• Carregando...
Gestão estratégica no Terceiro Setor
| Foto: arquivo pessoal CFMPC

No livro Estratégia Competitiva, Michael Porter, considerado o pai da estratégia organizacional afirma "se uma estratégia atende a um objetivo, está funcionando. Mas, se essa mesma estratégia atende a um alvo, ela é um sucesso." Tomando essa premissa como verdadeira, podemos dizer que, hoje, a Casa Família Maria Porta do Céu, instituição que já atendeu cerca de 220 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em Foz do Iguaçu, é um sucesso. Afinal, há 30 anos, ela acolhe e presta assistência a crianças, adolescentes e suas famílias, proporcionando a garantia de direitos e o desenvolvimento social dos acolhidos.

Esse consistente trabalho só foi possível graças a profissionalização da gestão estratégica da Instituição, possibilitada através da aprovação no edital Funcriança, em 2018. Através dessa aprovação, a entidade recebeu uma consultoria especializada para elaborar seu planejamento, estabelecendo “alvos” prioritários e potencializando os resultados das estratégias definidas, aumentando seu controle e alcance. O planejamento permitiu ainda que a Casa Família Maria Porta do Céu conseguisse profissionalizar sua gestão estratégica e passasse a se perceber como empresa.

Essas mudanças estratégicas possibilitaram que a entidade refletisse mais sobre sua função social e desenvolvesse atividades que são essenciais ao cumprimento de sua missão, permitindo a criação de um espaço de empreendedorismo social que acrescentou valor à comunidade. Nesse sentido, é essencial perceber, desmistificar e, cada vez mais, disseminar que as Organizações da Sociedade Civil (OSC) devem ser geridas de forma mais estratégica, sendo necessário o emprego de conhecimento técnico e mensuração de desempenho para que as ações não se percam, os projetos não se desestruturem e as instituições tenham sempre diretrizes e ações práticas que garantam o bom andamento das atividades. Foram essas ações da Casa Família Maria Porta do Céu que levaram a instituição a receber o Prêmio Impulso na categoria “Gestão Estratégica”.

Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook e Instagram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]