i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Guilherme Fiuza

Foto de perfil de Guilherme Fiuza
Ver perfil

2020, o ano que não começou

  • Guilherme FiuzaPor Guilherme Fiuza
  • 31/12/2020 10:30
2020, o ano que não começou
| Foto: BigStock

Éramos muito inocentes no final de 2019. Achávamos que 2020 seria mais um ano de tentativas de sabotagem contra a agenda de reconstrução do Brasil – com aquele persistente número da resistência cenográfica contra o fascismo imaginário. A inocência acabou rapidinho com o raiar do fascismo sanitário – esse muito real e assustador, mas muito bem recebido pelos antifascistas.

Como fazer a retrospectiva de um ano que nem começou, barrado na entrada pela Seita da Terra Parada? O certo seria dizer ao prezado Sr. 2020: nada de retrospectiva. Volta ao início e faz o seu trabalho direito. Incluindo o ano letivo, roubado na mão grande pelos fiquemcasistas. Mas não adiantaria. Com toda certeza algum advogado de réu da Lava Jato entraria com um habeas corpus no STF e 2020 seria liberado na hora.

Sendo assim, vamos nos conformar e captar aleatoriamente no retrovisor cinco cenas desse ano bastardo – e se elas te parecerem surrealistas é sinal de que você ainda não perdeu o juízo por completo.

  1. Após um mês dizendo todos os dias na televisão, em coletivas com horas de duração, que o isolamento total era a única salvação possível, o ministro da Saúde Henrique Mandetta deixa o cargo se abraçando, se beijando, cantando e dançando com assessores sem máscara em ambiente aglomerado. À luz da ciência, esse é o teste clínico sem “l” – realizado por meio de contraste entre hipócritas e trouxas. Deu positivo para ambos;
  2. Seguindo os rigorosos protocolos da infectologia circense, o mesmo Mandetta repetiu o teste meses depois – dizendo para todo mundo se isolar enclausurado enquanto ele ia jogar uma sinuquinha sem máscara no boteco, que ninguém é de ferro. O teste foi um sucesso, confirmando o duplo positivo para hipócritas e trouxas – e comprovando tecnicamente que você pode ser um charlatão zombando da cara do povo sem pagar nada por isso se tiver a cobertura dos holofotes certos;
  3. Sergio Moro, o herói da Lava Jato, mergulhou com tudo na ciência transformista de Henrique Mandetta e abandonou o cargo de ministro da Justiça no auge da crise. Foi um ato coerente, porque a dupla estava desempenhando o papel inovador de “ministros de oposição” – usando a pandemia para fazer política contra o governo ao qual serviam. Depois de assinar embaixo do lockdown totalitário e burro de Mandetta, Moro montou um circo para sair também – atirando e acusando o presidente da República de complacência com a corrupção. O ano de 2020 termina sem que as acusações graves de Sergio Moro tenham sido provadas, mas ele continua à vontade no seu novo personagem de surfista de tragédia;
  4. Depois da saída ruidosa de Sergio Moro, indignado ao constatar que o governo não tinha caído, o governador de São Paulo, João Dória, telefonou para o ministro da Economia, Paulo Guedes, com um convite de elevado espírito público para que Guedes abandonasse o barco também. Não era possível que as coisas continuassem não dando certo no Brasil, nem mesmo um naufrágio tão bem planejado. Paulo Guedes agradeceu o patriotismo de João Dória, mas disse que não ia largar o leme numa hora daquelas. Ou seja: não se pode confiar em mais ninguém nem para uma traição honesta, perfumada e fundamentada na ciência;
  5. Depois de mandar São Paulo voltar para o lockdown, João Dória viajou para passar as festas de fim de ano em Miami, onde não há lockdown. João Dória é o mesmo que quer vacinação obrigatória de toda a população afirmando que esta é a única chance de se voltar a viver em sociedade. Só está imune quem tem avião particular para pousar sob as palmeiras certas, para se aglomerar nas festas certas e cara de pau suficiente para se fantasiar de herói da vacina chinesa.

Saiu o habeas corpus do STF em favor do ano de 2020 – liberando-o de começar de novo. O jeito é encarar 2021 mesmo. Mas, atenção: ele só será uma bad trip surrealista conforme a retrospectiva acima se você permitir.

