i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Francisco Razzo

Foto de perfil de Francisco Razzo
Ver perfil

Democracia em ruínas

  • Francisco RazzoPor Francisco Razzo
  • 03/06/2020 11:38
Protesto tem confusão entre PM e manifestantes na Av. Paulista
Protesto tem confusão entre PM e manifestantes na Av. Paulista| Foto: AFP

Não é segredo para nenhum dos meus estimados leitores o que penso a respeito do presidente Jair Messias Bolsonaro e da ideologia, um tanto quanto difusa, que sustenta suas decisões e lambanças públicas. Não, não sou comunista. Aliás, esse negócio de acusar de comunista quem não está com Bolsonaro é a mesma coisa que acusar de fascista quem não está contra Bolsonaro. Não, definitivamente, não sou comunista, policio-me constantemente para não ser um fascista e peço sempre ao bom Deus para não ser confundido com um liberal progressista. O palco político não se resume a esses três roteiros.

Hoje, com a consciência tranquila e sem muito esforço para reconhecer os erros políticos, faço parte daquele grupo de arrependidos que votou no 17como já expliquei nesta mesma coluna. No entanto, ressalto com franqueza e uma boa dose de ironia, tampouco estou com os que, movidos pela imoderada indignação ressentida, querem custe o que custar e usando de todos os meios necessários destituir o presidente eleito de seu cargo e, claro, mandar pro ostracismo da história todos aqueles que votaram no Bolsonaro, independentemente de terem revisto sua posição ou não.

Não, também não sou Antifa. E não sinalizo virtudes políticas para ninguém. Embora reconheça que não dá para pensar a democracia só em termos de quantidade e pragmatismo. Diferentemente do que o senso comum julga a respeito, democracia não é o poder da maioria exercido em dias de eleições. Instituições democráticas modernas não são validadas pela metade do corpo político + 1. Não é a tensão quantitativa que sustenta a ordem democrática, embora sua logística eleitoral possa dar essa impressão. Antes das urnas, o fundamento da democracia está enraizado na qualidade moral da comunidade política, o justo e delicado equilíbrio entre ethos e polis.

Longe de mim simpatizar com o estilo Bolsonaro de governar e o estilo bolsonaristas de bajular. A ideologia bolsonarista herdou o pior da vanguarda reacionária construída nos porões bolorentos do Curso Online de Filosofia (COF) de Olavo de Carvalho. De Filipe Martins, Allan dos Santos, Sara Winter, Bernardo Kuster, Azambuja e tutti quanti, a forma truculenta e paranoica desse governo e seus intelectuais orgânicos defenderem a nação expressa em definitivo o legado filosófico-político de Olavo de Carvalho. Não é consubstancial o homem e seu discurso filosófico?

Em 2009, ao lançar o seu COF, Olavo de Carvalho anunciara como sacrossanta missão que seus alunos formariam uma elite intelectual capaz de restaurar a alta cultura do país. Ora, ele cumpriu sua promessa restauradora: o sucesso de seu curso foi a construção dessa vanguarda intelectual que passa o dia na internet passando pano para o atual político de estimação.

Se a Filosofia — e aqui me refiro ao sentido em que a razão humana almeja sua mais alta vocação — liberta, que lugar ocupa Olavo de Carvalho no panteão dos grandes filósofos? Afinal, seu sucesso filosófico consiste na eloquente capacidade de seduzir as cabecinhas ocas e espiritualmente necessitadas de seus discípulos, que hoje formam o núcleo ideológico do bolsonarismo.

A personalidade autoritária do presidente Bolsonaro foi instrumentalizada pela vocação totalitária e doentia do carisma filosófico de Olavo de Carvalho. Em outras palavras: se o bolsonarismo é a forma do agir político, o olavismo fornece todo conteúdo ideológico. Um casamento perfeito em que os laços matrimoniais entre Bolsonaro e Olavo, isto é, entre o Político e o Filósofo, só podem gerar o servilismo político e a submissão intelectual como seus legítimos filhos.

