i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flavio Gordon

Foto de perfil de Flavio Gordon
Ver perfil

Sua arma contra a corrupção da inteligência. Coluna atualizada às quartas-feiras

A perpétua inocência da esquerda: sobre a última trapalhada do Guga Chacra

  • Por Flavio Gordon
  • 18/12/2019 17:53
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio de Miraflores, Caracas, 8 de novembro de 2019
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio de Miraflores, Caracas, em 8 de novembro de 2019| Foto: Palácio de Miraflores / AFP

“Cada experiência comunista é recomeçada na inocência” (Alain Besançon, A Infelicidade do Século)

Por que não estou surpreso? Ora, porque estamos diante de mais uma manifestação da antiga e consagrada tradição da cultura política de esquerda, que consiste em idealizar e sacralizar o próprio passado, jogando para o campo oposto do espectro político toda a sujeira que deixou na história. O mais recente representante desse hábito malicioso, como se sabe, foi o jornalista Guga Chacra, que tentou empurrar para o conservadorismo um dos mais notórios entulhos esquerdistas do século 21: o ditador venezuelano Nicolás Maduro.

“Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, intensifica seu discurso extremista religioso... O ditador venezuelano é conservador nos costumes e nada tem a ver com a esquerda americana e europeia. Lembra inclusive líderes de direita da América Latina” – escreveu Chacra no Twitter. E completou: “O ditador Nicolás Maduro é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, contra o direito ao aborto, contra a legalização das drogas e defende mais envolvimento da religião na política. O ditador não é liberal em economia. É esquerda ultrapassada. Mas é conservador nos costumes”.

Na área de comentários, alguém retrucou (equivocadamente, como veremos) que também Dilma Rousseff era contra as drogas e o aborto. Mas o jornalista não se fez de rogado e dobrou a aposta, lançando no colo da direita também a ex-presidente petista: “Ela tem o perfil da direita latino-americana”.

Para a cultura política marxista, as convicções podem ser alteradas conforme a razão do partido e os objetivos da militância. Elas são sempre circunstanciais

Esclareço que, ao falar em “hábito malicioso”, não quero dizer que quem o reproduza seja, em si mesmo, necessariamente malicioso. Muitas vezes a ideia é repetida sem qualquer consciência. É precisamente o caso de Guga Chacra, cujo semblante algo aparvalhado, aliás, bem como o despenteio perpétuo do cabelo, causam a impressão de que ele nunca tem plena consciência de nada.

De maneira acrítica, quase inocente, Chacra parte do pressuposto liberal e individualista segundo o qual a opção por um determinado campo do espectro político – “direita” ou “esquerda” – é uma questão de convicção pessoal subjetiva, e de que há uma coerência simples, direta e imediata entre essa convicção e a sua expressão política, do tipo “sou de esquerda porque acredito nisso e naquilo”.

Não sabe o jornalista que, para a cultura política marxista, a relação entre convicção pessoal e ação política é dialética e pragmática, permanecendo insubmissa às exigências “burguesas” de coerência e sinceridade. Aí, as convicções podem ser alteradas conforme a razão do partido e os objetivos da militância. Elas são sempre circunstanciais. Um herdeiro dessa cultura pode, por exemplo, ser contrário ao aborto num dia e favorável no outro, a depender do contexto político. Ou, por outra, repudiar a legalização do aborto em seu país, mas recomendá-la ao país vizinho, e assim por diante. A verdade é que, nesses casos, é impossível conhecer-lhe a real convicção pessoal, e muito menos derivar dela a sua orientação político-ideológica.

Peguemos o exemplo citado da posição pretensamente contrária ao aborto por parte de Dilma Rousseff. Como constava expressamente do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) do PT, um dos objetivos do governo petista era: “Apoiar a aprovação do projeto de lei que descriminaliza o aborto, considerando a autonomia das mulheres para decidir sobre seus corpos”. O PNDH-3, recorde-se, foi assinado pelo presidente da República e seus ministros, dentre os quais a senhora Dilma Rousseff.

