O estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é estável e ele não apresenta dores após ser medicado, conforme informou o boletim médico divulgado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro nas redes sociais, no início da tarde desta sexta-feira (11). A atualização foi feita após o ex-presidente sentir um mal-estar durante compromisso em Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, na manhã de hoje.
Ele sentiu fortes dores abdominais, possivelmente causadas por uma obstrução intestinal relacionada à facada sofrida em 2018. Bolsonaro foi atendido em um hospital local e transferido de helicóptero para Natal. O ex-presidente está estabilizado e se sente melhor. A visita ao estado fazia parte do Rota 22, um giro por cidades do país em busca de apoio ao Projeto de Lei da Anistia, que propõe perdoar os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Oposição reúne 258 assinaturas e avança urgência para PL da anistia
A oposição na Câmara dos Deputados alcançou 258 de assinaturas, número necessário para iniciar a tramitação em regime de urgência do projeto que propõe anistia aos condenados pelos atos do 8 de janeiro. O requerimento foi liderado pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL), que agradeceu publicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro pelo apoio. A análise do pedido de urgência pelo colégio de líderes ocorrerá após a Semana Santa, pois o presidente da Câmara, Hugo Motta, está nos EUA com a família.
Fux libera julgamento de Débora Rodrigues
O ministro Luiz Fux, do STF, liberou para julgamento na Primeira Turma o processo contra a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, presa há mais de dois anos por ter escrito “perdeu, mané” na estátua da Justiça, durante os atos de 8 de janeiro. Recentemente, ela teve a prisão convertida em domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica. O julgamento será retomado em 25 de abril. Fux havia pedido mais tempo para reavaliar a pena de 14 anos imposta a Débora.
Pedro Lucas é confirmado como novo ministro das Comunicações
O governo Lula confirmou o deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) como novo ministro das Comunicações. Ele substitui Juscelino Filho, que pediu demissão após ser denunciado pela PGR por suspeita de desvio de emendas parlamentares. A escolha foi selada após reunião entre o presidente Lula, líderes do União Brasil, o presidente do Senado Davi Alcolumbre e o próprio ex-ministro Juscelino.
Senado recorre de decisão do STF que liberou Deolane de depor à CPI das Bets
Ontem (10), o Senado recorreu da decisão do ministro André Mendonça, do STF, que concedeu habeas corpus à influenciadora Deolane Bezerra, tornando facultativo seu depoimento à CPI das Apostas Esportivas, a "CPI das Bets". A decisão se baseou no fato de que Deolane é investigada e, por isso, tem o direito constitucional de não se autoincriminar. O senador Izalci Lucas (PL-DF), autor da convocação, criticou a medida, afirmando que decisões como essa enfraquecem as investigações. A CPI também aprovou 32 requerimentos, incluindo quebras de sigilo da empresa ZeroUm Bet, ligada à influenciadora.
Protesto indígena em frente ao Congresso termina em confronto e bloqueia Esplanada
Na noite de ontem, uma manifestação de indígenas em frente ao Congresso Nacional terminou em confronto com policiais legislativos, levando ao bloqueio da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, o uso de gás lacrimogêneo foi necessário após manifestantes derrubarem grades de proteção. Alguns indígenas passaram mal. A mobilização faz parte de um acampamento que reúne cerca de 8 mil indígenas de várias etnias, que marcharam em direção ao Congresso por volta das 17h.
O Entrelinhas vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h30, no canal da Gazeta do Povo no YouTube, trazendo os principais temas do cenário político e econômico do país. A apresentação é de Mariana Braga e Frederico Junkler, hoje o programa conta com as análises criteriosas dos comentaristas Desirée Peñalba e Omar Godoy.