35 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 35 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    Patricia Berçot

    ± 0 minutos

    Excelente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Alexandre

      08/01/2021 10:47:50

      Excelente texto, como sempre, Fiuza!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • K

        Klin

        06/01/2021 12:43:33

        Como sempre. ótimo! 2020, ano que não começou e nem tão pouco quer terminar. Passados os 365 dias, ele continua vivinho da silva!.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • K

          kukafe

          05/01/2021 19:58:55

          Top top top

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            fernando jorge da silva fogageiro

            05/01/2021 19:14:00

            Pior é que eu não permito. Quem diria! duas figuras, até então, coerentes e, aparentemente, a favor de um movimento de correção do país. Duas, de tantas, decepções.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcelo Jose Caldas Morbeck

              05/01/2021 13:35:30

              Não se trata, realmente, de minimizar o impacto do vírus e de toda sua devastação sanitária e econômica, mas de transparência e coerência na compreensão de que ambas as coisas caminham juntas. Ótimo artigo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • I

                IRLANDA

                05/01/2021 4:11:29

                Lamentável um ano parado...as estatísticas não deixam mentir.....isolamento vertical seria o mais ideal.....

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • G

                  Guilherme

                  04/01/2021 16:16:38

                  Ótimo artigo Fiuza. Sigamos firmes apontando as hipocrisias.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Júlio

                    03/01/2021 12:18:11

                    O vírus covid 19 é mortal! Tive amigos que trabalhando para sustentar a família contraíram o vírus e após dias internados perderam a vida! Sou contra a paralisação total da atividade econômica, mas acredito que encarar a vida durante a pandemia como se não existisse problema algum é uma conduta irracional! Agora tem opções de vacina espero que pelo menos os governos brasileiros vacinem a população!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Aécio Antunes

                      03/01/2021 6:52:32

                      Esqueceu de rememorar alguns outros fatos como a indicação do Sr. Kassio Nunes ao STF e a "caçada" do PGR Augusto Aras em relação a operação Lava-jato e o fechamento do executivo com o Centrao... Nada muito relevante para o Fiuza, prefere implicar com ex ministros que já não tem mais importância para o cenário político atual, ao invés de ajudar a pressionar de alguma forma para melhores escolhas do "mito", mas não, prefere direcionar os textos para gado que o reverência e lamber as "botas" do Bolsonaro. Muita decepção em ano que se esperava muito dos três poderes, mais do executivo no qual ainda tínhamos esperança e tbm pq não com o próprio Fiuza omitindo verdades que deveriam ser ditas.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        CSG

                        03/01/2021 0:08:19

                        Interessante como é fácil agradar o gado, é só escrever algumas bobagens, agredir os de sempre e pronto, está feito o jornalismo de direita.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • K

                          kukafe

                          05/01/2021 19:57:21

                          Queridex, vai pra coluna do Ancelmo Gois! Seja feliz lá, veix!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • I

                          IvoHM

                          03/01/2021 9:39:56

                          A única cabrita terraparadista que teve "coragem" de se manifestar veio escondida atrás de um pseudônimo. Valente pra kct.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • D

                        Dissenha

                        03/01/2021 0:03:21

                        Como sempre o Sr. Fiuza escreve um texto ótimo. Desta feita, uma crônica que atribui ao leitor o poder de intervenção dos acontecimentos da Pólis. Verdade. Lembra Adam Smith " O indivíduo deve ser a a primeira engrenagem da sociedade e suas moralidades o combustível". O problema é sair da acomodação. Se a população conservadora do País saísse às ruas, o STF, por exemplo, seria menos garantidor e mais conservador.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Santino Aparecido de Oliveira

                          02/01/2021 22:59:16

                          Brilhante, como de costume.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Renata

                            02/01/2021 22:52:29

                            perfeita!!!!!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo Roberto Pinheiro

                              02/01/2021 22:15:52

                              Faltou citar a noticia boa de 2020: A vacina cubana, aliás, a primeira a ser lançada. Salvou muita gente em Cuba, Venezuela e Coréia do Norte. Chupa fascistada!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Paulo

                                02/01/2021 22:00:57

                                O que me deixou bastante intrigado, foi o fato de pedirem para a pessoa doente ficar em casa e só procurar o médico quando estivesse com falta de ar. Penso que isso matou muita gente.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • P

                                  Paulo Roberto Pinheiro

                                  02/01/2021 22:11:10

                                  Tirou daqui xará Aliás, não foi o doutor Mandeta?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • J

                                joão José Augusto Mendes

                                02/01/2021 21:54:34

                                Chegaram a ver no Face Book que a China deu preferência a uma vacina de outro laboratório estatal chinês que não do coronavac? Justificativa a eficiência da vacina desse laboratório seria de 79%. Se não for Fake o Dória está com o respectivo na mão.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • B