À época alvo de críticas, o governo alterou ligeiramente o texto do PNDH-3 em diversos pontos. Quanto ao aborto, o texto deixou de mencionar abertamente a descriminalização, sugerindo apenas se tratar de uma questão de saúde pública – um eufemismo conhecido para a legalização. O projeto abortista do lulopetismo inseria-se nas chamadas “políticas de combate à desigualdade” (no caso, de gênero e de classe). Nelas, em momento algum a vida do feto era objeto de interesse ou preocupação. Considerava-se o embrião mera extensão da mãe, quem, portanto, devia ter total liberdade para “decidir sobre o seu próprio corpo”.

Dilma Rousseff jamais questionou a posição oficial do seu partido em relação ao tema. Pelo contrário, endossou-a em diversas ocasiões. Em 2007, por exemplo, sabatinada pela Folha de S.Paulo, disse com todas as letras: “Eu acho que tem de haver a descriminalização do aborto. Hoje, no Brasil, é um absurdo que não haja a descriminalização”. Em 2009, em entrevista à revista Marie Claire, voltou a afirmar: “Abortar não é fácil pra mulher alguma. Duvido que alguém se sinta confortável em fazer um aborto. Agora, isso não pode ser justificativa para que não haja a legalização. O aborto é uma questão de saúde pública... Como saúde pública, achamos que tem de ser praticado em condições de legalidade”.

Pela velha estratégia do “deturparam Marx”, a esquerda mundial tem procurado justificar os crimes contra a humanidade cometidos por regimes comunistas ou criptocomunistas

Mais tarde, temendo perder os votos dos cristãos, a então candidata a sucessora de Lula mudou o discurso. Passou a se dizer “pessoalmente” contrária ao aborto e “favorável à vida”. A preocupação com o destino do feto continuou ausente, todavia, e, estranhamente, o argumento passou a ser o de que o aborto configurava “uma violência contra a mulher”. Ou seja, para sustentar a sua nova opinião, Dilma Rousseff apresentou razões diversas das tradicionalmente alegadas pelos antiabortistas. Enquanto estes consideram o aborto uma violência inominável contra o feto, ela tratava o aborto como violência contra a mulher (mas cometida por quem, afinal?).

Enfim, a então candidata petista mudou de posição, ma non troppo. Com a sua notória dificuldade de expressão e raciocínio, ao afirmar ser contrária ao aborto em nome da defesa da mulher – antes que do feto, bem entendido –, produziu involuntariamente um híbrido monstruoso entre as suas opiniões antiga (fiel à linha partidária) e nova (orientada pelo marketing eleitoral). Daí o uso recorrente de platitudes como “isso é uma questão de saúde pública” – ao que a imprensa deveria ter indagado: para a mãe ou para o feto? Ou: “sou favorável à vida” – ao que uma imprensa honesta deveria ter insistido: da mãe ou do feto? Ou ainda: “sou pessoalmente contra o aborto” – que deveria ter suscitado nos jornalistas o seguinte questionamento: o que significa isso na prática? Se for eleita presidente, vai ou não encampar a legalização?

Como se vê, para a cultura política de esquerda, essencialmente coletivista, o conceito de convicção pessoal nem sequer faz muito sentido, não passando de um arcaísmo moral pequeno-burguês. Como explica o grande romancista Arthur Koestler, descrevendo a sua experiência como membro do Partido Comunista Alemão: “Gradativamente, aprendi a desconfiar de minha preocupação mecanicista com os fatos e a considerar o mundo à minha volta sob a luz da interpretação dialética. Era um estado satisfatório e, de fato, abençoado: uma vez assimilada a técnica, você não era mais perturbado pelos fatos; automaticamente, eles assumiam a cor apropriada e encaixavam-se no lugar certo. O Partido era infalível, tanto moral quanto logicamente: moralmente, porque os seus objetivos eram corretos, ou seja, conformes à Dialética da História, e justificavam todos os meios; logicamente, porque o Partido era a vanguarda do proletariado, sendo este a encarnação do princípio ativo na História... Dolorosamente, tateávamos às cegas em nossos espíritos, não apenas para encontrar justificativas para a moção estabelecida [pelo partido], mas também para descobrir antigos pensamentos que pudessem provar a nós mesmos havermos desde sempre entretido a opinião adequada”.

