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Cérebro e mão de robô
A IA precisa ser monitorada de forma constante para evitar problemas e se manter atualizada, já que com as mudanças tecnológicas constantes, tudo pode ficar obsoleto rapidamente.| Foto: Freepik

Não é novidade que a inteligência artificial é considerada uma das grandes tendências para os próximos anos. De acordo com última pesquisa de Deloitte, 70% das empresas brasileiras devem investir em IA em 2023, a maioria delas nas áreas de marketing e atendimento ao cliente, com o objetivo de gerar mais proximidade, engajamento e agilidade em processos do dia a dia. Para que as companhias possam implementar a inteligência artificial como uma aliada para alavancar os resultados, é preciso seguir alguns passos para que possam ter como uma vantagem competitiva no mercado.

Em primeiro lugar, é importante traçar objetivos, pois saber para onde se quer ir e aonde se quer chegar é essencial para o crescimento do seu negócio. Por isso, liste quais serão suas metas e estabeleça objetivos claros para alcançá-las. Feito isso, identifique as soluções de IA adequadas, já que nem todas as soluções digitais que estão em alta vão ter o mesmo perfil das empresas. Neste caso, faça uma análise criteriosa do que vai de fato maximizar os seus resultados para que o investimento seja assertivo.

Depois das primeiras etapas, é a hora de criar uma equipe multidisciplinar e, para isso, pense fora da caixa. Quanto mais profissionais com expertises diferentes, melhor. Considere construir uma equipe composta por especialistas nas áreas de tecnologia da informação como, por exemplo, programador, engenheiro da computação, analista de sistemas e desenvolvedores; e na área de marketing, como designer gráfico, analista ou gerente de marketing etc.

Após tudo estruturado, vem a parte de colocar a mão na massa. Comece pela realização de coleta de dados, que é imprescindível e veja o que será necessário para todas as áreas da empresa. A partir disso, implemente a tecnologia de IA para que ela possa coletar todos os dados essenciais para impulsionar seu negócio. Em seguida, treine e teste algoritmos porque é nessa fase que será possível mapear o que funciona e o que não é efetivo para a sua empresa.

Por último, e não menos importante, integre a IA aos sistemas existentes dentro do seu negócio para otimizar custos e processos. E não se esqueça: uma vez implementada, a IA precisa ser monitorada de forma constante para evitar problemas e se manter atualizada já que, com as mudanças tecnológicas constantes, tudo pode ficar obsoleto rapidamente. Esteja atento para evitar prejuízos e não se apegue. Avalie, reavalie e ajuste as estratégias sempre quando necessário para se manter relevante no mercado.

*Leandro Alvarenga é CEO da a Enterprise Tech Flashvolve.

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