Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Fuja dos PDFs e seja digitalmente mais produtivo

Como vocês sabem, uso bastante o Evernote para guardar meu material de trabalho e estudo. Incluem-se aí apostilas, livros, artigos da web, presse-releases, papers e anotações digitais ou manuscritas.

Abaixo, eis uma nota no Evernote com um PDF anexado. Você não vê o conteúdo do arquivo direto na nota, é preciso abri-lo em um app visualizador externo.

Uso o Xodo. É gratuito, tem para iOS e Android e dá um banho de eficiência e beleza inclusive sobre alguns pagos.

Em busca de praticidade, passei a usar o Xodo para ler, fazer marcações e anotações em meus PDFs e isso às vezes levava alguns dias. Em vez de deixar direto no Evernote, deixo-os antes em uma pasta específica do smartphone. Só o adiciono em uma nova nota no elefantinho quando o trabalho está concluído, para referência e revisões posteriores.

Mas eu precisava de agilidade em minhas revisões, já que estava estudando para vestibular e a quantidade de conteúdo era massiva. Quando tomava notas em papel e caneta, escaneava para o Evernote direto como imagem. Também exportava as notas feitas com a S Pen no app Squid para JPG direito ao Evernote. Assim foi bem mais fácil pular de uma nota para a outra!

Porém os slides e apostilas recebidos continuavam vindo em PDF. Como fazer?

Resposta: usar um conversor de PDF para JPG! Eu uso o PDF to JPG Converter do desenvolvedor SR International. Há uma infinidade de apps similares, tanto para iOS quanto Android. O que eu uso foi o melhor entre os que testei para Android, apesar dos anúncios intrusivos e da falta de uma opção paga ad-free.

O formato PDF existe para se criar materiais impressos perfeitamente como são vistos na tela. Portanto, em alguns casos, você pode guardar o arquivo em PDF mesmo, para alguma eventualidade em que se necessite dele em papel, além do formato imagem para rápida referência, na mesma nota.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.