Mas se, inocente e atabalhoadamente, Guga Chacra procura nas pretensas convicções pessoais de tipos como Maduro e Dilma critérios para classificá-los politicamente, ainda assim reproduz, como dissemos, uma estratégia nada inocente de autopurificação da esquerda, praticada de maneira calculada por jornalistas esquerdistas puro-sangue, e bem mais espertos que ele. Quem não lembra, por exemplo, da cara-de-pau com que Mino Carta tentou empurrar Stalin para a direita? “Para mim, todo regime que vira ditadura... vira automaticamente, a meu ver, de extrema-direita”.

Mas não pense o leitor que é só no bas-fond intelectual da imprensa brasileira que essa tese vigora. Como dissemos, trata-se de uma tradição universal da cultura política de esquerda. Peguemos, por exemplo, uma conhecida explicação do filósofo Gilles Deleuze sobre a diferença entre esquerda e direita: “Acho que não existe governo de esquerda... Não existe governo de esquerda pois a esquerda não tem nada a ver com governo. Se me pedissem para definir a esquerda eu o faria de dois modos. Primeiro, é uma questão de percepção... O que é não ser de esquerda? Não ser de esquerda é como um endereço postal. Parte-se primeiro de si próprio, depois vem a rua em que se está, depois a cidade, o país, os outros países e, assim, cada vez mais longe. Começa-se por si mesmo e, na medida em que se é privilegiado, costuma-se pensar em como fazer para que esta situação perdure. Ser de esquerda, ao contrário, é um fenômeno de percepção. Primeiro, vê-se o horizonte e sabe-se que não pode durar, não é possível que milhares de pessoas morram de fome. Isso não pode mais durar. Não é possível esta injustiça absoluta. Não em nome da moral, mas em nome da própria percepção. Ser de esquerda é começar pela ponta. Começar pela ponta e considerar que estes problemas devem ser resolvidos”.

Ah, como é maravilhosa a aura blasé do soixante-huitardismo, pela qual se pode dizer as bobagens mais simplistas e cabotinas parecendo estar dizendo algo extremamente profundo. Porque, cortando o blablablá retórico pós-estruturalista, o que o filósofo parisiense está sugerindo aí é algo muito simples: ser de esquerda (como, coincidentemente, ele próprio) significa ser generoso e pensar nos outros, enquanto ser de direita é ser egoísta e só pensar em si mesmo. Não há governo de esquerda porque, enfim, a esquerda é sempre pura e bem-intencionada, não podendo jamais ser cobrada pelos seus erros, que empurra para os outros. Enfim, a forma é chique e empolada, mas o conteúdo não difere de um panfleto escolar qualquer produzido pelo PCdoB.

Mao, Fidel, Pol Pot, Ho Chi Minh, Chávez, Maduro, Lula, Dilma: nenhum desses nomes representou a “verdadeira” esquerda, dizem os esquerdistas, porque a “verdadeira” esquerda não se equivoca, não peca, não comete crimes

De uma forma ou de outra, na boca do provinciano jornalista brasileiro ou do filósofo avant-garde, trata-se, no fim das contas, do apelo à velha estratégia do “deturparam Marx” – pela qual a esquerda mundial tem procurado justificar os crimes contra a humanidade cometidos por regimes comunistas ou criptocomunistas. Segundo essa tese, nunca se é de esquerda o bastante, porque a esquerda estaria sempre em oposição ao poder, não passando de uma ideia bonita, uma virtualidade jamais atualizada. A esquerda sempre como pedra, jamais como vidraça. Comovente, não?

Ninguém descreveu melhor que Jean-François Revel essa estratégia esquerdista de fuga à responsabilidade. Em seu livro A grande parada: Ensaio sobre a sobrevivência da utopia socialista, o autor mostra que, ao contrário do que quer crer o senso comum, a queda do Muro de Berlim e o colapso da URSS não significaram o abandono da utopia socialista, mas, antes pelo contrário, a sua depuração ideológica e ulterior renascimento sob mil e uma novas aparências, algumas das quais formalmente contraditórias com as premissas dogmáticas originais. Fazendo-se de morto para assaltar o coveiro, por assim dizer, o socialismo conseguiu sobreviver mediante um artifício de propaganda admirável: a cisão absoluta entre as suas dimensões “real” e “utópica”, a primeira interpretada como simples distorção (ou traição) acidental da segunda. Assim, pairando altaneira no mundo das ideias puras (para desespero de Marx em sua tumba), a utopia socialista pôde seguir sendo oferecida viçosa e sem máculas qual uma vestal romana.