De qualquer maneira, há certos limites que não se devem cruzar. Pode parecer uma petição de princípio o que vou dizer, mas o fato é que as instituições democráticas, com todos os seus pequenos defeitos e morosidade para satisfazer as urgentes demandas dos inconformados, só funcionam quando cada cidadão se entrega de corpo e alma para que as instituições funcionem. Quem deve derrubar o déspota é o poder da Constituição e não o poder da violência.

Por falar em romantizar a violência como demonstração de uma alma pronta para lutar pela tolerância, só é preciso cuidado para que no processo de destruição de ideias ruins não acabar destruindo as pessoas.

Cá entre nós, mesmo com os inesgotáveis esforços para se tentar compreender os motivos de as pessoas saírem às ruas propondo quebradeira em defesa da democracia, da paz e da tolerância, não dá para se iludir aqui não: a democracia não funciona se você assumir a quebradeira e a intolerância como instituição democrática. Todos os elementos constitutivos da ordem democrática se alimentam da lealdade moral aos princípios democráticos: pluralidade de ideias, humanização do adversário, responsabilidade cívica etc. Não tem outro jeito, pessoas ruins devem ser julgadas e punidas por tribunais instituídos e não pela horda de justiceiros tomados por paixões mobilizadoras.

Por isso, é preciso muito cuidado com as profecias autorrealizáveis. Por enquanto as instituições seguem — um tanto quanto capengas, mas seguem. Não há ruptura institucional — ainda. Bolsonaro transita no limite, força todos os limites. Só que há limites. Com o que há até agora, não dá para legitimar derrubá-lo na porrada. E se tem gente que acha que Bolsonaro deva sair pela força do fuzil e não pelo poder da toga, essa gente é feita da mesma matéria prima — uma substância espiritual que coloca em movimento o coração de todos os déspotas — que Roberto Jafferson e afins. Não se fundamenta regicídio com a possibilidade de uma democracia em ruínas.

54 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 54 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Altamir Bail Ponchielli

    ± 2 dias

    Felizmente não sou eu apenas que vejo a mentalidade deste colunista, uma mentalidade "vendida". Creio que os leitores da GP, estão no caminho certo, e o colunista, alienado (ou vendido mesmo, acho que é mais fácil acreditar que ele tem essa opinião formada por estar sendo bem remunerado pra isso). Quem defende as atuais instituições como estão, tem sério problema mental.... O povo já foi cego, omisso, conivente, dentre outros adjetivos.. mas está acordado para o novo momento em que vive o país.. Jair pode ter muitos defeitos, não ser o presidente ideal, mas já é um passo a direita... até "ontem" estávamos afundando na esquerda, hoje, não mais!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alex Maia

    ± 3 dias

    Tive esperança de colher uma visão isenta, não mais. Começamos muito mal! Se há uma ameaça gravíssima à democracia é o sistema vigente, onde representantes não representam, juízes atropelam a lei e a constituição ao sabor do vento. É o aparelhamento da máquina e da educação. É o sistema que vem derrubando a democracia já faz tempo, mas sobre isso nem uma palavra do autor! Vem me falar de Olavo... quem é Olavo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AYRTON F DO AMARAL FILHO

    ± 4 dias

    Texto totalmente deslocado da realidade. Um péssimo cartão de visitas do autor. Esse tipo de Mentalidade é o real inimigo da democracia. Quem ameaça a democracia são as instituições comandadas por advogados de quadrilhas (STF) e pelos chefes destas (Congresso). Poderes em conluio para manter a impunidade de seus membros. A grande ameaça para essa gente é que o Bolsonaro não rouba e não deixa roubar. Crise de abstinência é a real ameaça à democracia. A questão não é ser bolsonarista ou não, a questão é ser honesto e lutar para que este país se livre da Oligarquia Cleptocrata que destruiu a democracia real.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Orlando

    ± 12 dias

    Como podemos achar que é tão fácil governar um país que foi tomado pela esquerda nós últimos governos? Bolsonaro é a nossa última esperança. Podemos divagar pelos conceitos mas não se enganem, não será fácil, digo mais, essas divagações de democracia estão no campo das ideias, na prática não se mantém. Eu esperava mais desse suposto curso, mas já vi que o conteúdo é fraco. Como pôde ser um curso de democracia, mas as instituições que seguem tomadas e não se fala disto? Como não se fala dos causadores destes descalabros que foram os governos do PSDB e consequentemente do PT, que destruíram a pouca democracia e instalaram uma cleptocracia?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mendonça