                                  Brasil

                                  02/01/2021 21:46:05

                                  O Fiuza continua sendo o melhor comentarista da atualidade. Sempre com humor picante e marcando presença tambem no Pingo nos Is. O ano de 2020 será marcado pela perda de vidas e de tempo. Tempo desperdiçado por orientações totalmente equivocadas da pandemia. Vidas se foram sem que tivessem chances de prevenir e com certeza de se curar. Os genocidas como o Mandetta, Doria, Covas e tantos outros que tenham seus passaportes para o inferno carimbados !!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Roberto Fakir

                                    02/01/2021 21:12:34

                                    Um aviso aos principiantes. 2021 começou em Bertioga -SP com a polícia usando gás lacrimogéneo para dispersar pessoas que estavam na praia e no RS , a polícia de lá com inveja da polícia daqui de SP , quis inovar e dispersar as pessoas da praia com balas dd borracha, além do gás lacrimogéneo. Terraparadistas em ação. Feliz 2021.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • N

                                      Natan Monteiro

                                      02/01/2021 20:16:46

                                      Não vamos permitir que os xiitas do lockdown ditem como será nosso 2021. Se permitirmos isso, será mais um ano perdido. O povo que determina o curso de um país, e não o pequeno clube de figurões poderosos adeptos à Seita da Terra Parada. Estes não sentem o peso de uma crise econômico-social, pois são bem abastados de todos os luxos pagos (involuntariamente) com o nosso dinheiro.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Carlos

                                        02/01/2021 19:25:31

                                        Poderia constar alguns fatos positivos nessa retrospectiva. Mas entendo a opção do Fiuza em dar destaque às personagens mais **** do ano passado

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          MARIZA DIOGO COUTINHO

                                          02/01/2021 18:56:21

                                          Parabens Gazeta do Povo Uma ilha de sensatez no lixo da imprensa brasileira que ha tempo eliminei de minha vida. Veja, Folha e Estadao nao servem nem de papel de embrulho. Contaminariam seu conteúdo. Parabens por ter articulistas do calibre do Fiuza (excelente e inteligente artigo de fim de ano). Parabens por brindar-nos com Rodrigo Constantino, Guzzo e Coutinho. Estou feliz por ser assinante desse jornal e nao me canso de divulga-lo

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Manoel Bernardes Neto

                                            02/01/2021 18:55:43

                                            excelente Artigo. Parabéns

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • I

                                              IvoHM

                                              02/01/2021 18:50:09

                                              Alô, galera terraparadista! Alguém por aqui?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                MARCELO DE ANDRADE BENGTSSON

                                                02/01/2021 18:09:22

                                                Senti falta do Bolsonaro no texto... do biólogo Átila.... o profeta do apocalipse, entrevistado no Roda Viva...quem diria... Texto Fantástico... mas é difícil caber tanta "gente boa" em uma estrofe.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Meg Litton

                                                  02/01/2021 18:03:15

                                                  Excelente!!!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    Maria das Graças Sousa Guimarães

                                                    02/01/2021 17:49:51

                                                    Antes da farsa da coletiva sobre a saída, Moro-traíra e mentiroso, nas mensagens com a deputada Zambelli, disse que não sairia se o PR aceitasse o nome do Disney, braço direito do Alexandre M, e hoje chefe da Inteligência do TSE!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Maria das Graças Sousa Guimarães

                                                      02/01/2021 17:44:11

                                                      E ainda o desgovernador de SP aumenta impostos estaduais, retira o passe de ônibus para idosos entre 60 e 65 anos, quer obrigar a tomar vachina sem eficácia e segurança, não salva vidas e destrói empresas e empregos!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • D

                                                        DIMAS SCHUNEMANN

                                                        02/01/2021 17:41:09

                                                        Fiuza direto ao ponto com sagacidade , inteligência e fino humor...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • S

                                                          Samoel santos

                                                          01/01/2021 11:18:08

                                                          FIUZA ME SURPREENDE A CADA DIA, PARABENS!!!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • F

                                                            Fabricio Mendes Ghessi

                                                            01/01/2021 0:35:33

                                                            Fiuza sempre preciso na critica e sagaz na ironia. Mestre.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • E

                                                              Eden Lopes Feldman

                                                              31/12/2020 18:31:00

                                                              Como sempre Fiuza nos trazendo um texto genial com ironia inteligente. Para os que pensam. E sabem entender.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.