De acordo com os mapas analisados pelo meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas ocorridas no final de semana novamente estiveram muito irregulares no Paraná. Em alguns locais choveu acima de 100 milímetros (mm), como em Telêmaco Borba (Campos Gerais). Em outros, conforme os mapas de precipitação abaixo, praticamente não choveu.
A área mais crítica do estado continua sendo o Norte Pioneiro, região que vai de Londrina em direção a Cornélio Procópio, passando por Sertanópolis, Cambará, Jacarezinho, onde choveu entre 10 e 20 mm, insuficiente para repor a umidade do solo. Nesta área ainda existe um défict hídrico no solo, sendo portanto arriscado o plantio, diz Lazinski.
A semana
As previsões para esta semana, indicam que as chuvas devem se concentrar numa área mais no Norte do estado, ou seja, na região do Norte Pioneiro, Norte e Noroeste. As previsões se confirmando, acredita o meteorologista, a situação deve se normalizar em relação a reposição de água no solo até o final desta semana, fornecendo condições hídricas para o início do plantio.
Mapas
Seguem abaixo o mapa de precipitação acumulada no domingo e na segunda do Simepar e mapas de deficiência e excesso hídrico (Iapar) e água disponível no solo (Iapar).



