• Carregando...
Livro reúne fotos e textos da Serra do Mar Paranaense (FOTOS: Lucas Pontes)
Livro reúne fotos e textos da Serra do Mar Paranaense (FOTOS: Lucas Pontes)| Foto:

Livro reúne fotos e textos da Serra do Mar Paranaense.

“Mar de Nuvens”, do fotógrafo Lucas Pontes, será lançado no Museu Oscar Niemeyer.

Texto: Paula Melech

 

As principais cadeias montanhosas e paisagens da Serra do Mar Paranaense, onde se localizam os maiores picos do sul do Brasil, são  tema do livro “Mar de Nuvens”, do fotógrafo Lucas Pontes. O envolvimento com o assunto teve início com a sua primeira subida à montanha, em 2001. A experiência o influenciou tão profundamente que culminou na escolha profissional de geógrafo e no mergulho no universo da fotografia de natureza.

O livro será apresentado ao público no dia 12 de dezembro, às 18 horas, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A beleza das montanhas das nossas serras é a inspiração para o livro, que reúne uma coleção de fotografias criteriosamente selecionadas.

O nome “Mar de Nuvens” foi inspirado no fenômeno natural que ocorre  nas proximidades das cadeias montanhosas, onde as nuvens ficam nas partes mais baixas e se assemelham ao mar, e os cumes das montanhas se sobressaem, como se fossem ilhas, criando paisagens inesperadas e surpreendentes a todo instante.

“Como num balé, o movimento sutil das nuvens nos permite vislumbrar, mesmo que por um instante, a vida que pulsa no planeta e sutilmente sustenta todo este ecossistema do qual somos dependentes”, descreve o fotógrafo, após testemunhar inúmeras vezes esse belo fenômeno.

O livro conta ainda com textos de especialistas na área, dentre eles Clóvis S. Borges, diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS); Leonardo José Santos Cordeiro, professor de Geomorfologia e Solos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Miranda de Britez, consultor especialista em vegetação e o montanhista e historiador Henrique Schmidlin, o Vitamina.

Currículo

Lucas Pontes nasceu em 1984 em Varginha, Minas Gerais, e vive em Curitiba (PR) desde 1989. É formado em Geografia e mestrando em Paisagem e Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seus projetos na fotografia abordam principalmente as paisagens, a natureza, o cotidiano e a cultura do homem. Já teve fotos premiadas em concursos nacionais e internacionais. É um dos idealizadores da Roda de Fotógrafos. Atualmente é fotógrafo comercial e impressor de suas fotografias.

 

Confira as imagens:

 

Serviço:

Lançamento do livro “Mar de Nuvens”

Dia 12 de dezembro (terça-feira)

às 18 horas

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]