    ± 12 dias

    Estou sentindo cheirinho que o curso será só perda de tempo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Altamir Bail Ponchielli

      ± 2 dias

      Mas será interessante ver a aula ministrada por quem tem esta mentalidade deturpada da realidade, seja por incompetência própria ou por dinheiro alheio!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juarez Fernandes Lopes

    ± 13 dias

    Bom dia. Razzo, me foi enviado o convite para o curso, gosto de novas idéias, mais acho que não estamos no mesmo país, acho que tenho problemas de visão, audição e coração. De visão porque não estou vendo o que você diz. De audição porque também não ouço como a grande maioria da população o que você diz do Presidente. De coração porque não sinto o que você está sentindo. Tem razão quando diz |"destruição da democracia", mais Cara, erga os braços para o céu e agradeça a Deus por ter colocado Bolsonaro na tua vida e de todos brasileiros, a menos que você faça parte de muitos traidores e aproveitadores da republica, aconselho a visualizar e ouvir melhor o que os brasileiros estão falando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Julio C. Valaski

    ± 14 dias

    Com tantos "cronistas" ainda defendendo Bolsonaro, confesso que fiquei curioso sobre o curso. Depois de 8 eleições diretas consecutivas, ainda não se pode dizer que a democracia está consolidada, enquanto há ameaças de "cabo e soldado" a fechar o STF

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jose eduardo Valle Goncalves

    ± 14 dias

    razzo, minúsculo, o motivo da eleição de Bolsonaro esta sendo cumprido, afastar a corrupção e o eminente perigo de se tornar uma Venezuela, não estamos avançando muito em projetos e propostas pois temos graves impecílios, Rodrigo Maia que não deixa passar qualquer coisa e os 11 do supremo. Te digo francisco, se Bolsonaro não tivesse o respaldo dos Militares estaria muito pior .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    ssm.gauss

    ± 14 dias

    Razzo faz uma análise "razza" da democracia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JP1980

    ± 14 dias

    Colocar que estamos a beira de uma quebra da democracia é demais. Bolsonaro tem muito defeitos. Mas quando ameaçou romper com a ordem democrática!??? Vim nessa página pela propaganda do curso. Mas já fiquei com a pulga atrás da orelha. Parece que os que mais se dizem conhecedores da democracia são os que mais tentam usá-la para manipular as massas. Tomara que seja só impressão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria da Gloria Linares Fernandes

    ± 14 dias

    Caro Razzo, também não sou bolsonarista e nunca gostei de Olavo, mas isso é subjetivo, na realidade o que vale são as ações positivas, que o país recebe com o governo Bolsonaro. Democracia? Nunca houve e nunca haverá enquanto os homens continuarem olhando o próprio eu.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Juarez Fernandes Lopes

      ± 13 dias

      Está certíssimo. Não existe democracia onde não há honestidade. Não adianta se esta estiver somente em um dos poderes da republica.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Renato Almeida

    ± 18 dias

    Razzo, você tenta ser um democrata que ainda não achou a democracia de seus princípios, mas entrega logo sua aversão ao governo Bolsonaro ao considerar que ele é autoritário, déspota, que atua no limite constitucional e por isso não pode ser removido pela Justiça, esta sim ultrapassou todos os limites constitucionais através dos onze da corte, tiranos típicos de 1984 com seu ministério da verdade e o que mais couber.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudio Inon Farias Bezerra

    ± 18 dias

    Razzo, depois de ler quase todo seu texto, que não consegui chegar ao último parágrafo, reconheço que me arrependi de ter me inscrito em seu curso. Afirmar que democracia não é a vontade da maioria, não dá, com todo respeito ao seu currículo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Valerio Dutra Filho

