Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Campos de sementes ganham produtividade em SC

Clima ampliou potencial das lavouras de milho e soja em Abelardo Luz e Xanxerê

PERSONAGEM.jpg

Beneficiados pelo clima, produtores do Oeste de Santa Catarina estão colhendo pelo menos 10% mais soja e 5% mais milho do que previam, conforme agricultores, técnicos e cooperativas da região. A Expedição Safra RPC verificou áreas da oleaginosa com rendimento de 4,2 mil quilos/hectare de soja e do milho com produtividade de mais de 12 mil quilos/ha.

“A chuva foi regular e a luminosidade, adequada. Isso desencadeia bom crescimento da lavoura e diminui a pressão das ervas daninhas, bem como perdas por doenças”, afirma o agrônomo Claudius Augustus Faggion Filho, técnico da Federação da Agricultura do Paraná que acompanha a Expedição Safra.

A umidade não chegou ao ponto de favorecer a expansão da ferrugem, como ocorre em outras regiões produtoras de soja, acrescenta. Os produtores relatam maior preocupação com a doença. A maior parte fez duas aplicações de fungicidas.

COLHEITA6.jpg

Parte dos produtores de Xanxerê estava preocupada com um veranico até segunda-feira. Porém, após duas semanas de sol, voltou a chover. Em Abelardo Luz, tanto variedades precoces como de ciclo médio estão rendendo mais, afirma o produtor e presidente da cooperativa Coptar, Fabrício Stefani. “Vai ser mais complicado receber tanta produção. As filas de caminhões nas unidades de recebimento serão maiores este ano.”

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.