Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Entrevistas exclusivas com protagonistas da política brasileira. Debates profundos sobre os principais assuntos da atualidade.

Entrevista

Fausto Jr. sobre suspensão de Janones por ataques a Nikolas: “Conselho decidirá se será cassado”

(Foto: Reprodução/ Redes sociais do deputado )

Ouça este conteúdo

O Conselho de Ética da Câmara aprovou, nesta terça-feira (15), por ampla maioria, a suspensão cautelar do deputado André Janones (Avante-MG) por três meses. O parecer, assinado pelo relator Fausto Santos Jr. (União-AM), classificou como grave a conduta de Janones na sessão de 9 de julho. Na ocasião, ele interrompeu o pronunciamento do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) com insultos como “capachos” e “vira-latas”.

O tumulto exigiu a intervenção da Polícia Legislativa e, segundo o relatório, incluiu ainda possível uso de termo homofóbico — o que agravaria a violação ao decoro parlamentar. Em entrevista à coluna Entrelinhas, o relator Fausto Jr. detalha os critérios da decisão, os próximos passos do processo e a postura do Conselho frente à disciplina interna da Casa.

Em 2023, Janones foi alvo de uma série de denúncias de ex-assessores divulgadas pelo Metrópoles. Devido a um acordo firmado entre ele e a Procuradoria-Geral da República (PGR), no começo deste ano, o parlamentar ficou livre de um processo criminal por peculato pela prática de “rachadinha”. E, por conta desse acordo, que envolveu a devolução de R$131,5 mil, o crime não o levou à cassação, como lembra o deputado Fausto. Desta vez, após o período de três meses, o Conselho de Ética da Câmara Federal poderá decidir por ampliar a suspensão ou até cassar o mandato do parlamentar.


Entrelinhas: Qual é o papel do Conselho de Ética nesse contexto?

Deputado: Nosso papel é garantir que o Parlamento volte a ser uma casa de discussão de ideias, com respeito, civilidade e compromisso com o futuro do país. Essas medidas são fundamentais para preservar o decoro parlamentar.

Entrelinhas: Existe um “sequestro” pelo Judiciário da condução de casos disciplinares. Depois desse novo episódio, há chance de o Congresso retomar o controle sobre esse tipo de julgamento?

Deputado: Essa foi a primeira reunião do Conselho de Ética nessa nova formação, eleita agora neste último mês. E temos, sim, o compromisso de resolver essas questões de forma interna, além de estabelecer punições de forma gradativa.

Entrelinhas: A mesa havia solicitado a suspensão por seis meses. A decisão pela pena de três meses tem algum precedente recente?

Deputado: Sim. Entendemos que os três meses são proporcionais à punição dada ao deputado Gilvan da Federal, que também foi suspenso por proferir ofensas, naquele caso, contra a ministra Gleisi Hoffmann. Foram atitudes similares. Já o deputado André Janones ofendeu o deputado Nikolas Ferreira, inclusive com teor homofóbico. Esclarecemos isso no nosso relatório, que foi aprovado por ampla maioria no Conselho de Ética.

Entrelinhas: Caso ele reincida em seu comportamento, a suspensão pode ser estendida?

Deputado: Pode, sim. Se houver reiteração de condutas que conflitem com o bom andamento dos trabalhos na Câmara, a suspensão pode ser majorada. Essa avaliação será feita no julgamento do mérito, que será conduzido por outro relator, conforme determina o regimento. Eu não serei o relator nessa fase.

Entrelinhas: E o julgamento de mérito, quando deve ocorrer?

Deputado: Após o término dos três meses de suspensão. Somente depois desse período o processo de julgamento de mérito será iniciado. Um novo relator será designado e o Conselho de Ética decidirá se o deputado André Janones deve ou não ter seu mandato cassado.

Entrelinhas: Como o senhor avalia a postura do deputado Janones durante essa última reunião?

Deputado: Apesar do conflito anterior, na reunião ele teve uma postura de respeito ao rito. E, a despeito de afirmar que entrará com recurso, demonstrou aceitar a decisão administrativa da Casa. Esperamos que ele mantenha essa postura de respeito às instituições.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.