• Carregando...
Associação musical Alegro: ideais vitais e um concerto marcante
| Foto:

Criada em 2016 pelo inglês Edward Matkin, a Associação Musical Alegro de Curitiba vem realizando um trabalho exemplar, auxiliando no momento três entidades que proporcionam educação musical para jovens que se apresentam em situação de vulnerabilidade: Projeto Dorcas, de Almirante Tamandaré, Associação São Roque, de Piraquara e Filarmônica Antoninense, de Antonina. A Associação musical Alegro auxilia no fornecimento de instrumentos e de uma orientação musical mais abrangente. Os planos da Alegro incluem o surgimento de uma Orquestra infantil (jovens de até 16 anos) e de uma Orquestra jovem (até 29 anos) que futuramente funcionem de forma regular, e que ofereçam bolsas de estudo, como acontece, por exemplo, em São Paulo.

A inspiração maior do idealizador da Alegro, Edward Matkin, que apesar de não ser musico profissional possui excelente formação musical, vem de dois projetos voltados a jovens muito bem sucedidos no Brasil: a Orquestra Sinfônica Heliópolis , principal formação do Instituto Baccarelli de São Paulo e a Orquestra Jovem da Bahia, conhecida como Neojiba, que sob a direção do pianista e regente Ricardo Castro já realizou até duas turnês na Europa. A ideia seria além dos apoios que já acontecem às entidades que citei, integrar os jovens futuramente em uma atividade comum em conjunto de forma regular. A viabilidade do projeto vem quase que integralmente através de leis de incentivo.

As carências das pessoas que vivem na periferia da região metropolitana de Curitiba, passa muitas vezes desapercebida dos curitibanos, que se iludem com a enganadora sensação de estarem vivendo num país de primeiro mundo. Ignoram que a periferia de Curitiba ameaça o futuro dos jovens da mesma maneira que nas comunidades cariocas ou na periferia das capitais do nordeste. O tráfico de drogas corre solto, a violência é cotidiana. O ensino e a prática musical podem fazer uma enorme diferença na vida destes jovens. Neste sentido que penso que o trabalho da Associação Musical Alegro deve ser irrestritamente respeitado e apoiado.

Entre as ideias da Associação está a realização de um curso intensivo anual ministrado por seus professores colaboradores. Isto já foi feito no ano passado e está se repetindo nesta semana. Com o apoio do Grupo Positivo, que forneceu os espaços físicos e seu grande auditório, este curso de excelência está atendendo 80 alunos vindos de 7 estados. Como resultado deste curso acontecerá, pela segunda vez, um concerto de uma orquestra formada pelos estudantes, a Orquestra Jovem Alegro, regida pelo jovem e talentoso maestro carioca Thiago Santos. O programa deste concerto é ousado e demonstra os ideias de excelência do projeto: Concerto Nº 1 para violino e orquestra de Max Bruch (tendo como solista Alejandro Aldana, professor de violino do projeto) a Suíte do Ballet "O pássaro de fogo" de Stravinsky e a Abertura-Fantasia Romeu e Julieta de Tchaikowsky. O concerto ocorrerá no próximo dia 18 de novembro às 20 horas no Teatro Positivo - Grande auditório, às 20 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]