Thumbnail

Tendências de ferramentas e estratégias para o RH

PiaR Comunicação

Recursos Humanos

Tendências de ferramentas e estratégias para o RH em 2022

22/12/2021 12:23
O último ano foi marcado por muitas mudanças e transformações no universo corporativo, que acabaram alterando significativamente a forma como nos relacionamos com o trabalho. Segundo levantamento da Great Place to Work (GPTW), empresa de consultoria global, realizado no país com cerca de 2 mil companhias de tamanhos e segmentos diferentes, 40% delas ainda não decidiram que regime de trabalho devem adotar nos escritórios, já para 30% essa dinâmica já está bem estabelecida.
O que observamos até o momento é que diversas empresas brasileiras seguiram optando pelo home office, enquanto outras se aventuraram na implementação do trabalho híbrido. Porém, há algo em comum entre elas, independentemente do modelo adotado, que deve permanecer pelos próximos tempos: a utilização de soluções que auxiliem os líderes e gestores a administrar as equipes. Pensando nisso, separamos algumas tendências de ferramentas e estratégias para o RH em 2022. Confira:

Gamificação

A gamificação é caracterizada pela adoção de elementos utilizados em jogos, como recompensas, rankings, feedbacks rápidos e designs mais criativos. Em outros ambientes e dinâmicas ela tem sido utilizada pelas instituições com a intenção de qualificar, motivar, engajar e integrar os times. Para a Qranio, plataforma mobile de aprendizagem que usa a ludificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais, os resultados que ela vem alcançando a colocam como uma das grandes tendências nos próximos anos.

Treinamentos corporativos

Para a Sambatech, edtech de soluções para instituições de ensino e educação corporativa, outra grande ação que vêm se popularizando no mundo corporativo é o desenvolvimento de treinamentos criativos e inovadores, que atraiam a atenção dos colaboradores através de trilhas de conhecimento personalizadas, propiciando o aumento das taxas de imersão e engajamento com os conteúdos oferecidos pelas empresas.
Além disso, os funcionários estão buscando cada vez mais capacitação profissional, por meio de treinamentos online e presenciais, que oferecem a oportunidade de formação completa e, até mesmo, certificação. Segundo Andrew Martinez, CEO da HackerSec, referência em cibersegurança no país, grandes empresas entram em contato com a startup, a fim de contratar os cursos de pentest, programação, redes, entre inúmeros outros, a partir da solicitação e interesse dos próprios funcionários.
Outra saída é fechar parceria com instituições de ensino, ou até mesmo reembolsar o valor gasto na formação do funcionário, é um excelente benefício para quem quer buscar o constante desenvolvimento por meio do estudo e aprendizado. A Track.co, startup brasileira especialista em indicadores de performance da Experiência do Cliente, desenvolveu o Track.study, onde os funcionários podem investir em cursos ou treinamentos voltados para o negócio da empresa e da atividade que o mesmo desempenha. A empresa sinaliza que, a cada ano, o funcionário valoriza o ambiente de trabalho que investe na formação profissional de todos.

Melhorias físicas no ambiente de trabalho

Para a Nvoip, startup de telecomunicação que ganhou o selo Great Place to Work em 2021 e foi eleita a 39ª melhor pequena empresa para se trabalhar em 2021, um local de trabalho adequado cria um ambiente harmônico para os colaboradores desempenharem suas tarefas com êxito. Já é realidade para algumas empresas o investimento em espaços de leitura, salas de descompressão, ambientes adequados para alimentação e equipamentos em bom funcionamento como iluminação, climatização e aparelhos tecnológicos.

Processos seletivos mais rápidos

Processos de contratação repletos de etapas, testes e entrevistas ficarão obsoletos em breve, é o que indica a Pointer, HRtech especializada na indicação de profissionais de alto nível no setor de tecnologia, e que promete entregar quatro candidatos de alto nível em apenas uma semana. As empresas que priorizarem a combinação entre a sua cultura e as expectativas do candidato, somada com a facilidade do processo seletivo, vão sair na frente e fazer contratações mais assertivas.

Retenção de talentos 

Outbound Sales, escola digital que transforma candidatos em profissionais de vendas outbound e que indica os melhores alunos treinados para empresas, acredita que  as companhias devem criar cada vez mais, estratégias para garantir o bem-estar dos colaboradores e fazer com que se sintam valorizados. Isso faz com que as pessoas permaneçam por mais tempo nas empresas e evita que os negócios tenham gastos com contratações e treinamentos de funcionários.

Aposte em um cartão corporativo ao invés do reembolso

Os cartões corporativos oferecem uma solução financeira simples e completa, principalmente para custear despesas com alimentação, transporte e hospedagem dos colaboradores, sem que a conta pessoal deles seja impactada. Além disso, ainda melhora o planejamento e controle deles. Com o cartão oferecido pelo VExpenses, plataforma que automatiza a gestão de despesas de equipes e funcionários, todos os funcionários podem seguir com as viagens corporativas sem ter de se preocupar com o seu próprio dinheiro. As pessoas conseguem administrar em tempo real os gastos, o que proporciona mais tranquilidade tanto para as companhias como para os funcionários.

Background Check nos funcionários 

Para que não haja surpresas com os funcionários contratados, existem ferramentas discretas e eficientes para analisar os candidatos que têm potencial para fazer parte da corporação. A upLexis, empresa especializada em mineração de dados, desenvolveu um  software inovador de busca e estruturação de informações retiradas de grandes volumes de dados (big data) extraídos da internet e de outras bases de dados. Desta forma, muitos departamentos de RH conseguem fazer uma checagem completa dos antecedentes dos colaboradores de forma rápida e precisa.

Armazenagem em nuvem 

Armazenar as informações do RH na nuvem agrega maior flexibilidade para as empresas, pois elas podem concentrar o máximo de dados possíveis em único lugar, podendo ser acessados de forma remota. Para isso, a SGA TI em Nuvem, empresa especializada em nuvem que cria soluções para desafios reais que afetam companhias de diversos segmentos e portes, pode ser uma grande aliada nesse processo. Isso porque com o uso de tecnologias que envolvem datacenter, aplicações em nuvem, ciência de dados e inteligência artificial é possível diminuir custos operacionais, garantir mais eficiência, reduzir riscos e ajudar clientes a se tornarem ainda mais competitivos, atuando sempre em conjunto com a área de TI, mesmo que à distância.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão