i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Giro Sustentável

Foto de perfil de Giro Sustentável
Ver perfil

Somos os Amigos do HC

Conheça a história e o trabalho da Associação em benefício dos pacientes do Hospital de Clínicas, seus familiares e acompanhantes de tratamento.

    • 15/10/2020 15:09
    Somos os Amigos do HC
    | Foto: Imagem cedida pela organização

    Há 34 anos, um grupo de amigos percebeu que poderia contribuir para melhoria da qualidade do atendimento, assistência à saúde e com a formação dos profissionais de saúde dentro do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Assim, no dia 18 de setembro de 1986, nascia em Curitiba a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR (AAHC), carinhosamente chamada por todos de Amigos do HC.

    A Associação é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que se dedica à promoção da saúde pública, tendo como foco a melhoraria na qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento do Complexo Hospital de Clínicas, que é composto pelo Hospital de Clínicas e pela Maternidade Victor Ferreira do Amaral. O Complexo HC conta com aproximadamente quatro mil funcionários, entre médicos, profissionais de saúde e demais áreas, além da atuação de mais de 300 professores e 500 residentes da área de saúde. Em 2019, foram realizados mais de 1,3 milhão de atendimentos.

    Além da dedicação ao Complexo HC, desde 2016, os Amigos do HC também prestam assistência gratuita para crianças e adolescentes vítimas de violências graves e gravíssimas por meio do Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.  Atualmente, o DEDICA realiza cerca de seis mil atendimentos por ano, sendo aproximadamente 300 pacientes por semana. Os casos são encaminhados pelo Complexo HC, Ministério Público, Vara da Infância, Conselhos Tutelares, Delegacias e outros centros de atendimento. O Programa oferece assistência psicológica, social, proteção legal, psicanalítica e médica, sendo modelo nacional de atendimento.

    Para atingir o seu propósito, os Amigos do HC trabalham em busca de recursos destinados aos seus projetos. Devido o Hospital de Clínicas ser 100% SUS e o maior hospital público do Paraná, atende Curitiba, região metropolitana e diversos municípios do Estado. Desse modo, a atuação da organização beneficia um grande número de pessoas. O resultado do trabalho da Associação é transformado em investimentos em infraestrutura, aquisição de equipamentos de alta tecnologia e insumos que impactam diretamente na melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento do Complexo HC e do Programa DEDICA. As revitalizações da Central de Agendamento, a porta entrada do hospital para consultas, exames e internações; as novas instalações da Clínicas Cirúrgica 2 para os internamentos pré e pós-operatório de Otorrinolaringologia, Neurocirurgia e Oftalmologia; e apoio e atendimento às necessidades do Hospital de Clínicas durante a pandemia de Covid-19 são apenas alguns exemplos desse trabalho no ano de 2020.

    O trabalho dos Amigos do HC é reconhecido por credenciamentos em entidades sociais, participação em conselhos de defesa de direitos voltados às crianças, adolescentes e idosos e prêmios concedidos por instituições e pela sociedade. Entre os prêmios conquistados recentemente, estão o 1° Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3° Setor, na categoria Gestão de Projetos, e a 14ª Edição do Prêmio Áster, na categoria Responsabilidade Social, com o Programa DEDICA. Além disso, a Associação recebeu pelo segundo ano consecutivo o Selo Doar A+, que legitima seu padrão de gestão e transparência, o Selo ONG Transparente, ambos concedidos pelo Instituto Doar, e o Selo SESI ODS 2019 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis).

    *Artigo escrito por Vitoria Peluso, jornalista e analista de marketing com experiência em criação de conteúdo. Vitoria é colaboradora dos Amigos do HC.

    **Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.