• Carregando...
Comunicação que transforma
| Foto: Freepik

Algumas organizações da sociedade civil têm tantos projetos e programas de assistência diferentes que manter toda a equipe e os voluntários na mesma página, informados e trabalhando em conjunto pode ser um grande desafio. Por isso falamos tanto sobre Comunicação no Programa Impulso, incentivando as instituições a investirem na comunicação interna e premiando as OSCs que se reinventam e inovam nessa categoria.

A Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida (SCNSA), de Foz do Iguaçu, é uma das organizações que viu suas ações transformadas positivamente por ações de comunicação. A OSC foi fundada em 1997, com o objetivo de prestar assistência à população, sem distinção, garantindo os direitos fundamentais de todos.

A instituição gerencia muitos programas diferentes, alguns deles são: Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida (pacientes do SUS, saúde básica); Polisaúde (serviço de clínica popular); Centro de Educação Infantil Mãe Maria (formação pré-escolar para crianças entre 04 e 06 anos); Centro de Atenção Integral ao Adolescente (serviço de fortalecimento de vínculo, que atende crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos em condições de vulnerabilidade social, bem como seus familiares); Centro de Aprendizagem e Formação (que atende jovens a partir dos 14 anos de idade da modalidade de aprendizagem profissional, capacitação e qualificação profissional, além de auxiliar na inserção no mundo do trabalho); Polo EaD Padre Monti (Faculdade Multivix, cursos de graduação e pós-graduação).

Por ter uma abrangência tão grande, a organização precisa ter ainda mais atenção aos seus processos de comunicação interna, para evitar problemas e garantir que informações importantes circulem conforme programado. Percebendo a necessidade de melhorar a comunicação, a organização tomou uma iniciativa e implementou a prática “Reunir e Progredir”, que deu início a reuniões mensais entre o presidente da SCNA e os coordenadores de cada programa para atualização e planejamento das ações, com repasse das informações para as respectivas equipes.

Embora pareça simples, essa mudança na comunicação interna foi essencial para facilitar os processos e manter todos os colaboradores informados e em harmonia, o que refletiu positivamente em todos os programas da OSC. Este é um dos motivos pelos quais a prática “Reunir e Progredir” foi premiada na categoria “comunicação interna” pelo Impulso em 2019.

Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook e Instagram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]