Junkert afirmou que se trata de um "absurdo". Ele descreveu que, apenas em 2023 e 2024, as viagens de Janja custaram uma média de R$ 2 milhões por ano, totalizando cerca de R$ 4 milhões aos cofres públicos, desde o início do governo. "A Janja não tem qualquer cargo público. Esses gastos são completamente inconstitucionais", critica.

Para exercer tais funções, ela deveria assumir um "papel de representatividade", como o de ministra de Estado, avaliou. Segundo ele, desta maneira, Janja teria de "arcar com o ônus de ser ministra, com o escrutínio do Tribunal de Contas da União e do Poder Legislativo fiscalizando os gastos".

A agenda “oculta” da primeira-dama

Em relação à viagem de Janja à China, quando a primeira-dama pediu ao ditador Xi Jinping auxílio na regulamentação das redes sociais, Junkert apontou “intenções ocultas”. "Justamente para que esse tipo de informação não chegue às pessoas", ele opinou, referindo-se aos gastos com viagens.

A jornalista Desirée Peñalba também questionou qual a seria a intenção do Brasil em investir tanto em viagens internacionais da Janja. "Ela acaba fazendo com que o Brasil passe muita vergonha lá fora", criticou.

O Entrelinhas vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, no canal da Gazeta do Povo no YouTube, trazendo os principais temas do cenário político e econômico do país. A apresentação é de Mariana Braga, com comentários de Frederico Junkert, advogado e especialista em direito constitucional.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.