    ± 18 dias

    Razzo! Me surpreendeu você escrever dois artigos com o tema "Democracia" e não fazer referência alguma ao Alexis de Tocqueville! Rapaz... Ele morou nos USA nas primeiras décadas do século XIX e escreveu dois livros, baseados nas observações in loco da Democracia praticada pelos americanos na época, após a entrada em vigor da USA Constituition na primeira quarta-feira de março de 1789. Isto é: estabeleceram os três poderes antes da revolução francesa. Se quiser ler a história, acesse o Google Drive dos Vugilantes da Liberdade em https://bit.ly/3eXER45 Antes que eu me esqueça: ele realça que Democracia é IGUALDADE+LIBERDADE, sendo a Liberdade a mais importante.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Mendonça

      ± 12 dias

      Obrigado por divulgar o link!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plínio Góes Filho

    ± 18 dias

    Cheguei até aqui pq recebi uma oferta desta GP para participar do curso "Defesa da Democracia", a ser ministrado pelo autor desse texto. Ao receber o e-mail de confirmação de inscrição, mestre Razzo indicou-me ler este seu texto, como forma de "sugestão preliminar" do curso. Assim cheguei aqui. Comento. São só 10 parágrafos, dos quais 3 são consumidos para o dizer o q ele NÃO É; comunista, fascista, antifa, bolsonarista. Em 4 deles procura se dizer arrependido de ter votado em Bolsonaro e esculhamba o filósofo Olavo de Carvalho. E nos 3 restantes, ensaia declarar q Bolsonaro é um autoritário q vive no limite e q deve ser deposto, mas só pela toga. Nada das ruínas. Desanimei do curso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juan Albornoz

    ± 19 dias

    Vou explicar uma vez mais porque não me interessa. Acho o tema fora do foco principal, que tem sido ignorado por todos, tanto os do lado de lá como os do lado de cá. O problema não é a democracia brasileira, esta nunca tem existido de fato. Pode melhorar um pouco e logo piora; somos muito instáveis. O que interessa é a luta contra o globalismo; nunca ouvimos qualquer crítica à Carta da Terra (de Leonardo Boff e David Rockefeller), aí está a Serpente cujo ovo foi botado pela ONU há mais de 70 anos. Nossa visão é de "cientistas políticos" que surfam, sendo que precisamos saber a visão de um Geopolítico que olhe o Brasil a traves do Mundo. Alguns de nossos vizinhos tem os chamados Politólogos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogerio Barao

    ± 142 dias

    Meu caro Razzo, vc escamoteia aqui e acolá mas não passa de outro daqueles que, ao final de um blá blá blá pseudo intelectual, resume -se em tentativa de subverter o resultado das eleições, agora jogando terrinha nos pés do STF. MEDÍOCRE!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELMOR

    ± 142 dias

    Madalena arrependida, esses colunistas julgam pelo que o Presidente fala em alguns momentos mas não enchergam que o país apesar dessa calamidade que o mundo atravessa o país vai indo razoavelmente bem veja por ex a bolsa subindo inflação baixíssima, liberou bilhões para o combate e ajuda povo e ao corona entre outras, é de encher o **** sabe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando BSB

    ± 142 dias

    O que eu posso fazer de bom para um semelhante no dia de hoje? Recomendar que não perca seu tempo lendo esse monte de abobrinha que esse Chico escreveu como eu fiz... Espero ter ajudado alguém.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Athos athayde

      ± 142 dias

      Ajudou com certeza, na coluna deste Raso, venho direto para os comentários, obrigado pelo conselho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      José Carlos Rodrigues da Silva

      ± 142 dias

      Com certeza, perdi meu tempo com uma porcaria dessa, acho que foi por isso que a gazeta tá notificada como Fak .....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Gurgel

    ± 142 dias

    Um texto cheio de cinismo e hipocrisia que deveria ser encontrado num panfleto do PT ou seus satélites para um público totalmente irracional que acredita que meios violentos justificam os fins, que seriam transformar o Brasil em mais uma ditadura bolivariana. Acho que eu ou o autor estamos no jornal errado. Essa dúvida eu dirimi encerrando a minha assinatura com a Gazeta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 142 dias

    Esquerdiotas pedindo Democracia, eles pedem é comunismo na base da depredação, tipico de arruaceiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauricio Simões

