Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Da boa intenção para a ação


Sempre temos uma ideia para sugerirmos a alguém ou alguma conclusão que tiramos dos acontecimentos. Falar dos problemas ou soluções para as pessoas com quem convivemos faz parte da conversa em diversos grupos.

A cultura do olhar negativo é viva em nossa sociedade, mas dentro de nós sempre aparece também o apreciativo, que é o embrião da boa intenção. Temos no senso comum o acordo em transmitir verdade, sinceridade e honestidade, mas às vezes falamos e fazemos justamente o contrário.

Talvez, assumir que temos nossas “sombras” – nosso lado “mau” – pode ser o primeiro passo para transformar as boas intenções em ações. Lógico que fazemos muitas ações boas diariamente, mas transformá-las em ações positivas nos âmbitos da saúde, do autodesenvolvimento, comunitário, econômico, profissional e afetivo de nossa vida requer disciplina.

Vamos elencar aqui seis passos que podem ajudar nesta transformação pessoal:

1 – Contribuir por meio da fala com informações que tenham sentido e importância;

2 – Agir de acordo com seus princípios;

3 – Cuidar dos hábitos diários;

4 – Aprender com as experiências suas e dos outros;

5 – Se dar objetivos congruentes com suas possibilidades e habilidades;

6 – Sempre olhar para si, fazer uma autoanálise, perceber seus conhecimentos, ponderar seus deveres e reavaliar seus objetivos de vida.

Colocar para fora nossas boas intenções contribuindo com as pessoas que passam por nós tem um caminho inicial em nós mesmos.

Uma forma simples de pesquisar para ver se estamos contribuindo é se perguntar após a interação com outras pessoas: “Contribuí de alguma forma com o outro?”. A reposta pode ser o diagnóstico para saber se a boa intenção se transformou em ação.

*Artigo escrito pela equipe do CAV, instituição parceira do Instituto GRPCOM

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.