Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Não queima e é saborosa

Alambique Pata da Onça (Foto: Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo) (Foto: )
Alambique Pata da Onça (Foto: Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Alambique Pata da Onça (Foto: Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Pensa numa cachaça boa. Ela é produzida por seu Waldecy Negrine na chácara Boa Sorte, em Diamante do Norte. Se quiser ter o deleite de provar a Pata da Onça terá que mexer o bumbum da cadeira e ir até o extremo Noroeste do estado. Ele só vende a cachaça na propriedade. Mas vou te dizer: mesmo que você saia de Manaus de carro para ir provar a cachaça dele valerá a pena. Não sou um entendido, só bebo e gosto de beber da cachaça do Waldecy.

Conheci o produto em 2010, na viagem da Expedição Paraná daquele ano (veja mais aqui). Agora, tive de voltar lá. Seu Waldecy produz cerca de 2 mil litros por ano de cachaça a partir da cana que ele mesmo planta em um alqueire de terra. Fora a ajuda que tem para cortar a cana, todo o restante do processo é feito pelo agricultor de forma artesanal há 12 anos. “Eu peguei uma fita K-7, de vídeo, (sobre o processo de fabricação da cachaça) e dei uma estudada e então comecei a fazer. Depois, vi alguns programas de televisão sobre o assunto e tive umas dicas do pessoal da Emater.”

O segredo para uma bebida boa? “Sigo as medidas. Nunca provei a cachaça. Eu controlo (a fabricação) com um sacarímetro e um alcoômetro.” Waldecy utiliza quirera de milho para a fermentação, eliminando produtos químicos no processo. Depois de pronta, ele guarda a cachaça em toneis de plástico e madeira.

Questionado se gosta de fazer cachaça, Waldecy é simples e direto como todo o homem do campo: “Faço mesmo para ganhar dinheiro.” Ele reclama da falta de turistas na região, que poderiam ser potenciais compradores da cachaça. “Nossa região é meio morta. Se tivesse em Paranavaí, era muito bom porque sairia bastante. A minha cachaça não queima”. Eu atesto e acrescento: “não queima e é saborosa”.

 

PS: A Pata da Onça é ótima para a cozinha também. Eu utilizei parte do que comprei em 2010 para a preparação de molhos e ela é muito boa para dar sabor a comida.

…………………………………………………………………….

Participe

O que fará o Noroeste do Paraná se desenvolver? Escreva aqui e ajude a mostrar o que pode ser feito pelo Poder Público para melhorar a qualidade de vida de quem mora aqui.

Onde estamos

Veja aqui em que cidade estamos agora e acompanhe nosso deslocamento pelo estado.

Isso é trabalho?

Entenda aqui o por quê Gazeta do Povo está bancando a viagem de dois caras por todo o Paraná. Apesar da diversão ao conhecer lugares e pessoas novas, “aqui é trabalho”, como diria o Muricy Ramalho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.