    ± 142 dias

    "Não sou isso, não sou aquilo, nem aquele outro, não sou ninguém." Ou seja, nada de novo no front.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    chico

    ± 142 dias

    Comecei a ler,cansei e fui me distrair lendo uma bula de remédio e depois um contrato de seguro

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      J.A.O

      ± 142 dias

      KKKKK - boa Francisco!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    William Rueda

    ± 142 dias

    Como de costume, um artigo que não merece o tempo de ser lido!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Toso

    ± 142 dias

    Fique tranquilo, colega. Pelo jeito ele vai sair pelo poder da toga, assim vai dar um verniz de democracia na derrubada do presidente. Nada como as aparências, não é?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nico Gavelick

    ± 142 dias

    Na verdade, as pessoas brincam demais com os termos políticos. Democracia é, sim, vontade da maioria. O que assegura os direitos individuais é o Estado de Direito (rule of law). Esses dois não são a mesma coisa. Não é à toa que a esquerda se apega tanto à palavra democracia, pois com ela é possível esmagar os direitos individuais em nome da tal "justiça social".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J.A.O

    ± 142 dias

    É a esquerda que justifica crimes, afaga assassino, culpa a desigualdade e a falta de oportunidades, e que, sobretudo chama de "reacionário" e "extrema-direita" aqueles que defendem punições severas pra criminosos. No entanto, basta o crime ser de homofobia para a esquerda se indignar com esses crimes. O esquerdista é um compilador de teorias idiotas, interpretações errôneas do mundo, rebeldia adolescente, argumentos emocionais sem consideração pela lógica, e, claro, como colocado no texto, argumentos desconexos da realidade e que corroem a narrativa do articulista. Mas, é Incrível a fórmula usada para atrair e controlar idiotas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 142 dias

    Razzo você não engana mais ninguém

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOCIANE CLARA ZONKOWSKI

    ± 142 dias

    Resumindo, a princípio querendo propor uma figura imparcial, tenta mostrar uma certa intelectualidade ofensiva, com o decorrer do artigo demonstra claramente sua preferência politica poética... Faça-me rir!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel M

    ± 142 dias

    Democracia começa por aceitar as ideias alheias, assim como temos que aceitar e entender a sua. Falar mal de qualquer um é muito fácil, queria ver se o senhor colunista com sua filosofia conseguiria o que o Olavo conseguiu. É simples, quem trabalha e paga as contas com honestidade nesse Brasil se indentifica com o Olavo que só ensina o bem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Akollyka

    ± 142 dias

    Os esclarecimentos iniciais reforçam a tática de sentir-se ilusoriamente confortável em suas convicções por apoiar, sem muita segurança, o lado para o qual torce que seja o vencedor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Greff

    ± 142 dias

    Estou procurando lógica nos seus argumentos sobre o título da sua matéria. Você se perdeu nessa matéria rasa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renato

    ± 142 dias

    Olavo de Carvalho refundou a direita brasileira. Felizmente, pela primeira vez temos um conservador na cadeira presidencial, tentando emplacar suas pautas. E você fazendo esse desserviço de acompanhar os liberais progressistas (de quem faz troça no texto) na tentativa de pintá-lo como ditatorial, truculento etc. O seu erro é pensar que está lidando com pessoas de boa fé do lado contrário (comunistas, liberais progressistas e outros) e consequentemente achar que o trato com elas deve ser manso e cordial.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antônio José C D Tavares

    ± 142 dias

    Então se vc está arrependido de ter votado no BOL , só pode estar achando q teria sido melhor no Hadad ! Tenha paciente! Vc está no lugar errado ! Peça emprego na FOLHA !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 142 dias

    Até o o soltador de bandidos e corruptos, o Min. Gilmar Mendes, veio a público dizer, que Bosnonaro cumpriu até agora todas as leis e a Constituição. Mesmo sendo perseguido pela ditadura dos togados lá do STF, né Razzo? isso vc não comenta né isentão? Disse GM, que se tem de analisar é os atos na prática e o que é bravata, retórica, palavras ao vento. Entendeu Razzo? Mas que tal um debate com o Olavo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 142 dias