Nas palavras de Revel: “A esquerda não se equivoca jamais ou, quando muito, se equivoca apenas em relação a si própria, em seu próprio seio, de um modo indigno de ser discutido senão pelos pares que a compõem, jamais sob condições que pudessem levá-la a dar razão, ou mesmo a palavra, aos seus adversários”.

Ou seja, a esquerda no poder nunca é a verdadeira esquerda, porque a verdadeira esquerda é sempre a que ainda virá a assumir o poder. Stalin foi um dos primeiros representantes dessa “esquerda falsa” na qual a “esquerda verdadeira” tentou se limpar. Depois dele, a esquerda gritou: “Agora vai”. E o que veio foi Mao Tse-tung; depois, Fidel, Pol Pot, Ho Chi Minh, Hugo Chávez, Maduro, Lula, Dilma etc., todos com o mesmo resultado catastrófico. Nenhum desses nomes representou a “verdadeira” esquerda, porque a “verdadeira” esquerda não se equivoca, não peca, não comete crimes. O equívoco, o pecado e o crime são atributos da “falsa” esquerda – ou seja, a direita. A “verdadeira” esquerda nunca pode ser julgada por parâmetros atuais, porque o seu projeto não está no presente, sendo indefinidamente adiado para um futuro desconhecido. A “verdadeira” esquerda só poderia governar o Paraíso.

Cito Revel mais uma vez, e encerro por aqui: “Segundo essa argumentação, o horror das consequências provaria a excelência do princípio... Pois, ao se avaliar os zeladores de um modelo ideal, não são os atos que deveriam servir de critério, mas as intenções. No fundo, o reino do comunismo não é deste mundo, e o seu fracasso aqui em baixo é imputado ao mundo, não ao comunismo enquanto conceito”.

57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Aruan Baccaro de Freitas

    ± 42 dias

    Sua análise veio muito a calhar, pois recentemente dialogando com um premiado pelo prêmio Jaboti, o sujeito empenhou-se em tentar me convencer que a Venezuela é capitalista, exatamente como o texto ilustra ser esse covarde hábito da esquerda de tentar limpar seu passado nojento nas vestes das outras cosmovisões - conservadoras, reacionárias, direitistas, liberais, etc. Parabéns pela precisão cirúrgica! O texto ficou primoroso e foi bem no centro da questão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Fernando Fortes de Camargo

    ± 43 dias

    Excelente análise... ri muito da parte onde se compara o cabelo dele à sua desordem mental... rsrs

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose Eduardo mendes

    ± 45 dias

    Esta é especial pro Flavio Gordon: Gabigol não tem mundial, Gabigol não tem mundial, nao tem copinha e nem mundial, não tem copinha e nem mundial...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TITO LIVIO SOUSA DANTAS

    ± 46 dias

    E quem, em sã consciência, leva esse “jornalista” Guga a sério?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Isadora

    ± 47 dias

    Excelente artigo. Parabéns! O Guga Chacra é um chato de galocha que ama a vidinha boa em NY mas tira onda de comuna. Dá até sono esse rapaz. Zzzzzz.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diz

    ± 47 dias

    Fala sério. Alguém leva a sério o Guga Chato?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 47 dias

    Dr. Flávio, ótimo artigo, como de costume. Tenho uma pergunta: o que seria um comportamento adequado para a esquerda, que a legitimaria a participar do diálogo? Qual é, afinal, a função da esquerda?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 47 dias

    Massacre da serra elétrica

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Dias Ferreira

    ± 47 dias

    Simplesmente EXCELENTE a análise do Dr. Flávio Gordon! Irretocável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Félix

    ± 47 dias

    Sensacional! Que aula, Flavio! Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RUY PIGATTO

