Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Programa Entrelinhas

Perseguido pela esquerda, Frei Gilson ganha apoio de Bolsonaro

O programa Entrelinhas desta segunda-feira (10) aborda a perseguição sofrida pelo frade carmelita Gilson da Silva Pupo Azevedo, conhecido nas redes sociais como Frei Gilson, que alcançou cerca de um milhão de espectadores no YouTube às 4h da manhã. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestou apoio ao frei em suas redes sociais.

O programa também discute a revisão da Lei da Anistia de 1979, que o Supremo Tribunal Federal (STF) pretende realizar, impulsionado pelo filme "Ainda Estou Aqui" e pelo movimento da direita liderado por Bolsonaro para anistiar os presos pelos atos de 8 de janeiro.

É a partir das 10h30, ao vivo.

STF volta a julgar “ADPF das favelas” e revista íntima em presídios

O STF retomará o julgamento sobre a revista íntima de visitantes em presídios e a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, conhecida como “ADPF das favelas”. As duas pautas serão discutidas no dia 26 de março.

A “ADPF das favelas” foi apresentada em novembro de 2019 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e por ONGs ligadas aos direitos humanos. Pelo menos uma dessas ONGs foi acusada de ter ligações com o crime organizado.

Em junho de 2020, no âmbito da ADPF, o ministro Edson Fachin proibiu operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia de Covid-19. A medida abriu espaço para o fortalecimento do narcotráfico nos morros da cidade, incluindo a intensificação do treinamento de traficantes.

“Ainda Estou Aqui” e Bolsonaro motivam STF a rever Lei da Anistia

Enquanto cresce no Congresso a campanha da direita liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro pela anistia aos condenados pelo 8 de janeiro de 2023, o STF avança na direção oposta, revisitando um tema que parecia superado: a Lei da Anistia, de 1979. A legislação concedeu perdão tanto a militantes da esquerda armada, envolvidos em assaltos, sequestros e assassinatos contra o regime militar, quanto a militares e policiais responsáveis pela repressão, que cometeram prisões ilegais, tortura e execuções.

Desde o fim de 2023, impulsionados pelo sucesso do filme "Ainda Estou Aqui", vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro – que retrata o desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva, em 1971, e o drama de sua família –, alguns ministros do STF articulam a revisão da Lei da Anistia. A proposta mantém o perdão aos militantes da luta armada, mas permitiria punições aos agentes da repressão.

Assista ao programa Entrelinhas de segunda a sexta

O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Guilherme Oliveira. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.