    Razzo, fostes raso neste texto. hein? Muito mimimi de filósofo isentão, sim! Então Bolsonaro tem como guru o professor OC? Ambos já desmentiram isso, prezado. Fake. Que tal um TÊTE-A-TÊTE com ele, Razzo? Não concordo com muitas coisas do OC - ou mesmo do Bolsonaro - mas cá pra nós, ele estava à frente do seu tempo. Muita coisa que ele disse, denunciou lá atrás se concretizou-se, não? Vc é daqueles que chamam os tais Antifas de democráticos, como faz a imprensa canalha só porque é contra o "Bozo"? E por fim, diz aí filósofo, um único ato institucional que demonstre que o presidente quer acabar com a democracia? Democracia em ruínas? Onde? Como? Razzo, só na tua cachola.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    THIAGO CACHUÇO DA SILVA

    ± 142 dias

    Belo texto Francisco, como sempre. Com relação à pecha de "isentāo" que sempre é levantada por quem defende essa falsa dicotomia, eu acredito que quando as duas opções disponíveis são a burrice e a estupidez, a "isentosfera" parece um excelente lugar para se estar rsrsrsrsrs. Acho que vou até fazer uma camiseta: "ISENTÃO COM ORGULHO!".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      MateusMS

      ± 142 dias

      isentão... um m... q nao sabe de p... nenhuma, e so fala m...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      ± 142 dias

      Já tomaste seu todynho hoje isentão? kkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 142 dias

    infelizmente democracia ficou velha e tem que ser reestruturada penso que a constitu8inte do Ulisses foi8muito prejudicial para democracia

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 142 dias

    Falou muito e disse nada que se aproveite... todo mundo fala em democracia, mas poucos muito poucos sabem a o que é democracia e como surgiu em Atenas - na antiguidade... Temos o vício de não aprofundar nos assuntos do cotidiano, nas noticias vinculadas pela midia etc...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 142 dias

    Resumo: Completo ******!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 142 dias

    Muitas idas e vindas para tentar desqualificar quem expõe as mazelas esquerdopatas. se quiser ser imparcial pondere os lados antagônicos. Aliás, nada justifica atos de vandalismo contra o país. Bando de sociopatas, faltam vara bom lombo de vocês.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabiano L.

    ± 142 dias

    A parte final, num esforço raso de eloquência, é a pior de todas: poder da toga, só pode ser uma piada. O sujeito falando de autoritarismo E NEM UMA ÚNICA PALAVRA SOBRE O STF. Que piada de mal gosto se tornou o clube das dodoídas: a aflição, a espera, o desespero para que Bolsonaro reaja às atrocidades autoritárias do Congresso Nacional e do STF. "Ele ainda não fez, mas fará! Ele fará! E então eu, Raso, e Nogentinho, Mario Vitinho e Santita ****** Livre estaremos certos!"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mello

    ± 142 dias

    O isentão é uma figura curiosa: transita eternamente do nada para lugar nenhum. Olavão é um filósofo que denuncia a fraude intelectual do marxismo e de seus apóstolos, pensadores como Marcuse, Sartre, Zizek, Althusser, Gramsci, etc. Pensadores como Burke, Scruton, von Mises, Voegelin, Poppe, são invocados por De Carvalho para desmascarar a farça marxista, que segue sua marcha incansável a iludir mentes pouco dadas à razão. Olavo de Carvalho é um patrimônio intelectual da nação brasileira. Devemos muito a ele, por sua luta em defesa dos nossos valores e crenças, ao formar um pensamento crítico contra o mal do marxismo. O presidente acerta ao seguir o olavão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      ANTONIO

      ± 142 dias

      Patrimonio cultural? Raciocínio boçal.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Fabiano L.

      ± 142 dias

      Excelente comentário. Razzo transita do raso nada para raso lugar nenhum. Um raso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo de Castro Reis

    ± 143 dias

    Realmente, vc não é nada. É o isentão, que se isenta de responsabilidades, e se esparrama confortavelmente no espaçoso e macio sofá da crítica sem compromisso algum.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]