• Carregando...
Valternor Hang,  presidente da Associação Real Lince de Karate-do, e Jocemar Madruga, contador voluntário da entidade
Valternor Hang, presidente da Associação Real Lince de Karate-do, e Jocemar Madruga, contador voluntário da entidade| Foto: arquivo pessoal (Associação Real Lince de Karate-do)

Um dos princípios fundamentais do Karatê (Hitotsu, ara yuru mono o karateka seyo; soko ni myomi ari) é baseado na crença de que ele só dará frutos quando associado à vida cotidiana. O preceito ressalta que as técnicas aprendidas durante o treinamento vão muito além do dojo, passando a ser uma verdadeira orientação aos caratecas, que buscam o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Foi seguindo esse ensinamento que, em 1999, Valtenor Hang, professor de inglês e faixa preta de karatê, decidiu fundar a Associação Real Lince de Karate-do, em Francisco Beltrão, região sudoeste do Paraná.

“A nossa associação divulga o karatê não só como esporte, mas também como uma arte marcial, com sua filosofia embutida, dentro de uma perspectiva de formação de caráter e de princípios como respeito, equilíbrio, harmonia, formando cidadãos que cultivem e busquem a paz, expressando essa serenidade através das interações no espaço social em que a pessoa convive” – ressalta Valtenor.

Quando o trabalho começou, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Educação de Francisco Beltrão, Valtenor não imaginava o alcance de sua empreitada. Hoje, o projeto atende 1137 pessoas, de 4 a 60 anos de idade, sendo que quase 80% delas são crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, moradores do centro e de nove bairros da periferia de Francisco Beltrão.

“No início, a gente vendia pizzas, rifas para bancar nossa estrutura, mas a contabilidade foi ficando cada vez mais complicada à medida em que a nossa instituição ganhava maior projeção.  Nesse momento, apareceu o Jocemar Madruga, contador voluntário e também carateca, que fez a diferença em nossa caminhada” – afirma.

Através do trabalho de Jocemar, a entidade percebeu que a gestão financeira poderia, de fato, mudar os rumos da Associação, não apenas identificando falhas nos processos, mas também encontrando soluções inteligentes, em busca da melhoria contínua no desempenho dos trabalhos ofertados. Com a organização contábil da Associação, foi possível realizar um planejamento articulado das ações, encontrar novos parceiros, elaborar projetos e traçar metas baseadas em dados e fatos concretos, com ênfase na transparência dos atos da gestão.

Em 2019, veio o reconhecimento dessa trajetória, quando a Associação Real Lince se destacou no 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor, do Instituto GRPCOM, sendo premiada na categoria “Excelência em Gestão Financeira”.

“Nessa época, a gente não imaginava o que viria em seguida com a pandemia e o período supercomplicado por que passamos. Mas podemos dizer que, graças a esse trabalho de reorganização financeira, desenvolvido pelo Jocemar, nossa Associação conseguiu manter os professores que viviam do karatê, mesmo com a suspensão de todas as atividades, e continuar de pé, até hoje. Agora, estamos retomando nosso programa com força total.” - finaliza.

Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook e Instagram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]