Thumbnail

Oportunidades no mercado de games

Daniel Coelho

Daniel Coelho

Daniel Coelho, é empresário em live marketing, especialista em marketing, founder institute graduate, CEO e fundador da Rage Quit Academy, a primeira Game School do país, e joga desde o Atari 2600. https://ragequit.academy/

Mercado de games

Onde estão as oportunidades no mercado de games para quem não joga

02/09/2021 12:00
O bilionário mercado de games vem batendo recordes atrás de recordes. O recém-lançado PlayStation 5, da japonesa Sony, é o console mais vendido em pré-lançamento da história e só não foi um sucesso ainda maior pela falta de peças para produção.
E se você não investiu nas ações da GameStop quando o fórum WallStreetBets do Reddit alavancou o preço das ações no intuito de espremer os fundos hedges que apostaram na queda de preço, fique tranquilo. Existem outras oportunidades se desenhando.
O ETF Hero, por exemplo, listado na Nasdaq (a bolsa americana para empresas de tecnologia) é composto pelos grandes players do mercado de jogos, entre eles a Eletronic Arts, Capcom, Konami, Nintendo, Nvidia e NetEase. Criado em 25 de outubro de 2019, o Hero soma 117% de valorização acumulada desde então.
Caso desconheça o termo, ETF é a sigla para Exchange Traded Funds (Fundos Negociados na Bolsa, em tradução livre). Nada mais é que um fundo composto por diversas ações onde, ao invés de depender do desempenho individual de cada uma, seu resultado é determinado por um índice, uma espécie de resultado médio do setor. Outros ETFs para ficar de olho são o Nerd e o Espo.
A XP Investimentos, inclusive, possui um produto acoplado ao Hero, bem como o Banco do Brasil e Itaú também possuem opções para quem quer investir em jogos.
Também já existem fundos de capital que olham exclusivamente para games e interatividade. É o caso da californiana BitKraft, que já possui quase meio bilhão de dólares investidos em empresas do setor. No Brasil isso ainda não é uma realidade, pois não existem grupos de investidores em games exclusivamente.
Mas isso pode estar mudando. No início deste mês, o Costão do Santinho Resort anunciou seu novo projeto: o HUB CG (CG de Costão Games). Serão R$ 300 milhões aportados em cinco anos, sendo R$ 70 milhões oriundos de capital próprio, para criar uma megaestrutura que atenderá jogadores, desenvolvedores e empreendedores.
O HUB CG contará com uma arena de e-sports para realização de eventos e campeonatos, espaço de coworking para empresas desse ecossistema, cursos e treinamentos de capacitação e uma aceleradora de startups. E como o hub entra em operação já em 2022, vale ficar de olho nas possibilidades que ele vai gerar.
Bom, como você pode ver, existem inúmeras oportunidades já ao alcance e tantas outras estão surgindo. Se um dono de um hotel extremamente confortável não dormiu em berço esplêndido, quem somos nós para fecharmos os olhos para esse mercado.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão