Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

30 andares em 360 horas: milagre chinês?

Comprar um apartamento na planta geralmente é um bom negócio, mais barato e com melhores condições de financiamento do que adquirir um imóvel novo depois de pronto. Para quem tem a necessidade de se mudar logo, no entanto, tal opção passa a não ser interessante, já que o tempo médio de construção de um edifício entre 20 e 30 andares costuma ser de um ano e meio a dois anos, pelo menos.

Não na China. Por lá, as condições para o comércio de imóveis deverão sofrer mudanças revolucionárias a partir de uma inovação apresentada recentemente por uma empresa do país. Afinal… qual será a diferença de preço entre comprar na planta ou depois de pronto um apartamento em um prédio de 30 andares que leve apenas 15 dias (360 horas!) para ser construído?

Parece mentira, mas não é. O vídeo abaixo comprova:

As imagens – e o contador de tempo, que aparece ao longo do vídeo – valem mais do que muitas palavras. Mas há outros detalhes igualmente interessantes sobre esse prédio, entregue no último dia 31 de dezembro pela China Broad Group e que será utilizado como um hotel cinco estrelas da província de Hunan (sudeste chinês).

www.broad.com
Na maquete, o prédio de 30 andares, que virou realidade em apenas 15 dias na China.

O principal aspecto é a sustentabilidade: são 17.000 m² de construção, a partir de 333 estruturas pré-fabricadas que, além de reduzir o tempo da obra, ajudam a diminuir em seis vezes o uso de cimento (vilão das emissões de CO2 na atmosfera) e a produção de entulho (apenas 0,5% do total de resíduos criados pelos métodos convencionais).

O hotel tem também diversos mecanismos de maximização da economia de energia. Os blocos externos, de vidro, possuem 15 cm de espessura e persianas embutidas, com um sistema de isolamento térmico que também serve como painel solar, ajudando a poupar energia luminosa e reduzindo o uso de ar refrigerado no verão. O ar-condicionado, inclusive, possui processo de filtragem de três estágios, o que garante um ar interno 20 vezes mais puro que o externo – sem contar com um sistema de monitoramento de qualidade do ar em todo os cômodos.

E para quem duvida da segurança do prédio, ele está preparado para resistir a terremotos de magnitude nove na escala Richter – suficiente para não cair de jeito nenhum, praticamente…

Apesar das inovações e do potencial sustentável do prédio, uma pergunta fica no ar: a que custo esse hotel foi construído? A empresa diz ter gasto 17 milhões de dólares, mas a indagação principal é em relação aos 200 operários que trabalharam em três turnos diários na construção. Será que eles foram remunerados de maneira justa? Ou será que, tal como acontece em outras indústrias chinesas, esses funcionários foram explorados, com salários baixíssimos?
– Quando se trata de China, tudo é possível…

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.