    ± 47 dias

    Não adianta explicar. Esquerda é UTOPIA, e como tal não existe no mundo real. Em assim sendo, qualquer explicação justifica a posição do possuído. Depois vêm os coniventes, os oportunistas, os ignorantes e outros que tais ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ACIR MELLO JUNIOR

    ± 47 dias

    Mais uma aula de Flavio Gordon! Excelente! Cala boca no jornalismo progressista de miolo mole.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo Santana

    ± 47 dias

    Excelente análise das bobagens ditas pela maioria dos jornalistas Brasileiros. Já estava na hora de uma imprensa corajosa (Como é a Gazeta do Povo) denunciar esses falsos profetas e, ainda por cima, energúmenos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Otacilio Bandeira

    ± 47 dias

    Excepcional artigo! As usual...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudio L.

    ± 47 dias

    "alguma coisa" úteis define bem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tiago Motta

    ± 47 dias

    E pensar que quem tem mídia e tem suas opiniões (estúpidas e infantis) massivamente divulgadas e tratadas como referência diariamente é Guga Chacra e não Flávio Gordon, em, que se houvesse um debate entre ambos o primeiro seria completamente aniquilado,... pra ficar só no exemplo presente. Isso diz mais do que é a imprensa e a mídia brasileira: o harém dos medíocres.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    luiz

    ± 47 dias

    Guga Chakra é ridículo, parece um produto hippie contestador da década de 60.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 47 dias

    É da Globo. Precisa explicar mais?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 47 dias

    Esse Gugu dadá da globo é um tremendo im.be.cil, ainda se acha o descolado com aquela peruca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 47 dias

    Uma vez, numa entrevista, um intelectual marxista resolveu fazer uma auto-crítica do socialismo. Comentou como as coisas desandaram na Albânia, Iugoslávia, Bulgária, Romênia, Hungria, Tchecoslováquia, Polônia, Alemanha Oriental, URSS, China Maoísta, Camboja, Vietnam, Cuba, Somália, Angola... Aí um dos entrevistadores não se conteve: mas por que insistir num sistema que nunca dá certo e sempre acaba em ditadura ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando luis lombardi

    ± 47 dias

    Tirem as crianças da sala (Guga gugu-dadá). Os adultos estão entrando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denis

    ± 47 dias

    Excelente artigo. Análise muito lúcida e fundamentada. Meus sinceros parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    paulo henrique da silva

    ± 47 dias

    Primoroso texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 47 dias

    Parabéns pelo ótimo artigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Berto Rezende

    ± 47 dias

    Boa Flávio; agora, ô cabrinha esquisito esse Guga língua plesa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JCouto

    ± 47 dias

    Excelente artigo. Infalível. Ultrapassa o jornalismo que, atualmente, está tão superficial quanto Guga Chacra. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    maisvalia

    ± 47 dias

    Guga Chacra é tão democrata que me bloqueou, hahahaha

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 47 dias

    Excelente como sempre Gordon. Guga Chacra? , Ouvir o "especialista" da Globo News, só com um ENGOV antes, né? Esse é o verdadeiro cabotino (Aprendi o seu significado no seu livro, " A Corrupção da Inteligência") no sentido de presunçoso, afetado, vaidoso. Samuel P. Huntigton, cientista político, quando Chacra comenta a geo-política ou qualquer assunto, deve ter ataques de fúria onde quer que esteja. Mamma mia! Enfim, a esquerda é isso mesmo que escreveste, prezado Gordon, não sabe de nada, não aprende nada. Pra eles os fins justificam os meios. Cinismo e hipocrisia é com eles. Russel Kirk, em "A Política da Prudência", decifra com maestria a "utopia" desses ideólogos: "lugar nenhum".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan S Ruppell Jr

    ± 47 dias

    Reflexão coerente que devido à sua inoportuna realidade se tornará um fato oculto para os que falam de bondade enquanto apoiam as ditaduras de Esquerda; pois não há outra, afinal...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Oliveira

    ± 47 dias

    Isso foi uma aula magna, bicho. ***.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vitor Reis

    ± 47 dias

    Guga Chacra é o famoso "isento". Ele acha que é ao final das contas. Mas não passa de mais uma marionete que não se questiona o que aprendeu, se questiona se o outro está certo. Mas tirar o ego de um cara como este para o mesmo mostrar-se disposto a entender, é impossível.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cristian carla a. Volski cassi

    ± 47 dias

    Excelente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel de Castro

    ± 47 dias

    Muito bom acordar e abrir algo pra ler e aproveitar o texto escrito com embasamentos históricos e concretos sobre comportamentos políticos sociais contrários à ignorância ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcio

    ± 47 dias

    A Globo é um antro de comunistas. Quem não é, como Alexandre Garcia e William Waack, são demitidos. Só ficam grandes filósofos como o Chacra e Casagrande.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    ± 47 dias

    É aquele velho ditado, no fim tudo da certo, se não deu certo é porque não é o fim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wilbur Archibald III

    ± 47 dias

    O que o guga fez chama se sofisma. É truque velho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Carvalho

    ± 47 dias

    Excelente! Como sempre. Até a tralha esquerdista se cala diante dos teus artigos. Os patrulheiros mirins nem conseguem despejar o usual besteirol pseudo-pensante diante da tua exposição dos fatos. E olha que eles reviram o jornal todo tentando fazer barulho...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco

    ± 47 dias

    "Muitas vezes a ideia é repetida sem qualquer consciência. É precisamente o caso de Guga Chacra, cujo semblante algo aparvalhado, aliás, bem como o despenteio perpétuo do cabelo, causam a impressão de que ele nunca tem plena consciência de nada." hahahahahahaha rindo até 2020. E sábado vai dar Liverpool. Abraço.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nilson Macan

    ± 47 dias

    muito bom, só a Globo para fazer essas coisas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo de Mello Araujo

    ± 47 dias

    Excelente artigo! Obrigado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo

    ± 47 dias

    Muito bom, parabens!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    cassio sachet

    ± 47 dias

    Porque de boas intenções constroe-se o inferno, ou seja, o único governo dos homens.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanderlei da Rosa

    ± 47 dias

    Parabéns Flávio! Belo artigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jailton ferreira

    ± 47 dias

    Parabens pelo artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    ± 47 dias

    Parabéns pelo artigo! Essa estratégia da esquerda casa perfeitamente com demência associada ao mal caráter. Parabéns novamente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos

    ± 47 dias

    Excelente!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sérgio Valério Escobar

    ± 47 dias

    Que coisa mais delirante. O Olavo, está deixando todo mundo doido ou já eram e agora estão se expondo maís?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 47 dias

      Claramente um iletrado...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      MateusMS

      ± 47 dias

      Admar Luiz: pq deve ser mais um VERMElho acefalo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      ± 47 dias

      O Sergio, argumentos please? Delirante por quê? Diga aí, valente?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    samuca

    ± 47 dias

    É mole, ser colocado como semelhante àquilo que vc mais detesta? Sabemos que esses comunistas não se orientam pelos mesmos princípios que nós, a final, são princípios burgueses e devem ser ignorados, mas se for conveniente usa-los em algum momento, se servir à causa, deve ser usado sem exitaçao. Tudo se resume à conveniência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 47 dias

    Quem é Guga Chacra??? Jornalista da Grobo, precisa mais comentários...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOÃO MOACIR MOREIRA

    ± 47 dias

    A China esta ai , Coreia do Sul , Vietnan , Taiwan...Cada vez a esquerda se limita as Cubas , Venezuelas e Coreias do Norte da vida... em 20 anos acabou....O futuro nem sera totalmente Capitalista ( USA ) nem Socialista ( Venezuela )...mas algo novo , não necessariamente democratico , mas sim , Capitalista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 47 dias

    Guga Chacra é mau caráter, lixo, esquerda caviar

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 47 dias

    A esquerda, cada vez mais, me deixa enojado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NAILSON

    ± 48 dias

    O discurso da "esquerda" cansa... Aliás, já desisti de dialogar com os "intelectuais de esquerda". Vivem uma utopia, sempre são os senhores da verdade, e se seus governantes errarem já têm o discurso pronto de que foram os "homens" e não a ideologia... É risível.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.