Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

PP de Ciro Nogueira entra na disputa por Gusttavo Lima para 2026

(Foto: Andressa Anholete/Agência Senad)

Ouça este conteúdo

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas, afirmou no domingo (9) que tem boas expectativas sobre a viabilidade da candidatura do cantor Gusttavo Lima em 2026. Em entrevista à emissora CNN, o senador revelou que convidou o sertanejo para se filiar à legenda, mas ponderou que a consolidação de seu nome na disputa presidencial dependeria de apoio interno e, principalmente, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "É uma coisa que ele pode construir, e eu espero que ele construa, que ele possa se viabilizar ou nessa eleição, ou em eleições subsequentes", apontou Nogueira.

A declaração do senador reforça o interesse de diversos partidos no nome de Gusttavo Lima, impulsionado por pesquisas que indicam sua boa aceitação política. O Partido Liberal (PL), de Bolsonaro, também o sondou, mas com a condição de que ele dispute uma vaga no Senado, e não a presidência. O União Brasil, partido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também se movimenta para filiar o cantor, aproveitando a relação de amizade entre eles.

Nos bastidores, a movimentação de Caiado tem gerado desconfiança entre aliados de Bolsonaro, que apostam em um possível "jogo armado" entre o governador goiano e Gusttavo Lima. Como revelou a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, há receios de que a eventual candidatura do cantor seja apenas uma estratégia para que ele desista no futuro e abra espaço para Caiado na disputa presidencial.

A indefinição sobre o futuro político de Gusttavo Lima reflete a busca da direita por um nome competitivo para 2026. Ciro Nogueira ressaltou que o convite do PP não garante sua candidatura e reforçou a necessidade de apoio interno e da base bolsonarista. O senador, que já foi ministro-chefe da Casa Civil no governo Bolsonaro, também destacou que, se a eleição fosse hoje, o ex-presidente venceria a disputa contra Lula, apontando para a crescente rejeição do atual mandatário.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Mariana Braga

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.