
No final de outubro, a humanidade chegou à marca de 7 bilhões de habitantes. E apesar da diminuição na taxa de fecundidade nas últimas décadas, a população continua crescendo graças ao aumento da expectativa de vida – e que também reflete a melhoria de qualidade de vida, em geral, da população.
Poucos dias antes, especialistas da área de clima e saúde reunidos em Londres divulgaram que em 40 anos os recursos naturais podem se esgotar. E tanto as mudanças climáticas como a poluição contribuirão para aparecimento de doenças contagiosas e câncer, aumentando o número de mortes.
Como em 2100 devem existir 10 bilhões de pessoas no planeta Terra, as previsões de um colapso são bastante preocupantes e evidenciam a necessidade da criação de estratégias que permitam a sustentabilidade dos seres humanos.
Entre os principais desafios estão atender as necessidades da população idosa – atualmente em 893 milhões de pessoas; garantir o acesso dos jovens – que correspondem a 43% da população – à saúde, educação e emprego; planejamento urbano, “migração ordenada” e gestão dos recursos naturais. Desafios estes que devemos cobrar as soluções de nossos governantes, mas que cada um de nós pode contribuir no dia a dia, seja separando e destinando corretamente o lixo, adotando carona solidária, realizando atividades voluntárias, etc…
E você, como tem contribuído para a construção de um futuro sustentável? Conte para a gente!

Pôr- do- sol em Dadaab, maior campo de refugiados do mundo localizado na fronteira do Quênia com a Somália. Ali, vivem 380 mil pessoas que dependem de ajuda humanitária.
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.
**Gostou deste post? Queremos sua ajuda saber a sua opinião sobre o blog Giro Sustentável. Clique aqui e responda a nossa pesquisa de percepção. .



