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Os números e ferramentas do comércio eletrônico que você precisa conhecer

Alan Reinaldin*

E-commerce

Os números e ferramentas do comércio eletrônico que você precisa conhecer

09/07/2022 19:43
Quero começar essa reflexão perguntando: você sabe realmente o que as pessoas estão fazendo online? Entender o comportamento de compra dos usuários no comércio eletrônico é essencial para tomar as melhores decisões sob o ponto de vista empresarial. Segundo o Data Reportal, em parceria com We Are Social, existem atualmente mais de 5 bilhões de pessoas usando a internet; isto significa que 63% da população mundial está conectada ao ambiente online.
No âmbito do comércio eletrônico aplicado na estratégia de uma empresa - que utiliza o conceito de virtualizar o estoque da sua empresa para tentar obter o máximo de retorno possível online - isso só será possível se tiver em sua loja virtual todas as funcionalidades configuradas corretamente, para que seus produtos sejam vistos pelo maior número de pessoas possível.
Nesse ínterim, quero colocar uma percepção de como utilizar uma ferramenta de comércio eletrônico com as melhores práticas possíveis. O primeiro passo é saber qual ferramenta escolher. Procure escolher plataformas que ofereçam liberdade de escolha e facilidade de uso. Esse primeiro momento é crucial para você estruturar o seu negócio aplicando uma inteligência artificial, que irá proporcionar um volume de dados e a troca entre as ferramentas de gestão do comércio eletrônico.
O segundo passo é configurar o Google Analytics. Essa ferramenta permite responder aos questionamentos estratégicos do seu comércio eletrônico. Se você tem uma loja virtual, procure ativar a visão do e-commerce e as metas.
O terceiro passo é você configurar o Facebook Business. Nessa ferramenta, você irá instalar uma espécie de rastreador em sua loja virtual e seguir toda a etapa de finalização de compra de um cliente. Dentro do gerenciador, é importante você configurar os públicos personalizados e ativar a sacolinha do Instagram. Mas faça com muito cuidado essa parte e tente não arriscar ao ponto de bloquear a sua conta; isso acontece se você tentar muitas vezes sozinho e não saber o que está fazendo, nesse caso, procure um especialista.
O quarto passo é configurar o Google Merchants. Você deverá adicionar o catálogo de produtos da sua loja virtual, e a ferramenta te ajudará a aparecer na listagem gratuita do shopping. Isso ajuda a trazer muitos clientes que jamais encontrariam sua loja se ela estivesse somente no ambiente físico. A ferramenta permite veicular campanhas na rede de busca e em sites parceiros. Esse é o momento onde se executa o verdadeiro custo por clique (cpc), e você poderá medir o canal pelo Google Analytics em análises posteriores.
O quinto passo é configurar o Google Ads. Ele serve para anunciar a sua empresa e os seus produtos em toda rede de busca do Google. Ativar os públicos e integrar com Google Analytics e Google Merchants são essenciais para você trabalhar o aprendizado da máquina, o famoso Machine Leaning.
O Machine Learning serve para compartilhar dados entre as ferramentas citadas anteriormente. Essa metodologia irá proporcionar um resultado expressivo em suas vendas digitais e permitirá que você altere as estratégias de lances utilizadas nos anúncios e melhore o posicionamento da sua empresa na internet.
Se você tem interesse em assuntos como esse, te convido a participar de uma palestra gratuita no Hard Rock Café, em Curitiba, que será realizado no dia 11/07 a partir das 19hs. Inscreva-se gratuitamente no link.
*Alan Reinaldin é empreendedor especialista em e-commerce e administrador de empresas com MBA em inteligência de negócios. Atua com informatização empresarial desde 2010, executou projetos com sistemas ERP, CRM, BI, SIS, Loja virtual e Marketplace.

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