Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Programa Entrelinhas

Senadores aprovam escala 4×3 e aumentam auxílio-alimentação

O programa Entrelinhas desta terça-feira (11) repercute a decisão do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que autorizou a escala de trabalho 4x3, permitindo folga de um dia a cada três trabalhados. O senador também aprovou um aumento no auxílio-alimentação.

Falaremos também sobre a articulação do Partido dos Trabalhadores (PT) para pautar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6x1. A medida é vista como uma tentativa de melhorar a aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

É a partir das 10h30, ao vivo.

Quem foi o autor do ataque em massa ao X?

Em entrevista à Fox Business nesta segunda-feira (10), Elon Musk afirmou que endereços IP de regiões da Ucrânia estão por trás do ataque cibernético que derrubou a plataforma X. No entanto, o grupo pró-Palestina Dark Storm reivindicou a autoria do ataque, que deixou milhares de usuários sem acesso à rede social.

Musk, que também lidera o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) no governo Donald Trump, disse ao jornalista Larry Kudlow: “Não temos certeza exatamente do que aconteceu, mas houve um ataque cibernético massivo para tentar derrubar o ecossistema, com endereços IP originados na área da Ucrânia.”

PT quer fim da escala 6x1 para recuperar popularidade de Lula

Com a queda na popularidade de Lula, a bancada do PT avalia que a aprovação da PEC pelo fim da escala 6x1 deve ser prioridade do governo até 2026. O projeto, originalmente proposto pela deputada Érika Hilton (Psol-SP), só ganhou apoio do PT após mobilização nas redes sociais.

Escolhida por Lula para comandar a Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT) assume a pasta com a missão de viabilizar o debate sobre a proposta. Além da PEC sobre a jornada de trabalho, a nova ministra também tem entre suas prioridades a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês e a redução do preço dos alimentos.

Para petistas, a medida ajudaria Lula a reconquistar eleitores que se afastaram no terceiro mandato, especialmente os mais pobres, moradores do Nordeste e mulheres.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.