• Carregando...
Estar presente é muito mais do que simplesmente estar perto. (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)
Estar presente é muito mais do que simplesmente estar perto. (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)| Foto:

Ouvi, há algum tempo, uma história de um executivo que por um período de dois meses, enquanto se dedicava a um projeto, saía sempre de casa antes de seu filho acordar e geralmente voltava quando o pequeno já estava dormindo. Claro que esta não é uma situação ideal, mas é necessária por um determinado período de tempo.

À noite, antes de dormir, o executivo ia até o quarto do filho e lhe dava um beijo, além de ficar por alguns minutos olhando para ele enquanto ele dormia. Quando o menino acordava pela manhã, percebia que havia um nó na ponta de seu travesseiro, Aquele código significava que o seu pai tinha estado com ele durante a noite. Assim, ele saía todos os dias a caminho da escola com a certeza de que seu pai estava, de alguma forma, presente.

LEIA TAMBÉM: Ricardo Amorim: Aprender é cada vez mais importante, mas as maiores empresas do mundo dão cada vez menos importância ao diploma em si. Você sabe por quê?

Muitos pais costumam chegar em casa ainda no final da tarde, ao fim de um expediente convencional. Convivem com a família no mesmo espaço físico, mas deixam mente e coração em outro lugar, bem distante.

Essa mesma lição, da necessidade de se estar presente mesmo que não fisicamente, também se aplica à gestão de empresas. Na era da informação e da tecnologia, será cada vez mais comum os escritórios convencionais serem substituídos por escritórios virtuais ou home offices.

No meu caso, o período em que minha empresa mais cresceu foi quando passei a morar fora do país para trabalhar em sua expansão internacional, deixando a cargo de meus executivos no Brasil a responsabilidade de tocarem o dia a dia da companhia, ainda que sob a minha supervisão. Por meio de videoconferências e outros processos que desenvolvemos, não houve qualquer percepção da minha ausência nesse processo.

LEIA TAMBÉM: De Bolsonaro a Lula, sete pérolas econômicas dos programas de governo

Estar presente é muito mais do que simplesmente estar perto, da mesma forma que estar geograficamente distante não significa estar ausente.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]